O cão e os sinais de calma

Cão emitindo sinais de calma

Turid Rugaas é uma escritora que dedicou bastante tempo de sua vida para analisar de perto o comportamento canino. Após vários anos de pesquisa, ela se deu conta de que os cães utilizam a linguagem corporal emitindo diferentes sinais para se comunicarem, seja com outros cães, com outros animais ou com os humanos. Turid denominou estes sinais de “sinais de calma” (Calming Signals).

É importante que nós saibamos o que são estes sinais, para que são utilizados e como identificá-los para podermos entender ao máximo o nosso cão.

O que são estes sinais e para que servem?

Cachorro

Quando um estímulo externo chega, este provoca uma reação em nosso cão. Esta reação pode ser de medo, de rejeição, defesa, excitação, etc. O cão reage de uma forma diferente à cada estímulo, estes são os chamados sinais de calma.

Mas os cães não apenas os utilizam para responderem a estímulos, mas também para se relacionarem com os outros. Os cães podem usar estes sinais para acalmar a eles mesmos ou para acalmar a outros de sua espécie quando estão estressados ou também para começar uma amizade com alguém.

Todos os cães conhecem esta linguagem; os sinais de calma é como um idioma para eles, o qual eles utilizam para se comunicarem entre eles. Mas nem todos os cães usam os mesmos constantemente. Alguns mostram mais que outros, dependendo da morfologia do animal.

Como entendê-los?

Se o nosso cão nos envia sinais que nós não reconhecemos, ele pensará que se comunicar não faz sentido e deixará de fazer. Portanto, vamos ver alguns dos sinais mais comuns que os cães usam e o que significam.

Girar a cabeça para um lado

Ele poderá fazê-lo por duas razões:

  • Está vendo um cão se aproximar a uma grande velocidade e talvez de forma agressiva. Com este sinal, o seu cão está tentando acalmar o outro.
  • Quando você se agacha para dizer algo ao seu cão, especialmente se lhe repreende, ele usará este sinal para mostrar a você que está incomodado com a situação. Este sinal, nós mesmos poderemos usar para acalmar a um cão assustado ou nervoso.

Olhar de lado

Este é um dos sinais que os cães também utilizam para mostrar incômodo. Talvez com a sua linguagem corporal você o esteja incomodando, ou em caso de algum outro cão estar se aproximando, é possível que o seu não queira contato.

Você ainda não percebeu como o seu cão faz isso quando você tenta obrigá-lo a cumprimentar alguém? Ele está sendo claro, ele não quer! Está incomodado!

Olhar com os olhos meio fechados

É uma forma de olhar diretamente, mas sem ser ameaçador. Podemos aprender com os sinais dos cães para transmitirmos o mesmo que eles querem fazer conosco. Se você fechar um pouco os olhos ao olhar para o seu cão, você transmitirá a ele confiança.

Piscar continuamente

É um sinal que o seu cão utiliza para acalmar os ânimos de outros, seja um cão ou um humano.

Lamber-se rapidamente

Cão com língua de fora

Pode ser por várias razões: sentiu um cheiro que ele gosta muito, está estressado ou tentando acalmar alguém. Para entender porque o seu cão está usado este sinal, você terá que observar o contexto no qual ele o utiliza.

Por exemplo, se você está cozinhando, seu cão o fará porque ele quer que você lhe dê um pouco. Se há alguém gritando ou chorando, quer acalmar. Se não existe nenhuma dessas situações, pode indicar estresse.

Dar as costas

Este sinal pode ser utilizado para várias coisas. Se utilizarem com um outro cão quando, por exemplo, estão brincando, seu cão quer indicar ao outro que quer diminuir o ritmo.

Se ele o faz conosco, será porque ele percebeu que estamos nervosos ou alterados e quer nos acalmar. Quando ele dá um puxão na correia por exemplo, pode ser que o seu cão a puxe tentando dar a você as costas, para lhe acalmar, mas não significa que ele esteja desobedecendo suas ordens.

Movimentos lentos

Este também é um dos sinais de calma. O cão poderá utilizá-lo com um outro cão ou também com você. Quando você quer obrigá-lo a se sentar, você notará que ele o fará devagar. Esta é uma forma de seu cão dizer a você para não ficar nervoso e para que acalme o seu tom de voz.

Estes são só alguns sinais básicos. Há muitas outros que você poderá aprender para conhecer melhor o seu cão e se comunicar melhor com ele.