O Caniche ou Poodle, um companheiro leal e carinhoso

Poodle

Inteligentes e elegantes, a raça de cães Poodle, também conhecido como Caniche, se caracteriza por exibir penteados extravagantes, serem muito carinhosos e incansáveis trabalhadores. Amam a água e são grandes caçadores de aves aquáticas, de fato, seu nome deriva da palavra inglesa “pudel” ou “pudelin”, que significa salpicar na água.


Quando e onde surgiu a raça Poodle?

Poodle

O Poodle é uma das raças de cães mais antigas. A maioria dos historiadores concordam que a raça se originou na Alemanha e que logo se transformou em uma raça distinta, na França.

Diz-se que a raça é o resultado do cruzamento entre vários cães d’água europeus. Embora outros historiadores pensem que um dos antepassados do Poodle seja o cão africano Barbet do Norte, que foi importado para a Península Ibérica. Depois, a raça chegou à Gália, onde foi utilizada por suas habilidades de caça.

Também acredita-se que os Poodles sejam descendentes dos cães pastores da Ásia, e logo viajaram com as tribos germânicas Goth e Ostrogodos para se transformarem em um cão d’água.

Seja qual for a sua ascendência, trata-se de uma raça muito antiga. De fato, pode-se vê-lo ilustrando e adornando artefatos e tumbas egípcias e romanas que datam os primeiros séculos antes de Cristo.

As versões menores do Poodle, como o Toy, foram criadas para o deleite da burguesia parisiense. Serviam como um complemento da nobreza e da riqueza que podiam ostentar alguns comerciantes da época. De fato, durante o Renascimento, alguns proprietários estavam acostumados a levar seus pequenos Poodles dentro de suas grandes mangas de camisa.

Por outro lado, o Poodle tamanho padrão, era utilizado para a caça de patos, enquanto que o miniatura se destacava por seu agudo sentido do olfato, utilizado para detectar trufas no bosque.

Os cães Poodles também eram utilizados em alguns circos para fazer truques. No circo, eles eram vestidos com chamativos trajes para encenarem cenas engraçadas e de obediência.

Características

Poodle

Existem três tamanhos de Poodle; toy, miniatura e padrão. O último é o mais antigo das três espécies e está acostumado a ainda ser utilizado em muitos países para trabalhos de cão perdigueiro na água.

O Poodle Toy mede 25 centímetros de altura, o Poodle miniatura mede entre 11 e 15 centímetros de altura e o padrão mede mais de 25 centímetros. Entretanto, além de seu tamanho, são reconhecidos devido a sua personalidade brincalhona, grande inteligência e agilidade. Além disso se destaca nos esportes de resistência e provas de caça.

O treinamento de obediência é essencial para manter ativa a mente de seu Poodle. Passeios regulares e jogos em família são parte das necessidades que têm estes refinados cãezinhos.

Este tipo de raça, que apresenta diferentes cores como o branco, o cinza, o prata, o marrom, o café com leite e o preto, tem seus pelos encaracolados e densos. A textura da pelagem do Poodle é única; ela pode ser cortada, penteada, tosada ou manipulada das mais diversas formas.

Para que um Poodle esteja sempre belo e saudável, ele necessita de muito cuidado e, nesse sentido, a manutenção de sua pelagem é essencial. A maioria dos donos costumam levar os seus cães a um pet shop uma ou duas vezes ao mês. Entretanto, se você quer economizar dinheiro, poderá aprender a fazê-lo, mas é necessário tempo e esforço.

Muitos Poodles costumam ter os olhos chorosos e manchar os pelos circundantes. Para reduzir essas manchas, é aconselhável que limpe todos os dias brandamente a cara de seu pet. Para isso, você poderá utilizar uma toalhinha sem álcool ou um pano molhado em água morna.

Uma raça leal

Inteligentes, carinhosos, leais e travessos são algumas das palavras que distinguem a personalidade deste tipo de raça. Eles gostam muito de estar com as pessoas, são cães altamente treináveis e são grandes protetores do lar.

Adaptam-se muito a bem a diferentes tipos de espaços, casas ou apartamentos. Embora prefiram viver no interior com a família, especialmente se forem do tipo Poodle toy ou miniatura.

O Poodle é um companheiro maravilhoso para as crianças, embora as crianças muito pequenas, que não sabem como lidar com um cão, poderiam ferir acidentalmente a um Poodle toy ou um miniatura.