Seu cão pode te ajudar a combater a depressão

Os cães ajudam na depressão

Dos diferentes estados emocionais e mentais que podemos viver, a depressão é um dos mais difíceis e delicados, já que ela reduz a nossa percepção da realidade a uma posição em que tudo o que vemos é ruim e nada nos emociona. Entretanto, a solução para este mal tem pelos, quatro patas e um amor ilimitado.

Isso mesmo! Os cães, além de serem uma das melhores companhias que podemos ter em nossas vidas, nos ajudam a combater e a superar essa dura etapa para nos dar um novo ânimo e a nos sentirmos plenos.

Se não encontrar apoio em nenhuma pessoa e se sentir desamparado, estes incansáveis amigos saberão perceber a dor que você sofre e lhe oferecerão todo o carinho do mundo.

Se por acaso você ainda não souber, estas são algumas das razões pelas quais um cão te ajuda a combater a depressão.

Canaliza sua atenção para o cuidado de outra vida

Cachorro sentado na grama com dona

Quando você se encontrar deprimido e não saber o que fazer, concentrar toda a sua atenção em algo que não tenha a ver com o problema que você está sofrendo, é extremamente terapêutico devido a isso ajudar a aliviar a sua mente e pensamentos.

Se você for dono de um cão, cuidar e estar atento a ele é um grande remédio para superar a depressão, já que você está assumindo a responsabilidade de uma vida em que você é a coisa mais importante que existe.

Leve em conta que, por mais deprimido que você possa se sentir, cada gesto de sua parte representa um universo para estes pequenos e adoráveis amigos.

Não te julgará

Uma das coisas mais difíceis desta etapa é sentir culpa de algumas coisas referentes a sua vida, o que faz com que, em muitas ocasiões, você se julgue de uma forma muito injusta.

Um cão sempre terá você como alguém especial, tudo o que é relacionado com você é maravilhoso para ele. Para o seu cão, além de todas as coisas que você faça ou deixe de fazer, você é o motivo para ele se sentir alegre e mover sua cauda.

Saiba que este maravilhoso companheiro sempre te verá como um ser perfeito.

Ele te amará de forma incondicional

Por mais sozinho, triste, desanimado ou indiferente que você possa se sentir, ser amado é algo extremamente importante que apenas demonstra o valor que alguém tem.

Sempre é gratificante chegar em casa e ver o seu cão te receber com todo o afeto e a atenção que ele poderia te oferecer, apenas para te deixar saber que ele sente saudades na sua ausência.

O amor de um cão é uma das coisas mais preciosas do mundo, não só por sua incrível maneira de nos elevar o ânimo e a autoestima, mas também porque eles o dão de forma especial e incondicional.

Não se sentirá sozinho

Longe de ser alguém que simulará sentir carinho por condescendência, seu cão saberá entender o que sente e te fará saber que conta com o afeto dele e com seu apoio para poder se recuperar e voltar a ser o mesmo de sempre.

Segundo diferentes estudos científicos, os cães conseguem perceber quando seu dono sente algum tipo de dor emocional, por isso eles representam o melhor consolo e apoio que se pode conseguir, sem que tenha que lhes dizer qualquer palavra, eles já saberão o que você sente e nunca lhe deixarão sozinho.

Se você se preocupa com a solidão, saiba que este inigualável amigo estará sempre ao seu lado.

Saberá te fazer sorrir em meio a depressão

Mulher abraçando cão

Além de saber te acompanhar e de te dar de presente todo o seu amor, ele te ajudará, pouco a pouco, a superar esta etapa, não só graças a sua compreensão, mas também à maneira em que te fará sorrir.

E assim este adorável companheiro te surpreenderá com o seu comportamento e com suas experiências caninas, as quais normalizarão o seu estado de ânimo.

O sorriso é o reflexo de uma alma saudável, e seu cão poderá desenhá-lo novamente em seu rosto sem que você se dê conta.

Não o esqueça!

A companhia de um cão é fundamental para a sua distração e alegria, devido a interação te ajudar a deixar de pensar em seus problemas.

Se você se sente deprimido e não sabe o que fazer, o cão será uma das melhores soluções que poderá conseguir.

 

Créditos da imagem: Ana Fontes.