Por que meu cão lambe a orelha de outros cães

Por que um cão lambe a orelha do outro?

Os cães estão em constante comunicação. Na verdade, quase tudo o que fazem, desde o menor movimento ou comportamento que possa nos parecer estranho é, de fato, uma forma de se comunicar. Um exemplo disso é quando seu cão lambe a orelha de outro cão.

Para se comunicar entre si, os cães utilizam gestos, seu corpo ou o som de sua voz, da mesma forma que os humanos, ainda que de modo mais “primitivo”. Entre essas formas de comunicação está lamber a orelha de outros cães, o que geralmente representa um ato de higiene pessoal ou “preparação”.

Dois cães que vivem na mesma casa, passam muito tempo um com o outro ou sempre saem e brincam juntos se consideram membros da mesma manada. Portanto, para eles é comum a higiene entre si.

cachorro lambendo

O que significa lamberem um ao outro?

Além da necessidade de higiene, lamberem-se entre si corresponde a um ato de respeito e carinho como companheiros de uma mesma manada.

Outro motivo pelo qual eles fazem isso é para se protegerem de doenças auditivas. Já que os cães não podem lamber e limpar seus próprios ouvidos, o fazem com os outros (e os outros com eles) para se manterem limpos e evitar problemas de saúde.

Outra hipótese existente sobre esse costume é que os cães simplesmente gostam do sabor da cera de ouvido de outros cães e por isso lambem a orelha de outros animais.

Essa hipótese pode ser verdadeira se considerarmos que essa cera é salgada. Já que são onívoros com preferência por uma dieta carnívora, os cães preferem esses sabores. Além disso, ao lamber, podem saborear a pele salgada no interior do ouvido.

Questão de sentidos

Os cães, assim como nós, experimentam o mundo através dos sentidos. No entanto, eles privilegiam sensações diferentes das nossas, já que seus sentidos sentidos mais desenvolvidos são a audição e o olfato, que são fortemente ligados ao paladar.

Isso significa que os cães usam o paladar para experimentar o mundo ao redor e aprender desta forma. Portanto, esse comportamento é normal. Significa que desfrutam de um lugar na manada, se identificam com ela, sentem-se confortáveis em seu grupo e alcançaram um desenvolvimento emocional adequado.

Quando prestar atenção a esse comportamento

Apesar de ser absolutamente normal lamber a orelha de outros cães, deve-se prestar muita atenção quando isso se torna uma atitude compulsiva.

O problema quando o cão faz isso com muita frequência e durante muito tempo é machucar o ouvido de outro cão e causar problemas de saúde pelo excesso de umidade no canal auditivo.

Essa é uma situação que deve ser corrigida, portanto permanece o alerta para as seguintes situações:

  • O cão apresenta vermelhidão na região rosada, interna do ouvido.
  • O cão se coça muito e apresenta sinais de dor.
  • Sangramento.
  • Excesso de umidade.
  • Mais de 15 minutos lambendo o ouvido de outro cão.
  • Mau cheiro nos ouvidos.
  • Sinal de inchaço e feridas.

 

cachorro lambendo rosto

O que significa quando o cão lambe a suas orelhas

Assim como fariam com outros animais, este é um sinal de confiança. No caso dos donos, entretanto, tem outro significado. Lobos, coiotes e cães tendem a lamber o rosto do alfa como sinal de submissão ou para pedir comida.

Além disso, lamber é uma das formas que os cães têm de obter informações sobre nós, se familiarizarem com nossos cheiros e fluidos, pois gostam de saborear o material viscoso que é liberado através das glândulas.