Quando meu cão deve usar focinheira?

usar focinheira

Se você ama o seu peludo, é certo que se sente mal só de pensar em ter que fazê-lo usar focinheira. Esses antipáticos objetos são tradicionalmente associados aos cães agressivos, entretanto, eles podem ser necessários em algumas outras ocasiões. E, inclusive, é obrigatório o uso da focinheira em determinadas raças de cães quando em espaços públicos.

Conheça as raças de cães que por lei devem usar focinheira

usar focinheira

Autor: Richard Smith

Comecemos então conhecendo a legislação vigente. Embora você possa pensar que o seu animal de estimação é o animal mais pacífico do mundo, sim, ele deverá usar focinheira para sair à rua se ele for parte das raças catalogadas como potencialmente perigosas. Tome nota:

Mas, além dos cães das raças ou que foram derivados do cruzamento das mesmas, também se considera “potencialmente perigosos” aqueles animais que tenham a maioria de suas características, embora não possam ser enquadrados como de determinada “linhagem”.

Leve em conta também que há leis locais que podem ter adicionado ou subtraído raças consideradas como perigosas. Assim, se informe bem antes de sair para dar um passeio com o seu peludo.

Por pior que a ideia nos pareça, às vezes, os nossos cães devem usar focinheira, sobretudo se eles são parte das raças consideradas por lei como potencialmente perigosas.

Situações que podem requerer o uso da focinheira

Então, se seu cão tiver a sorte de não ser considerado uma ameaça pela legislação, o ideal é que ele se livre da incômoda focinheira e que -com paciência e persistência- você o eduque para que ele não faça as coisas que você poderiam ser prevenidas com o uso do odiado aparato canino.

Entretanto, enquanto ele estiver em processo de aprendizagem ou, em alguns casos de força maior, é possível que precise recorrer a seu uso. Por exemplo:

  • Quando o leva a veterinário. Os peludos costumam ficar nervosos na sala de espera e também podem tentar morder o médico se eles realizarem alguma manobra com os cães que possa ser dolorosa.
  • Quando vai ao banho e tosa. Leve em conta que muitos peludos detestam tomar banho e também que lhes cortem os pelos e as unhas.
  • Quando ao passear ele costuma comer algo que encontra no chão, inclusive fezes de outros peludos, ou se ele se mostra agressivo com outros animais.

Recomendações sobre a utilização da focinheira

Lembre-se que a focinheira é um elemento muito incômodo para o peludo e que apenas serve para reprimir condutas as quais ainda não se pôde encontrar uma solução efetiva. Usá-la o como um castigo por algum comportamento inadequado, ou para evitar que o cão lata em excesso, apenas piorará a situação.

Se de alguma forma você se ver diante da necessidade ou da obrigação por lei de que seu animal de estimação tenha que usar uma, lembre-se que:

  • Não deve usá-la por períodos prolongados de tempo.
  • O animal tem que ser fiscalizado de forma constante enquanto usa a focinheira, já que ele pode se machucar se tentar tirar ou pode morrer afogado se ficar impossibilitado de vomitar.

Que focinheira escolher para o seu animal de estimação

usar focinheira

Autor: Simpática Dumat

As lojas para animais de estimação nos oferecem uma grande variedade de modelos de focinheiras. O ideal é que escolha a que para o seu peludo pareça ser mais cômoda e, sobretudo, que lhe permita abrir a boca para poder respirar bem, regular a temperatura e não se afogar em caso de vômito. Por esses motivos, um dos modelos mais recomendáveis é a do tipo cesta, que cria uma barreira de separação entre a boca do peludo e as coisas e seres que o rodeiam.

O mais recomendável é que o peludo se acostume a usar a focinheira desde pequeno, principalmente se ele for das raças consideradas por lei como potencialmente perigosas.

Faço com que ele use a focinheira por períodos curtos de tempo e, quando você tirar a focinheira dele, o recompense com alguma guloseima e com mimos. Assim, você fará com que ele vá relacionado o uso do artigo com algo positivo e não como um castigo.