O que seu cão espera de você

Cão sendo abraçado

Perguntar o que um cão espera de seu dono é algo difícil de se responder. Talvez venha a sua cabeça muitas palavras, como carinho, proteção ou segurança. No entanto, com os animais nunca se sabe e, alguns, podem ser menos previsíveis do que outros.

No caso dos cães, entendê-los, talvez, não leve muito tempo, ou sim… tudo depende de como o cão se encontra e essa, sem dúvidas, é uma das chaves.

A seguir, compartilharemos algumas dicas que são básicas para manter o seu pequeno amigo satisfeito e feliz. Desde conselhos de como você deve cuidar dele, até uma série de rotinas que devem ser cumpridas. Vamos conhecê-las?

Conselhos para cuidar de seu cão

Mulher beijando seu cão

Uma das recomendações mais importantes é a segurança no lar. Isto é, o animal deve se sentir cômodo e seguro no lugar em que vive. A comodidade, por exemplo, não é apenas garantida por uma cama confortável ou um amplo jardim para brincar. O conforto também deve ser dado no interior do lar, em todos os sentidos.

Se na casa existe mais de um animal, talvez o novo membro da família não se sinta muito confortável com alguns deles. Por isso, antes de adotar um cão, você tem que levar em conta sua idade e se ele irá se dar bem com o resto dos integrantes da casa.

Por outro lado, é importante saber que tipo de animal de estimação é o mais adequado. Os cães requerem mais atenção, tempo e energia do que os gatos, assim se você não gosta de dar passeios ou de fazer caminhadas ao ar livre, ou não pode se imaginar levantando cedo nas manhãs frias de inverno para levar o seu animal de estimação para passear ou ao banho, um gato pode fazer mais o seu estilo.

As características dos cães diferem segundo a raça. Portanto, se você está procurando um cão de colo, deverá procurar uma raça menos ativa. Se você ou outros membros de sua família são muito ativos, o melhor é escolher entre aqueles cães que são mais resistentes, que amam fazer exercícios e sair para passear.

Outro ponto a considerar é o processo de adaptação. Quando um novo animal chega em casa, ele deverá passar por um período de familiarização com o meio. E é aqui onde, novamente, falaremos de segurança. Se você pretende ter um animal de estimação, terá que tomar certas medidas de segurança para que ele não fuja.

Quando os animais chegam a uma casa, podem se sentir estressados, fora de lugar e, talvez, até queiram fugir. Para evitar esse tipo de inconveniente, você terá que tomar certas medidas de segurança no interior de sua casa. Nesse sentido, se você tiver um jardim, por exemplo, certifique-se que ele não tentará escapar por algum vão.

Se sair para passear, lembre-se que o cão terá de fazê-lo com coleira e correia. Em sua coleira, ele terá que levar uma placa de identificação com nome e forma de contato. Dessa maneira, você se assegura de que ele não se perderá e também que possa ser rastreado.

Boa alimentação, passeios e muito amor

Cão comendo

Em geral, os animais, dependendo de sua raça e idade, devem comer 3 vezes ao dia. Se os cães seguirem uma rotina de alimentação e se acostumarem a serem alimentados somente em horas definidas, isso evitará que eles implorem por alimentos desnecessários, o que é muito prejudicial para eles.

Os passeios e brincadeiras também são importantíssimos. Levar o seu cão para passear, no mínimo três vezes ao dia, é um grande presente para o seu melhor amigo de quatro patas. Organize brincadeiras e motive-o para que, nessas rotinas, ele conheça novos animais. Dessa forma, a socialização de seu animal será bem mais adequada e efetiva.

Finalmente, o que um cão espera de seu dono, além de que seja bem cuidado, é que lhe dê muito amor. Sendo assim, não se detenha e aproveite ao máximo o tempo que estiver junto com o seu amigo peludo.