Por que seu cão deve comer em uma tigela de aço inoxidável

Cães comendo em tigela de aço inoxidável

Entre todos os temas a considerar para garantir uma boa qualidade de vida para o seu animal de estimação, os diferentes acessórios dos quais ele precisa não deveriam ser uma questão menor. Por isso, contamos a seguir a respeito da importância de que o seu cão coma e beba usando uma tigela de aço inoxidável.

O que devemos levar em conta ao escolher a tigela de nosso cão

Cão com tigela de aço inoxidável

Ainda que o mais comum para os animais domésticos seja ver tigelas fabricadas de plástico, você também pode encontrar a tradicional tigela de aço inoxidável ou de cerâmica.

Embora os recipientes metálicos pareçam mais “sem graça” do que os feitos de outros materais – que podem apresentar uma diversidade de cores e estampas – as vantagens que o metal tem em relação a outros materiais não deixam dúvida de que eles são a melhor opção para os seus animais peludos.

Assim, convidamos a todos a deixar de lado as formas e entrar a fundo nas razões na hora de escolher estes acessórios para seus cães.

Utilizar tigelas de aço inoxidável é a opção mais saudável, segura e higiênica para o seu cão.

Vantagens da tigela de aço inoxidável para seu cão

Entre as vantagens das tigelas de aço inoxidável podemos destacar as seguintes:

Higiene

A superfície do aço não é porosa e, sempre que a tigela for mantida limpa, não corre o risco de que se desenvolvam bactérias que podem deixar seu animal de estimação doente. Os recipientes de plástico, e principalmente os de cerâmica, por outro lado, vão acumulando resíduos em seus poros, mesmo que sejam limpos com muita frequência.

Além disso, se você optar por uma tigela de aço inoxidável, ela vai ser muito mais fácil de lavar e ficará sempre impecável com pouco esforço.

Saúde

Além da já mencionada ausência de bactérias, devemos acrescentar que os elementos elaborados com esta junção de ferro e carbono não causam alergias, algo que pode ocorrer facilmente no caso dos objetos de plástico. Assim, é melhor evitar os incômodos para o seu cão, além de economizar gastos desnecessários com visitas ao veterinário.

Eles também não apresentam nenhuma toxicidade. Como não se oxidam, nunca irão liberar substâncias que prejudiquem nosso cão. Infelizmente, não podemos dizer o mesmo de alguns recipientes elaborados com materiais sintéticos, que podem chegar a ter substâncias perigosas para o cão, principalmente se não forem de boa qualidade.

Resistência e durabilidade

Parafraseando as palavras de uma antiga publicidade argentina, estas tigelas “duram por toda a vida”. Tenha em mente que:

  • Não se corroem com o passar do tempo
  • Não quebram se caem ou se batem em algum lugar, diferentemente do que ocorre com as tigelas de cerâmica.
  • Não podem ser destruídas pelos dentes de um filhote em processo de dentição ou de um cão adulto que morda todo tipo de objeto por qualquer motivo, como aconteceria com as tigelas de plástico.

Segurança

Outra das vantagens para o seu animal de estimação oferecida pela tigela de aço inoxidável é o fato de que ela é muito segura. Por exemplo:

  • Como não quebram, evita-se que o animal se machuque, como poderia ocorrer com os pedaços de um recipiente de cerâmica que fosse quebrado.
  • Por não poder mastigar nem morder – diferentemente das tigelas de plástico – os animais se livram de sofrer possíveis lesões na boa.

Algumas recomendações para comprar a tigela de aço inoxidável

Cão comendo em tigela de aço inoxidável

É importante prestar muita atenção no momento de adquirir estes acessórios. Assegure-se de que são de boa qualidade e de que ninguém quer enganá-lo fazendo algum material inferior se passar por aço inoxidável.

O mais conveniente é comprar a tigela em algum local especializado, onde você possa verificar a sua origem e as características de fabricação do produto. Pode ser que ele seja um pouco mais caro, mas você estará investindo na saúde e na segurança do seu fiel amigo e adquirindo algo que irá durar para sempre.

Lembre-se também de que o seu cão não se interessa pela cor ou pelo desenho de sua tigela, ou pela sua beleza. Estas são questões meramente humanas. Assim, priorize o seu bem-estar, ainda que a tigela de aço inoxidável pareça menos bonita em comparação a outras mais chamativas, as tigelas de outros materiais podem fazer mal ao seu animal de estimação.

Escolha o melhor para o seu cão

Agora que você já decidiu o material, você pode pensar também no formato ideal da tigela para o seu amigo de quatro patas, de acordo com as suas características físicas e a sua personalidade. Mas este já é um tema para outro artigo.

Imagens cortesia de dogsbylori.