Meu cão pede comida na mesa. O que faço?

É muito estranho não ver um cão pedindo em nossa mesa quando estamos comendo. Parece ser algo inato a eles, um apetite incontrolável que os leva a nos incomodar, chegando a colocar as patas dianteiras em nosso colo. Agora, será possível fazer o cão deixar esse costume de lado?

Por que meu cão pede comida na mesa?

comida para perros

Não é uma atitude muito agradável seu cão pedir comida enquanto você está na mesa, principalmente se tem convidados em casa. Essa atitude dá a impressão de que você não o alimenta direito ou que ele está morto de fome, quando isso está longe de ser verdade. Em diversos artigos, contamos que os antepassados do cão, os lobos, influenciam várias de suas atitudes e esta é uma delas, a gula.

Os cachorros nunca vão recusar algo de comer, ainda que estejam satisfeitos e não aguentem mais. Por quê? Pois bem, os seus antepassados, os lobos, que vivam soltos na natureza e deveriam caçar para se alimentar, tinham dificuldade para encontrar o que comer em muitas ocasiões. Isso fez com que criassem a necessidade de comer tudo o que encontrassem pela frente, já que não sabiam se teriam o que comer no dia seguinte.

Graças a esse fato, desenvolveram muito o instinto de sobrevivência, a lei do mais forte. Por isso, quando seu cão pede por comida na mesa, não importa a ele se você tem fome ou não, ou se é a última porção do alimento, ele quer e pronto. Agora, se esse é um comportamento hereditário, é possível melhorar? Sim. E como sempre, nós do Meusanimais.com.br nos preocupamos em lhe dar conselhos.

O que fazer se meu cão pede comida à mesa?

Não dê a ele. É possível que seu animal de estimação peça à mesa porque você ou algum outro membro da família, em mais de uma ocasião, tenha dado a ele um pedaço de pão, carne ou presunto. Assim, a primeira coisa que deve fazer se seu cachorro pedir à mesa é: não lhe dê nada.

Faça com que ele sente sem seu lugar. Não dê carinho ou mimos, ainda que esteja determinado a não lhe dar de sua comida. Não permita que o cão fique próximo a mesa enquanto come, ou será questão de tempo até que ele volte a pedir. Faça com que ele volte ao seu lugar se é uma ordem que está acostumado a obedecer. Se ainda não sabe o que significa a ordem, leve-o você mesmo e faça-o ver que deve ficar ali até que você o deixe sair.

Não coloque comida para o seu cão antes de você mesmo comer. Se o fizer, o cachorro a deixará de lado e voltará a pedir à mesa.

Como evitar que meu cão peça à mesa

cachorro pedindo comida 2

Se o seu animal de estimação pede comida à mesa e essa já é uma atitude arraigada, pode ser mais difícil acostumar o seu cão para que não faça mais isso. Entretanto, seguindo os passos anteriores, poderá conseguir. Se o seu cão ainda é um filhote, esse é o melhor momento para ensinar a ele que não se deve pedir à mesa enquanto você come.

Acostume o filhote desde cedo a não pedir à mesa. Quando um cão pede comida à mesa, nós nos sentimos incomodados e fazemos nossos convidados também se sentirem incomodados. Todos os cachorros precisam de um líder de manada, portanto você deve mostrar ao seu animal de estimação quem é o líder em sua casa. É por isso que seu pet nunca deverá comer antes que você, sempre depois.

Faça com que seu cão se mantenha em sua cama enquanto você come e que espere você terminar de comer para poder se alimentar. Nas primeiras vezes, você terá que levá-lo ao seu lugar, porém pouco a pouco seu pet aprenderá. Nunca o tranque em um quarto ou no quintal. Isso angustiará o animal, cruel e pode fazê-lo se sentir desesperado.

Quando ele obedecer a suas ordens, diga palavras carinhosas, mostrando que está orgulhoso dele e que é um cachorro bom e obediente. De vez em quando, dê recompensas a ele (sempre que você já tiver terminado de comer) com algo especial. Dessa forma, será mais fácil que ele o obedeça da próxima vez.