Por que meu cachorro gosta de dormir embaixo do cobertor

Cachorro quer dormir

É normal o fato de que o nosso animal de estimação tenha uma preferência especial por dormir sob os nossos lençóis em nossa cama. Mas, por que isso acontece? A explicação para esta situação é muito variada. Por um lado, é devido à necessidade de calor humano e para buscar a nossa companhia. Se gostamos de dormir com nosso cão, devemos levar sempre em conta que ele deve ter uma força simples de sair dos lençóis e cobertores se ficar com calor ou se sentir claustrofobia.

Quanto tempo dorme um cão? A resposta para esta pergunta está condicionada pelo seu tamanho e pela raça. Quanto maior o tamanho, mais tempo dormirá o cachorro. Além disso, há raças com uma propensão maior ao sono do que outras.

O que o cachorro busca entre os lençóis?

Cachorro dormindo na cama

O animal que dorme conosco quer sentir carinho e um aporte de serenidade. No entanto, é muito conveniente levar em conta as medidas corretas de higiene, pois a respiração contínua compartilhada e outros condicionantes podem ser prejudiciais para as pessoas. O animal que divide conosco os lençóis ou o cobertor deve estar perfeitamente vacinado, desparasitado interna e externamente, com uma alimentação correta, uma higiene diária, etc.

Também é comum que alguns cães gostem de subir na cama e ir procurando a parte mais profunda dos lençóis, o local mais protegido, para manter o máximo de segurança e calor. Ali eles farão uma bolinha, e se sentirão protegidos como se fosse uma toca.

Como ocorre com outros hábitos, este costume vem acompanhando os cães desde a sua origem, desde que eram lobos, quando eram protegidos em tocas.

Tipo de colchão, temperatura…

Que tipo de colchão os cães preferem? Assim como no caso dos seres humanos, nosso fiel amigo prefere uma cama confortável a uma dura. Com isso eles tentam buscar o mesmo que procuram no exterior, ou seja, criar um cômodo cheio de ervas, palhas, folhas, etc.

A temperatura também é um fator que influencia a busca de nosso cão por uma posição entre os lençóis. Em um dia de calor, um cachorro no exterior geralmente irá cavar para buscar o frescor sob o solo. Se o animal sente frio, saberá acomodar os lençóis, cobertores, e tudo que tiver ao seu alcance para remediar a sua sensação de frio.

No que diz respeito à continuidade do seu cesto ou cama, é preciso saber que a cama que o animal usou em sua etapa de filhote nem sempre será a ideal após ele ter crescido. É necessário levar em conta o seu tamanho de adulto, e também a sua forma de dormir.

Escolhendo a cama

Cachorro dorminhoco

Para acertar na escolha da cama mais apropriada, sempre é preciso pensar na comodidade do animal em função do seu tamanho e costumes. Também devemos ter claro quando devemos escolher um colchão impermeável ou uma cama fofa, e depois escolher o lugar da casa que será o mais adequado para posicioná-la.

É importante escolher a cama ideal: é preciso pensar na quantidade de horas que nosso cão precisa passar em seu cesto ou local de descanso. Um lugar adequado de descanso para o cão adulto deverá proporcionar a ele o conforto do qual ele precisa para dormir e descansar. O isolamento do solo garantirá que ele mantenha o seu calor corporal. Além disso, iremos contribuir para que seus ossos se mantenham em perfeito estado.

No mercado hoje existe uma grande diversidade de modelos para camas de cachorros, almofadas, travesseiros, cestos que são pequenos sofás, colchões de todo tipo, etc. Os cestos de vime devem ter um colchão muito fofo, ainda que alguns cães tendam a morder o material da cesta. Para estes casos, o ideal são os cestos de plástico.

Outro fator importante no momento de escolher a cama do cachorro, seus lençóis, colchão, etc, é a facilidade com a qual podemos lavar cada componente. É preciso escolher elementos que possam ser lavados e desinfetados com facilidade. Devemos escolher um colchão impermeável acompanhado de uma fronha muito lavável, por exemplo.

Dormir embaixo do cobertor, aconselhável em dias frios

Se o nosso animal de estimação dorme em um cesto ou cama independente, em dias de muito frio é muito conveniente dar a ele um cobertor para que ele não perca o calor de que precisa nos dias mais duros. Eles devem ser de tecidos que aguentem a umidade facilmente e possam ser limpos de forma simples.

Os sofás caninos são uma excelente opção que podemos considerar, sobretudo quando o cão gosta de dormir a uma certa altura do chão. Podemos encontrá-los em uma variedade enorme de materiais atualmente.