Meu cão está acima do peso

Um cão obeso diminui notavelmente sua qualidade de vida e corre risco de desenvolver diversas doenças. Por isso, se notar que seu cão está acima do peso, não perca tempo e tente reverter a situação. Uma dieta adequada e uma boa dose de exercício todos os dias serão os maiores aliados para que o seu bicho de estimação, além de recuperar a saúde, viva mais e melhor.

Como ter certeza de que seu animal tem sobrepeso

Para comprovar que que o seu cão está acima do peso, você pode utilizar alguns métodos bem simples. São provas de que o pet está engordando muito:

Cães obesos

  • Não é possível ver a cintura do animal ao olhá-lo de cima.
  • Ao pressionar as costelas dele com os dedos, você não as nota tão facilmente.
  • Percebe uma acumulação de gordura na base da cauda.

“Se o seu cão está com sobrepeso, procure ajuda profissional e inicie um plano que inclua dieta e exercícios de acordo com as características do animal.”

Siga um plano para que o seu cãozinho emagreça de acordo com as suas características

Cada cão é mundo e a dieta e nível de atividade de cada um dependerão de seu tamanho, idade e outras características pessoais.

As necessidades nutricionais de um filhote não são as mesmas de um animal adulto e muito menos as de um cão idoso. Também não são iguais entre um cachorro de raça pequena e outro de raça grande. E nem todos os peludos são iguais na hora de fazer alguma atividade física. Portanto, você deve consultar um veterinário para saber qual é a melhor maneira de alimentar e exercitar o seu amigo em cada etapa de sua vida.

Além disso, se você tem um estilo de vida sedentário e costuma comer entre as refeições principais, preste muita atenção. Você está contribuindo para que o seu bicho de estimação tenha uma rotina parecida e, dessa forma, engorde.

Como alimentar um cão com sobrepeso

Na hora da refeição, siga os conselhos a seguir para ajudar o seu cão a recuperar o peso ideal:

  • Alimente-o de acordo com a sua idade, raça e tamanho. Em lojas especializadas em animais de estimação, existe uma grande variedade de rações para cada necessidade. O veterinário saberá apontar qual é a melhor opção para o seu peludo.
  • Se optar por comida caseira, procure um especialista em nutrição animal para que ele elabore uma dieta que supra as necessidades do animalzinho.
  • Calcule bem as porções diárias de comida. Não é recomendável exagerar na quantidade, muito menos deixar seu peludo com fome.
  • Na hora das recompensas, escolha aquelas de que o cão gosta, mas que também sejam saudáveis. Além disso, não esqueça de incluir as guloseimas no total de calorias que seu amigo de quatro patas pode ingerir.

Exercício, a opção mais saudável para controlar o peso

O exercício físico e a brincadeira diária com seu cão são importantes não apenas para cuidar da silhueta do animal, mas também para que ele tenha uma boa saúde física e mental.

De acordo com as características e a idade de seu cachorro, pode ser que sejam suficientes algumas caminhadas diárias e um pouco de brincadeira em casa ou no parque.

De toda forma, não force ou obrigue o seu animal a fazer mais atividade do que ele é capaz. Vá aos poucos e pare caso ele fique exausto.

Atividades especiais para animais com excesso de energia

Como fazer para que o seu cão emagreça

Alguns animais têm mais energia e necessitam de mais atividade física que os outros. São cães que, ainda que hoje sejam apenas adoráveis bichos de estimação, foram utilizados ao longo da história para:

  • Puxar trenós
  • Pastorear ovelhas
  • Acompanhar carruagens
  • Caçar
  • Rastrear

Se você é dono de um cãozinho com essa característica e não quer ou não pode se exercitar da mesma forma que ele, peça ajuda a familiares ou amigos. Ou, se está dentro de suas possibilidades financeiras, leve-o a uma escola para que pratique atividades esportivas para cães.

Então, não perca mais tempo ao perceber que o seu animal está com sobrepeso. Cuide da saúde dele e, por consequência, da sua também.