O que fazer se meu cão morde e quebra os objetos de casa?

cão morde

Ter um filhote em casa não é uma tarefa fácil, já que eles adoram provar tudo e mordem constantemente. Quando dizemos “tudo” queremos dizer exatamente isso: tudo. Se o seu cão morde tudo, não é difícil que quando você chegue em casa encontre os sapatos que você tanto gosta mordidos ou o lixo espalhado pelo chão.

Também é possível que você encontre as almofadas do sofá destroçadas ou os móveis mordidos. Você já deve ter tentado de tudo: tirar as coisas do meio do caminho, fechar portas, colocar as coisas mais no alto, mas nada disso adiantou muito.

A incógnita continua sendo o que fazer se o seu cão morde e quebra tudo. Aqui vamos explicar primeiro porquê os cães fazem isto, já que é importante entender a mente de seu filhote para compreender suas condutas. Também vamos te dar alguns conselhos que lhe ajudarão a evitar esta situação.

Por que o seu cão morde tudo

cão morde

A forma de um filhote entender o mundo é muito diferente da nossa. Para eles morder é sua forma de perceber o mundo ou, neste caso, o ambiente que lhe rodeia, seu novo lar: sua casa.

Seu filhote morde tudo porque assim é mais fácil conhecer todos os objetos, onde estão colocados e o que são. O filhote não faz nada disso para te incomodar e nem para prejudicar, mas sim para se habituar ao seu ambiente.

Em muitas ocasiões, esta conduta pode ser gerada pela ansiedade, já que os filhotes precisam gastar muita energia e não devem ficar muito tempo sozinho em casa. Isto poderia lhes causar a já muito citada por nós ansiedade, que os leva a destruir e a morder as coisas.

Porém, esta conduta pode se transformar em algo prejudicial e destrutivo se não for eliminada a tempo. De fato, o animal por si só deverá deixar de destruir as coisas quando chegar à idade adulta, mas as vezes isto pode não acontecer.

Para um cão que morde tudo, seja ele um filhote ou um adulto, o processo a ser seguido é o mesmo. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como proceder para que o seu animal deixe de morder tudo.

O que fazer com um cão que morde tudo

Há várias coisas que você pode tentar em casa para que o seu cão deixe de morder tudo, portanto antes de pensar em levá-lo a um profissional para resolver isso, tente:

  • Evitar o acesso. Se você ver que o seu cão morde um objeto específico, opte por guardá-lo no alto para que ele não possa alcançá-lo, coloque-o em outro lugar ou proíba o acesso do animal fechando a porta do local onde esteja o objeto.
  • Não dê suas coisas como brinquedos. Não importa se a camiseta ou o sapato estão velhos, não os dê para o seu cão como um brinquedo. O animal não saberá diferenciar o estado do artigo, se é novo ou velho, e com isso você irá confundi-lo. Se você lhe der um sapato, ele pensará que pode morder todos os sapatos da casa.

cão morde

Autor: Jorge Fco. Arana

  • Evite os castigos. Um castigo não modificará o comportamento do cão e também não lhe ensinará nada, por isso o animal continuará fazendo a mesma coisa e nada será solucionado.
  • Não dê atenção. Em algumas ocasiões, esta conduta é despertada por uma necessidade do animal de atenção. Se você der atenção, para bem ou para mal, o animal saberá que quando morde algo consegue o que quer.
  • Reforce o estado de calma. Quando seu animal está tranquilo, lhe dê atenção, acaricie-o, o mime e o abrace. Assim o cão verá que tem o seu amor a qualquer momento, sem a necessidade de destruir nada.
  • Exercício. Muitas vezes, esta conduta destrutiva é causada por estresse ou ansiedade. Uma boa maneira de minimizar isto é tendo um bom programa de exercício para o seu cão. O exercício o ajudará a liberar o estresse e a adrenalina e, além disso, o cansará, fazendo com que ele não tenha vontade de morder as coisas.
  • Seus próprios brinquedos. Escolha brinquedos adequados para ele. Compre aqueles que sejam agradáveis ao paladar do cão e que ele goste de morder. Vá testando até encontrar os brinquedos certos, que ele adore. Estando distraído com eles, ele não irá procurar mais nada para morder.

Se o seu cão morde tudo, siga estes conselhos que aliviarão a situação. Se mesmo assim isso não acontecer, recomendamos que você leve o seu animal a um profissional especialista em comportamento canino.