Por que o meu cachorro gosta tanto de morder sapatos e como corrigir isso

É frustrante chegar em casa e ver que o seu cão fez alguns estragos. Na verdade, eles parecem cismar com os objetos mais caros, em particular, com os nossos amados sapatos. Então, vamos dedicar um espaço para explicar o por quê o seu cão que gosta tanto de morder sapatos mas, mais importante ainda, como você pode resolver este problema.

No entanto, antes de prosseguirmos, você deve ter em mente que, quando um cão morde as coisas compulsivamente ou de forma destrutiva, isso é devido a um problema mais profundo.

Este tipo de comportamento responde principalmente às situações relacionadas com a ansiedade, o tédio, a hiperatividade e, em um nível mais físico, com os problemas na gengiva.

Por que os cães mordem os sapatos?

Não se sabe com certeza por que os cães parecem ter uma predileção pelos sapatos e outras classes de objetos, mas existem várias hipóteses.

Por exemplo, alguns especialistas em comportamento animal sugerem que o fato dos sapatos serem feitos de um material que pode chamar a atenção do cão, especialmente se levarmos em conta que eles são poderosos predadores e caçadores.

Desta forma, os sapatos de couro podem ser mais marcantes para eles porque o seu cheiro lembra-lhes o de um alimento.

Ocorre também com os sapatos com cadarços. Onde os cães (em particular, quando eles são filhotes) quando entram em contato com o sapato, e os cadarços começam a se mover, pode parecer como uma presa e o cachorro vai querer persegui-la.

Uma outra hipótese indica que, por tédio ou por causa de problemas nas gengivas. Os cães atacam os sapatos, porque eles são objetos que normalmente ficam acessíveis, à disposição deles.

Este é um problema comum, especialmente para aqueles donos que deixam seus sapatos em qualquer lugar da casa e, um cão entediado ou estressado, morderá tudo o que puder segurar com o focinho.

Isso nos leva a um outro ponto. É comum que os donos de cães filhotes deem os sapatos ou sandálias velhas para os cães morderem. Isso acaba sendo um erro monumental, já que os cães não fazem qualquer distinção entre sapatos novos ou velhos: para eles é só mais um brinquedo.

Agora vamos ver mais a fundo as razões do por quê de alguns cães morderem compulsivamente determinados objetos:

Problemas nas gengivas

Problemas nas gengivas

É importante ter em mente a idade do seu cão, em filhotes de três a seis meses, é normal que se desenvolva o hábito de morder objetos para aliviar o desconforto que produz a saída dos dentes nas gengivas. Por isso, é aconselhável comprar brinquedos que eles possam morder.

Tenha em mente que os brinquedos devem ser de um material que não seja tóxico, também não pode se rasgar facilmente, para evitar a morte do cão por asfixia.

É melhor que você não dê a ele os seus objetos, incluindo suas roupas velhas ou os sapatos, isso será para o cachorro um OK para brincar também com os novos.

Tédio

Um cão adulto que morde destrutivamente é, em geral, um cão entediado, portanto recomendamos que, antes de sair para trabalhar ou estudar, especialmente se seu cão for passar muitas horas sozinho, você o leve para passear ou brincar por um bom tempo. O cansaço vai fazer ele ficar quieto até você voltar.

Também é bom deixá-lo com alguns brinquedos que possam entretê-lo. Por serem animais inteligentes, os cães se entediam facilmente, então é bom deixá-los com algo ao alcance deles para brincarem.

Eles tendem a gostar muito de brinquedos que assoviam, embora não seja apropriado para a sua paz de espírito, portanto é melhor você substitui-los por outros que não façam barulho enquanto você estiver em casa. Caso contrário, ele poderá deixá-lo louco.

Estresse ou ansiedade

A ansiedade e o estresse em cães

Há muitos fatores que podem causar ansiedade ou estresse em seu cão, então é melhor que você tente determinar quais são as situações que estão gerando estresse e tente atacar o problema pela raiz.

Problemas comportamentais frequentemente resultam em ansiedade, normalmente produzida quando o cão está separado de seu dono, então é melhor você acostumar o seu filhote a ficar sozinho em casa, assim você não terá problemas no futuro, e nem ele.

Mais alguns conselhos

Para evitar que o seu cão morda as suas coisas, é melhor que assim que ele chegar em casa, quando você o adotar, você o ensine onde é o espaço dele e quais são as coisas dele.

Coloque sobre a cama dele, ou mesmo no chão, os objetos com o quais ele pode brincar e quando ele pegar um dos teus… você deve repreendê-lo e passar a ele um dos seus brinquedos. Quando ele começar a brincar com os brinquedos dele, elogie-o por isso.

Pouco a pouco ele vai reconhecer o que é permitido e o que ele não está autorizado a brincar.