Cães de pequeno porte dominarão o mundo no futuro

cães de pequeno porte

Sejam cães de pequeno porte, ou cães de médio e grande porte, sabemos que eles são um dos animais mais belos do mundo, tanto pela incrível inteligência deles quanto pela beleza da individualidade de cada uma de suas raças.

É que além de serem fiéis e nos fazerem sentir bem ao lado deles, os cães contam com uma enorme quantidade de raças que têm suas próprias características. Isso sempre pareceu ser algo extraordinário e interessante, já que por ser sublime a companhia do melhor amigo do homem, sempre há características neles que estão em sintonia com as nossas.

Assim como todas as coisas no mundo, diferentes gerações têm e tiveram suas preferências quanto aos cães. Por exemplo, os mais peludos, os maiores ou os mais rápidos. Entretanto, recentemente foi feita uma pesquisa que revelou que no futuro a diversidade quanto às raças será reduzida.

A seguir falaremos mais sobre esta incrível descoberta.

Pesquisas reveladoras

Cachorros salsicha

Trata-se de um profundo estudo realizado por Kendy Teng e seus companheiros da Universidade de Sidney, publicado na prestigiada revista “Canine Genetics and Epidemiology”.

Nessas pesquisas, os especialistas analisaram a maneira em que evoluíram todas as raças de cães que os australianos adquiriram nos últimos 28 anos.

A descoberta mais impactante nestes estudos se deu ao observar que, desde o ano de 1986, a demanda por cães de pequeno porte aumentou enormemente. Tanto foi assim que deixou para trás as raças médias e grandes.

Entretanto, o mais peculiar é que entre os cães de pequeno porte figuram principalmente os braquicéfalos de cabeças curtas e largas.

Conforme foi declarado, isso reflete as mudanças que o mundo sofreu quanto ao modelo de cão preferido, já que, por exemplo, nos anos 50 e 60, o mais idolatrado era o Border Collie.

Benefícios para os veterinários

Para realizar estes estudos, os pesquisadores optaram por analisar os registros de vários canis, apesar de só focarem em cães de raça pura.

Além deste fato, a verdade é que eles conseguiram determinar que o número de cães de pequeno porte e médio porte subiu 5% em relação aos de grande porte, e 11% em relação aos cães de raças gigantes.

A pesquisa também foi muito benéfica para os veterinários, já ela permitiu que se pudesse determinar as doenças que um cão poderá vir a sofrer segundo sua raça.

Como se pode imaginar, isso é algo de muitíssima ajuda, já que dessa maneira será mais fácil encontrar a cura para alguns males que ainda não têm uma solução efetiva.

Conforme chegou a declarar Teng, os veterinários estão preocupados com os cães braquicéfalos, já que estes costumam vir a sofrer de problemas respiratórios, de pele, e digestivos.

O mundo quer mais cães de pequeno porte

Longe desses dados se limitarem unicamente ao país da pesquisa, o certo é que os resultados destes estudos também se remetem a outras partes do mundo, como os Estados Unidos e o Reino Unido. É que em ambos os lugares, segundo os números da associação de criadores de cães “The Kennel Club”, demonstra-se que a compra e a adoção de cães de pequeno porte se multiplicou nos dez últimos anos.

Um dos efeitos colaterais deste impactante estudo se dá ao observar que um cão tão historicamente amado nas ilhas britânicas como o Yorkshire Terrier, hoje em dia está em pleno declive.

Por que cães de pequeno porte?

Cão de pequeno porte

Apesar do estudo não explicar as razões pelas quais nas últimas décadas as pessoas têm preferido adquirir cães de pequeno porte, aqui deixaremos uma lista dos principais motivos, segundo diversos analistas:

  • Por seu tamanho, são mais adequados para apartamentos e casas pequenas do que um cão grande;
  • É mais fácil levá-los para qualquer lugar, já que devido a estatura deles, é bem mais simples carregá-los;
  • Contam com uma maior predisposição para compartilhar o espaço deles com outras pessoas ou animais;
  • Possuem uma maior expectativa de vida do que os cães grandes.

Bem, se as coisas se acontecerem dessa forma, dentro de alguns anos todas as crianças do mundo desenharão um Buldogue quando pedirem a elas para desenharem um belo cãozinho.