O seu cão imita os outros

O seu cão imita os outros

Estudos que foram realizados chegaram à conclusão de que os cães imitam os gestos e as expressões das pessoas, chegando inclusive, a imitar o seu caráter. É muito comum que as pessoas que possuem cães ou que convivam com eles, digam que os cães reproduzem não só as expressões faciais, mas também imitam os detalhes do comportamento.

Por que o seu cão imita os outros?

Mulher brincando com cachorro na praia

É preciso ter em mente que a adaptação com o ambiente ao seu redor é muito importante para a sobrevivência do animal e, como eles dependem dos humanos para cobrir as suas necessidades básicas, tanto com relação à alimentação, abrigo e afetividade, eles desenvolvem as suas habilidades no que concerne a socialização e imitação, com o fim de agradar os seus donos.

Diferenças com as pessoas

Se nós pensarmos bem, não há tantas diferenças entre as pessoas e os animais. A capacidade de imitação é similar. A ciência conseguiu provar que os cães imitam e lembram dos gestos e das ações dos seus donos e das pessoas que os rodeiam. Dentre outras vantagens, com a imitação, os animais podem realizar as suas tarefas de uma forma mais simples. 

Testes realizados

Já foram feitos muitos testes para demonstrar essa capacidade de imitação, além disso, que os cães possuem um tipo específico de memória a longo prazo, e que, quando eles observam ações novas, conseguem copiá-las. Quando se trata de gestos e ações familiares, que eles convivem habitualmente, os cães são capazes de repeti-las até dez minutos depois de que eles as viram sendo realizadas pela última vez.

Os cães domésticos têm mais propensão a reproduzir os gestos e as comunicações humanas. Eles assimilam expressões e conseguem reproduzi-las. Isso é derivado da atenção contínua que eles têm sobre os humanos, e a influência que absorvem deles. Esses animais têm uma grande capacidade de aprendizagem.

Essa capacidade para codificar, assimilar e lembrar uma ação humana depois de um período de tempo, mais curto ou mais longo, significa que os cães possuem uma representação mental da demonstração humana, assim como, uma possibilidade de gerar um processo de imitação emocional, que são consequência da repetição dos gestos dos humanos e de outros cães.

Capacidade de aprendizagem

Tudo que já mencionado influencia também naqueles donos que escolhem uma raça ou um animal concreto que possua um caráter similar ao seu, e que seja mais dinâmico, passivo, tranquilo, ativo, nervoso, dorminhoco, sedentário, moderado ou comilão, tímido, ousado ou atrevido. Mesmo que essa escolha tenha a sua importância, não é a única causa.

convivência com grupos sociais humanos conseguiu elevar a capacidade dos cães de aprenderem com os humanos. Foram feitos estudos, nos quais os cães imitavam ações humanas com dilações de meio minuto a dez minutos, períodos em que os investigadores distraíam a mente dos animais com outras atividades.

Testes e vídeos

Cão na praia

Em um dos testes, os proprietários de 8 cães adultos foram treinados para repetir o que os seus monitores e cuidadores realizavam. Antes de realizar a imitação, eles tinham que esperar em torno de um minuto.

As ações eram de todo tipo, saltos, danças, caminhadas ao redor de um aro, etc. Os resultados desses testes foram positivos. Os animais repetiam tanto as ações que lhes eram conhecidas e familiares, como aquelas ações que eram novas para eles. 

Um vídeo muito conhecido, com muita procura nas redes sociais, é o vídeo de dois Husky Siberianos imitando um bebê que engatinha em um corredor; os dois cães imitam com perfeição o engatinhar do bebê pelo corredor. O vídeo obteve tanta fama que possui milhões de reproduções nas redes sociais, e além disso, também foi transmitido pela televisão.