Seu cachorro pode diferenciar se você está feliz ou zangado

Cachorro pode diferenciar o senso de humor

Os cães parecem ter um sexto sentido para entender os nossos sentimentos. Embora para os mais céticos isso pareça um impossível, estudos demonstram que: seu cachorro pode diferenciar se você está feliz ou zangado. Não importa se você quer esconder isso ou não, seu cão saberá.

A Universidade de Medicina de Viena quis provar isso e já publicou seu estudo em uma famosa revista científica.

Como se provou que seu cachorro pode diferenciar se você está feliz ou zangado?

Menina abraçando cachorro na praia

Mediante imagens, esta universidade em Viena mostrou as caras de seus donos com duas aparências diferentes: uma feliz e uma zangada.

As imagens foram mostradas para cada cachorro, um por um, e em todas as apresentações os cães escolheram a expressão feliz. Isto não só demonstra que o seu cachorro pode diferenciar se você está feliz ou zangado, mas também que eles nos amam mais e sempre nos “escolherão” quando sorrimos.

Mas não é só isso, também mostraram imagens de outras pessoas, 15 no total, de um mesmo indivíduo em diferentes situações, mas sempre com uma foto com a cara feliz ou zangada. Em todas as ocasiões os cães escolheram a feliz.

Portanto, seu cachorro pode diferenciar se você está feliz ou zangado, assim como também pode fazer o mesmo com outras pessoas até mesmo se elas forem desconhecidas.

Não podemos dizer se os cães sabem o que implicam uma ou outra emoção, é provável que simplesmente atribuam a algo negativo o estar zangado e a algo positivo a alegria, do mesmo modo que nós desde pequenos podemos saber o que gostamos e o que não gostamos.

Este vídeo surpreendeu a todos…

Esta descoberta será um grande passo em nossa relação com os nossos animais de estimação, pois já não fará diferença se contarmos ou não para o nosso cão se tivemos um mau dia ou um bom dia, pois eles sabem assim que entramos pela porta.

Além disso, o seu cachorro age com você conforme ele vê o seu estado de humor, porque os cães são empáticos, você sabia disso?

Os cães e a empatia

Em outras ocasiões já falamos sobre esse tema. Os cães são empáticos. Agora, o que é a empatia? É um sentimento de compaixão unida a uma necessidade de fazer algo para ajudar, ou dito de outra forma, o sentimento que nos permite nos colocar no lugar do outro.

Este sentimento não é comum em um mundo governado pelo egoísmo e pelo “eu em primeiro lugar”, entretanto os nossos amigos cães tem transbordando empatia.

Já foram muitos os estudos que provaram que os cães têm sentimentos e que eles são capazes de reconhecer e de nos apoiar em nossos dias difíceis. E como podemos saber disso?

Só deve observar o comportamento de seu cachorro: o que ele faz quando você está feliz? E quando você está triste? E se ele vê você zangado?

Foi demonstrado durante os estudos que todos os cães se mostram felizes quando seus donos estão felizes. Saltam ao redor, querem brincar, latem e procuram os mimos dos donos.

Mas quando você estiver triste, seu cachorro correrá em seu auxílio para te lamber, para te acariciar com sua cabeça para tentar te fazer sorrir. Isso é empatia!

Já notou o comportamento de seu cachorro quando você está zangado? O mais provável é que ele se esconda sob a cama e que não venha nem sequer quando você o chamar, ele quer te dar seu espaço. Por que? Porque ele também sabe o que é ter um mau dia e que às vezes não há um remédio melhor e mais adequado do que a solidão.

Sempre haverá pessoas que dirão que os animais não têm sentimentos e que não são mais do que seres irracionais. É certo que eles não pensam, mas diferentes estudos demonstraram que eles sentem sim e que estão dispostos a nos ajudar de acordo com o nosso estado de humor, algo que também foi provado que eles sabem reconhecer.