Cães que curam: a terapia canina

terapia canina

A utilização de animais com fins terapêuticos é uma atividade em ascensão. Diferentes pesquisas e estudos certificam de maneira constante os benefícios que estas criaturas oferecem para melhorar a saúde física, mental e emocional das pessoas. Possivelmente pela convivência próxima com o homem, os cães costumam ser ideais para este objetivo. Contaremos mais sobre os benefícios da terapia canina.

Os cães nos curam

Através da terapia canina – ou com outros animais – se busca melhorar aspectos tanto físicos quanto psicológicos, cognitivos e sociais dos pacientes. Os cães se transformam então, em uma ponte de comunicação entre o terapeuta e as pessoas.

Menino com cachorros

Como se consegue isso? É sabido que os peludos nos oferecem amor de maneira incondicional e não nos julgam nem nos discriminam, como costumam fazer os nossos congêneres.

Esse ponto se torna fundamental para as pessoas que se sentem vulneráveis devido a alguma condição física, mental ou emocional. Os cães não se fixam nesses detalhes, que podem chegar a incomodar ou a provocar rejeição em outros seres humanos, e fazem com que os pacientes se sintam seguros quando entram em contato com eles.

É assim que os cães, sempre sob a supervisão de um profissional, ajudam no processo de recuperação dos indivíduos tratados.

Entre os muitos benefícios que os cães trazem aos humanos, está a capacidade deles de contribuir para nos curar quando atravessamos diferentes inconvenientes de saúde, tanto física, como mental ou emocional.

No que consiste a terapia canina

O tratamento pode ser desenvolvido em diferentes contextos e ser feito tanto de forma grupal como individual. O certo é que quando o paciente interage com um animal, ele se esquece, ainda que temporariamente, da situação que o aflige. Assim é gerada uma mudança positiva em sua rotina.

Os benefícios desta terapia são demonstrados em casos tão diversos como, por exemplo, os de pessoas com:

  • Alzheimer;
  • Autismo;
  • Doenças terminais, mentais ou coronárias;
  • Paralisia cerebral;
  • Transtornos de comportamento.

E, embora os efeitos positivos pareçam ser mais visíveis em crianças e idosos, também foram obtidos excelentes resultados com vítimas de violência e com presidiários, que encontram na terapia canina uma forma de reinserção social.

Benefícios da terapia assistida com animais

Entre as vantagens que as pessoas obtêm através da terapia assistida com animais podemos destacar:

  • Progressos nas habilidades motoras e no equilíbrio;
  • Aumento das interações verbais entre membros de um grupo;
  • Aumento da capacidade de concentração e atenção;
  • Maior autoestima;
  • Ampliação do vocabulário;
  • Redução dos níveis de ansiedade e da sensação de solidão;
  • Melhora na memória.

Cães ajudam adolescentes em estado de vulnerabilidade na Catalunha

Um exemplo concreto dos bons resultados da terapia canina é o dos muitos adolescentes que vivem em residências tuteladas na Catalunha.

“Se algo dá errado, eles nos fazem esquecer isso”, diz um dos jovens sobre os cães que participam do programa com o propósito de se transformarem em catalisadores -e inclusive espelhos- de seus medos, angústias, preocupações e reclamações.

Ali se unem histórias tão terríveis como as do imigrante que perdeu sua família durante a travessia da África para a Europa ou a do rapaz que ficou sem pernas depois de um terrível acidente.

Por isso a participação dos peludos se torna fundamental para ajudar a reverter essas situações dolorosas que muitos jovens atravessam.

Os cães nos fazem bem, façamos o mesmo a eles

Idosa com cachorro

Desde que o destino do homem e do cão se cruzaram, os cães não deixaram de nos fazer bem, seja este um animal de estimação ou de um de resgate, passando por infinidade de etecéteras.

Entretanto, nossa atitude para com eles não pode se medir com os mesmos parâmetros, porque muitas vezes nós lhes respondemos com diferentes tipos de violência: abandono, exploração, golpes…

Mas mesmo assim eles continuam conosco, fiéis a nós, por isso muitas vezes deveríamos aprender com o exemplo deles e tentarmos ser melhores pessoas no processo.