Como fazer caixas de areia caseiras para gatos?

caixas de areia caseiras para gatos

Se temos um felino em casa, porque o adotamos, compramos, ou por qualquer outro motivo, uma das primeiras coisas que temos que lhe ensinar é a fazer suas necessidades no lugar certo. Hoje, ensinaremos você a fazer caixas de areia caseiras para gatos.

Os primeiros passos para fazer as necessidades em casa

Geralmente, não demoraremos mais do que alguns poucos dias para conseguir fazer com que um gato aprenda aonde deve ir a cada vez que precise. Mas pouparemos bem mais tempo se mantivermos a caixa sempre limpa.

Os bichanos são muito exigentes com o toalete deles. Se não estiverem muito limpas, o mais provável é que o gatinho decida fazer suas necessidades em qualquer outro lugar da casa.

areieiro-gato

Para poupar tempo e, sobretudo, dinheiro, você pode fazer sua própria mistura de areia caseira para gatos. Uma ideia original para evitar comprar e ter que carregar sacos pesados.

É importante que se leve em conta que a maioria de areias comerciais para gatos têm produtos químicos que contaminam o meio ambiente. Se queremos oferecer cuidados naturais, é interessante aproveitar o que a natureza nos oferece para fazer a nossa própria “areia”.

Como vemos, além de economia, a areia caseira para gatos pesa bem menos, portanto, será bem mais fácil encher a bandeja higiênica, por não ser necessário fazer tanto esforço.

Há várias formas de fazer areia caseira: com produtos específicos para gatos ou fazendo-a nós mesmos.

Vantagens e inconvenientes das caixas de areia caseiras para gatos

A areia caseira normal para gatos é a mais pesada de todas e, também, a mais parecida com a que vendem os locais especializados. Não empedra muito, portanto teremos que dar menos atenção à troca de areia, e será mais fácil manter a bandeja limpa.

A areia normal é a mais econômica e a mais apropriada para poupar um bom dinheiro.

A serragem não pesa quase nada e é um material bastante limpo. Os gatos gostam muito da serragem. Se pretendemos comprar este produto, é melhor escolher a grossa, porque ela absorve muito melhor a urina.

A areia com bicarbonato de sódio é areia normal misturada com este componente químico. Podemos pôr primeiro um pouco de bicarbonato na base da bandeja, e depois adicionar a areia. Assim, nosso amigo peludo terá um banheiro onde poderá fazer suas necessidades comodamente.

Outra opção é a areia caseira para gatos aglutinante. Para fazer este tipo de produto, temos que misturar areia normal com farinha de rosca, em uma proporção de 5 kg de areia para 2 kg de farinha de rosca.

O resultado da areia aglutinante é muito agradável ao tato. Também são mais simples para quando tivermos que retirar a sujeira de nossos felinos sem desperdiçar mais areia do que a utilizada por eles. Se não temos farinha de rosca, podemos fazê-la de forma simples, cortando o pão em pedaços e ralando-os com a ajuda de um ralador ou, ainda, utilizando um processador.

Escolha sempre caixas de areia caseiras para gatos grandes

Ainda que se possa utilizar caixas pequenas para gatos pequenos, a verdade é que, à medida que vão crescendo, você terá que trocar a caixa e começar de novo o treinamento do gato. O melhor, portanto, é usar uma que vá durar muito tempo.

Determinadas caixas de areia costumam ter uma cobertura superior exterior que as rodeia. Este tipo de caixas fechadas têm a vantagem de que pode se evitar que os gatinhos, muito curiosos e que adoram arranhar e cavar, joguem a areia sanitária para fora da caixa. Também reduzem o mau cheiro, o que é ideal se a caixa ficar em um local pequeno.

Conselhos sobre a caixa de areia

gato-e-caixa-de-areia

  • A caixa deve ter espaço suficiente, como acabamos de ver. Os gatos precisam de espaço para dar voltas com comodidade dentro dela. A maioria dos bichanos apresenta um comportamento de farejar suas fezes e depois as enterrar, portanto, a caixa deve ter espaço de sobra para que eles possam fazer isso.
  • A respeito das caixas fechadas, alguns felinos não gostam delas, em um primeiro momento. Nesses casos, você pode facilitar a transição retirando a porta giratória, até que ele se acostume ao lugar.

Para fabricar uma caixa de areia em casa

Esta interessante alternativa natural pode ser feita com diferentes materiais. Os mais comuns são: bicarbonato de sódio para misturar com a areia, um bom detergente biodegradável, uma peneira, um triturador de papel ou ferramentas para triturar papéis, jornais velhos e um recipiente com uma boa capacidade.

Não devemos nos esquecer de um par de luvas.