O cão reconhece nossas emoções nos olhando nos olhos

São muitos os céticos que negam que os cães possam nos entender, nos compreender e mostrar empatia pelos humanos. Bem, cada vez há mais estudos que comprovam estas verdades e hoje vamos falar sobre um dos últimos estudos que demonstram que o cão reconhece nossas emoções simplesmente nos olhando nos olhos.

Você gostaria de saber mais sobre este estudo?

O cão reconhece nossas emoções: O estudo

o-cão-e-o-hormônio-do-amor

Foram utilizados 31 cães de 13 raças diferentes nessa investigação científica. Para potencializar o poder de concentração dos cães, eles foram postos diante de um televisor para que permanecessem distraídos, mas sem que nada lhes fosse ordenado. Depois eles foram levados à prova com pessoas e outros cães.

A primeira coisa que foi descoberta durante este experimento foi que os cães não se deixam guiar apenas pelos sons na hora de manter relações sociais, mas o principal recurso-guia deles neste caso é o olhar

Os pesquisadores de deram conta de que os cães tinham a capacidade de reconhecer os olhares e as expressões faciais e que isto os fazia agir de uma forma ou de outra.

Por exemplo, se eles percebiam que os olhares de outro cão, junto com outras expressões faciais, estavam refletindo agressividade, o cão em questão tentava fazer algo para acalmar a situação, como brincar ou se retirar…

No caso da relação dos cães com os humanos, acontece exatamente o mesmo. Os cães podem juntar as expressões faciais com os olhares das pessoas para reconhecer o estado de humor delas e, então, agir em concordância.

Esta pode ser a causa pela qual os cães são empáticos conosco e tentam nos fazer rir quando estamos tristes, ou porque eles se escondem quando estamos zangados.

Os cães e as nossas emoções

Dizem que ter um animal de estimação acalma as nossas emoções e, estes estudos, sem dúvida, assim o demonstraram, já que os cães são tão empáticos que sempre tentam fazer algo que nos ajude a nos sentir melhor.

Por exemplo, você se lembra de alguma vez em que tenha chorado diante de seu animal de estimação? O que ele fez? Estou certo de que ele não te abandonou. Certamente ele começou a mover a cauda e a saltar para te fazer animar, certo?

E quando você chegava zangado em casa? Às vezes sem vontades de ver ninguém, e seu bichinho se escondia até que você o chamasse…

Por acaso alguém ainda dúvida de que os nossos cães sejam os seres que melhor nos entendem? Ficamos contentes que cada vez mais se façam pesquisas que comprovem qualidades destes fiéis animais e que ajudam a fechar as portas do ceticismo.

Outros estudos que demonstram que o cão reconhece emoções

cão-com-diarreia

Outros estudos que foram feitos com os cães demonstraram que:

  • Os cães têm sentimentos. Apesar de sempre termos ouvido que o que move os cães é o instinto, ficou demonstrado que os cães têm sentimentos e de forma muito parecida com os das pessoas.
  • Entendem as nossas emoções. Os cães podem reconhecer nossas emoções através de nosso olhar e expressões faciais, como se as pressentissem.
  • Têm consciência. Eles são conscientes do que fazem, e se é algo bom ou mau, apesar da resistência de muitos de crerem nisto. Antes de saber desta comprovação, eu sempre me perguntava: Se meu cão não está consciente do que faz, por que ele se esconde debaixo da cama quando faz algo errado? Tire suas próprias conclusões…
  • São empáticos. O estudo que provou que os cães reconhecem as emoções humanas e as compreendem, também provou que os cães demonstram empatia diante delas.

Estamos felizes de que cada vez mais se comprove que os cães são seres vivos com sentimentos e que são capazes de nos entender, por isso estamos juntos no mesmo planeta. E também estamos muito felizes por podermos contar em nossa vida com a presença de seres que nos compreendem e nos dão uma pata amiga quando necessitamos dela.