Uma cadela salva a vida de sua dona cega durante um incêndio

Cadela salva a vida de sua dona

Os cães têm comportamentos heróicos e, com certa frequência, invadem as notícias com informações sobre as ações benéficas que praticam seja em benefício de humanos ou de outros animais. Nos primeiros dias de agosto de 2015 ficou muito popular a história de uma fêmea que salvou a vida de sua dona cega durante um incêndio, mas isso não é o mais surpreendente nessa história.

De acordo com o publicado na conta de Red Paw Emergency, serviço dedicado a prestar assistência e resgate a animais envolvidos em desastres residenciais, Yolanda, uma Golden Retriever treinada para ligar para a polícia através de um telefone especial, no caso de ver a sua dona María Colón, que sofre de cegueira total, doente ou em perigo.

A cadela, percebendo o perigo, entrou em contato com o número de emergência durante um incêndio que aconteceu na residência em que morava junto com sua dona.

Golden retriever

De acordo com a informação fornecida pela dona, Yolanda se negou a ir dormir naquela noite, situação que para Maria pareceu muito incomum. No entanto, Yolanda fez isso porque nesse momento já havia detectado o incêndio, que se originou no porão da vivenda.

Yolanda ligou para a polícia da Filadelfia através do telefone de emergência e, uma vez que a polícia chegou na casa, ajudou no salvamento de Colón e de uma visitante que também estava na residência naquele momento.

Apesar das três necessitarem receber atenção médica e veterinária devido a inalação de fumaça (além disso, a cadela também sofreu uma inflamação num olho) seu estado não era crítico.

Certamente, o mais surpreendente deste caso é que esta não foi a primeira vez que acontecia uma ação salvadora da cadela, mas era a terceira vez que Yolanda salvava Maria durante uma situação de emergência alertando a policia através do telefone especial. Yolanda é verdadeiramente o anjo da guarda de Maria.

Outras emergências

Na primeira ocação, Maria sofreu uma forte queda e ficou inconsciente, produto do impacto que recebeu na cabeça. Yolanda ligou para a emergência e permaneceu ao lado de Maria até que os médicos chegassem .

No segundo caso, acontecido em 2013, dois homens entraram na residência pelo porão. Depois de ligar para a emergência e fechar a porta do quarto de Maria, que nesse momento estava dormindo, Yolanda perseguiu e afastou os invasores, que no meio da fuga deixaram aberto o gás.

Alertada pelos latidos da Yolanda, Maria ligou para polícia e descobriu que policiais já estavam indo na direção da casa graças à ligação que a Golden Retriever tinha feito. Felizmente, ao revisar à casa, a polícia ficou sabendo do escapamento de gás e não houve nenhum incidente que provocasse mais problemas.

Esta mulher deve sua saúde e integridade a esta corajosa cadela em mais de uma ocasião ela salvou sua vida. As duas seguem juntas, saudáveis e salvas na tranquilidade do lar.

Benefícios para ambos

Cão guia

Histórias como esta não só demonstram a grande lealdade e valentia que os cães têm, mas também servem como motivador para pensar em profundidade sobre os benefícios que representam para as pessoas que sofrem alguma situação especial ao ter um cão treinado como companhia.

Isso resulta em um duplo benefício, visto que o cão consegue um lar que o abriga e o ampara, e ele retribui seu dono permitindo que ele desfrute de uma vida independente, sem que isso signifique que estejam completamente sós.

Além disso, soma-se o aspecto emocional saudável que resulta ter um animal de estimação ao seu lado, em especial os cães, que são tão populares por ter uma voluntariedade para o trabalho inquebrantável e estar sempre a disposição de satisfazer e proteger seu dono.