O que fazer se meu cão cava a terra do jardim?

A maioria dos cães adora cavar, seja no jardim, na praia, no campo ou em qualquer outro lugar. Mas não há nada mais desagradável do que quando eles resolvem fazer isso em nosso jardim, onde plantamos lindas flores com tanto amor, carinho e trabalho duro. Quer saber por que o seu cão não perde uma oportunidade de fazer buracos na terra?

Existe alguma maneira de parar com esse comportamento? Claro que existe e vamos contar para você. Mas, primeiro, vamos responder algumas questões que podem surgir.

Por que o seu cão cava?

cachorros que gostam de tomar sol

Dizem que para encontrar as causas de um comportamento, é preciso olhar para o passado. Isso vale para esse caso: os lobos, antepassados dos cães domésticos, tinham que trabalhar muito para conseguir comida suficiente para alimentar a eles e suas famílias.

E o que eles faziam quando encontravam muita comida? Cavavam a terra e escondiam o alimento em um buraco. Dessa forma, a tendência dos cães escavarem é herança de seus “pais” lobos. No entanto, existem outras causas que podem levar um cachorro a fazer buracos na terra.

Encontrar um cheiro

Um determinado odor pode indicar que há algo embaixo da terra (talvez um osso que outro cão ou até ele mesmo tenha escondido). O cheiro chega até o seu peludo e, na ânsia normal a todo cão de comer toda a comida disponível, ele pode cavar a terra em busca de seu tesouro cheiroso.

Cavar por causa do calor

Os cães possuem uma incrível capacidade de saber qual é o lugar mais fresco da casa ou… do jardim! Eles têm consciência de que a terra guarda parte da água das chuvas e que, escavando um pouco, podem encontrar um local fresco para escapar do calor.

Ansiedade

Esse pode ser o maior problema. Se o nosso cão tem a mania de cavar por alguma das razões acima, o comportamento será pontual. Agora, se o motivo que o leva a fazer buracos na terra é a ansiedade, isso compromete a saúde do animal. O comportamento será compulsivo, podendo machucar o bicho. Não perca tempo e leve-o ao veterinário para que ele avalie as causas do comportamento.

O que fazer quando meu cão gosta de escavar?

cachorro correndo

Baseado nas causas que levam o seu cão a cavar a terra, daremos algumas dicas e conselhos que o ajudarão a parar essa atitude.

  • Dê-lhe atenção. Os animais não têm raciocínio, sendo comparados, em muitos casos, às crianças pequenas. Assim, é possível que seu cão escave a terra para chamar a sua atenção. Tente fazê-lo e veja se o problema persiste.
  • Acabe com o tédio. Se o seu cão passa muito tempo sozinho em casa ou fica entediado quando está com você, compre para ele brinquedos e tenha sempre à mão coisas com as quais ele se diverte. Quando você for passear com o seu peludo, leve junto uma bola e faça de tudo para que ele não fique entediado!
  • Acabe com o prazer em escavar. Como? Observe o seu cão e descubra os lugares onde ele costuma cavar. Coloque algumas pedras embaixo da terra para que ele perca o prazer do tato ao chegar até elas. Instale uma pequena cerca ao redor do local onde ele costuma cavar, junto de uma tela metálica, impedindo que ele tente cavar a terra para se livrar da cerca.
  • Crie para ele um “escavadeiro”. Ok, sabemos que a palavra não existe, mas é uma maneira de fazer a ideia ser entendida. Se você tem um jardim grande, delimite uma área quadrada com vigas de madeira e convide o seu cão a brincar nela depois que tenha preenchido o local com areia úmida. Enterre petiscos, ossos ou qualquer outra coisa que seu cão goste para isso o motive a caçar os tesouros. Como diz o ditado, “um prego tira o outro”. Ter um lugar liberado para cavar fará o cão esquecer de abrir buracos onde não deve.
  • Busque um profissional. Se nada disso funciona e o seu cão continua apresentando um comportamento compulsivo, o melhor e buscar ajuda de um profissional, pois o animal pode ter problemas internos ou comportamentais que passam despercebidos por nós.

Para concluir, não se preocupe demais, porque esse é um comportamento normal em quase todos os cachorros. Lembre-se de que o reforço positivo sempre funciona e repreendê-lo nessa situação não ajudará.