Como fazer uma caixa isolante de barulho para gatos

Todos sabem que os gatos gostam de tranquilidade e que os barulhos inesperados podem chegar a incomodá-los. O dia a dia gera todo tipo de barulho com estrondo para eles,  como é o caso de quedas de alimentos caseiros, batedeiras e outros eletrodomésticos, aspiradores, etc. Se se tratar de festas em casa ou na vizinhança, os fogos, bombinhas, etc, podem pressupor um grande problema para nossos gatos.

A reação do nosso mascote felino diante destes ruídos será a de escapar, se esconder e fugir, assim como miar ou tremer. O que os donos podem fazer para ajudar os bichanos a superarem estes barulhos é oferecer lugares para se esconder e aliviar o efeito, como é o caso de um armário. Pode-se deixar mantinhas para que o animal fique confortável no lugar, inclusive para espalhar seu aroma preferido no lugar.

Neste esconderijo oferecido ao nosso mascote, é preciso ter comida, água suficiente e o que for necessário para todo o tempo que o animal estará escondido.

Devemos tomar certas medidas em casa para os ruídos não assustar em excesso nosso gato, como fechar as cortinas e janelas se tiver fogos artificiais durante a noite, desta forma não só vamos diminuir o efeito do barulho sobre o gato, mas também o impacto visual das luzes intermitentes. Fechando portas e janelas vamos evitar também que o gato saia andando sem rumo devido ao medo.

Uma caixa isolante é a solução

Gatinho caixa

Uma das melhores ideias para ajudar nosso gato diante dos barulhos que podem ser produzidos ao redor é a construção de uma caixa isolante de ruído. É indicado fazer com antecipação, com o fim de que o animal vá se acostumando com seu novo abrigo.

Materiais para fazer nossa caixa isolante

Dentre os materiais que podem ser utilizados para fazer a caixa isolante é necessário:

  • Caixas de papelão.
  • Pedaços de isopor, que é considerado o melhor isolante acústico.
  • Cola.
  • Papel de revista ou tecido para forrar. Nunca deve ser usado papel de jornal, pois os gatos têm muita propensão a ir se esfregando contra as paredes do abrigo.

Preparo

  • Nos primeiros passos de nossa construção podemos começar cortando um dos lados da caixa para que o gato entre e saia com facilidade.
  • Depois, vamos cortar o isopor em pedaços, com os quais vamos forrar o interior da caixa. Além da comodidade e calor, o isopor também gera um efeito isolante. É preciso ter em conta que se trata de dois lados, uma base, um teto e um fundo.
  • Uma vez que já colocamos os pedaços de isopor dentro da caixa, é preciso fechar bem a caixa por cima e por baixo e deixá-la para secar e ventilar por alguns dias.
  • O isopor ou material isolante deve ser forrado com o material que escolhemos para isso, seja de papel de revista, tecido ou qualquer outro elemento. É preciso colar bem e o mais esticado possível, para evitar que o gato rasgue.

Gato caixa

Entre os materiais que você pode escolher, o poliestireno extrudido tem um tato suave e muito agradável, e é um excelente isolante de barulho. Em quartos de pessoas é usado como isolante acústico. Para o abrigo do nosso gato, o poliestireno extrudido será um excelente protetor. Além disso, a atmosfera silenciosa que este abrigo vai gerar agradará muito nosso mascote, eles adoram o silêncio!

Entre as ideias para ir moldando a caixa protetora, podemos ir colando velcro nas arestas de cada um do lado da caixa. Desta forma, é possível colar e descolar a caixa sempre que desejarmos ou levá-la em viagens.

Para a parte que será a porta, o melhor é desenhar um arco e ir recortando. Também podemos desenhar janelas dos lados da caixa, para dar um ar mais descolado.

Na montagem, vamos encaixando bem os quadrados da caixa com as tiras de velcro, uma vez que a colagem tenha secado bem. Na decoração interior da casinha do gato podemos usar muitas ideias, como um pôster de gato ou de sua comida favorita.