Dentro de cada cão sempre há um grande espírito

O espírito do cão

O cão é, inegavelmente, um grande amigo do homem. Chega a formar um vínculo com as pessoas que ama que é praticamente único no mundo animal, o que nos leva a pensar que dentro de cada cão há sempre um grande espírito.

Graças a sua personalidade e a sua atitude amigável e carinhosa, os cães são comumente conhecidos como o melhor amigo do homem e, ainda que isto dependa muitos das preferências das pessoas quanto a pets, não resta dúvidas de que os cães são uma grande companhia.

De fato, na história há inúmeros relatos de cães que se destacaram por sua lealdade, valentia e pelo amor incondicional que sentiam pelo dono.

O mesmo ocorre na mitologia, onde se evidenciam as características especiais dos cães, seja como temíveis protetores ou amorosos e fiéis amigos. Vejamos algumas das características que mais nos fascinam nos cães:

Sempre dispostos e cheios de energia

O caráter brincalhão dos cães é um dos elementos que mais fascina os donos, pois, a não ser que estejam doentes ou muito cansados, sempre estarão dispostos a passar bons momentos ao seu lado.

Os cães adoram correr ao ar livre, além de serem animais altamente sociais, por isso é imprescindível que os levemos para passear e que possamos permitir a eles terem experiências que alimentem seu espírito e estimulem seu desenvolvimento.

O excesso de energia, devido ao acúmulo, em especial porque não se exercitam adequadamente, pode chegar a se transformar em um problema, especialmente porque o cão não leva uma vida ativa e saudável.

Personalidade amigável

Devido à complexa estrutura social dos cães, eles são animais muito amistosos. Os cães tendem a desenvolver uma estrutura hierárquica, já foram observadas manadas com mais de cinquenta cães.

Portanto, eles precisam de um dono que possa lhes dedicar tempo, ainda que não seja vinte e quatro horas por dia, que sejam horas suficientes para compensar as que o animal passa sozinho.

A socialização nos cães é importantíssima, especialmente quando feita em idade precoce, pois assim evita que o animal desenvolva problemas de personalidade,como o estresse, o nervosismo e a agressividade.

Fiéis como ninguém

Homem e pit-bull

Os cães são animais muito leais, e inclusive os mais pequenos são capazes de grandes demonstrações de coragem, em especial quando se trata de proteger o dono.

Milhares de casos em que os cães ajudaram humanos nas situações mais desesperadoras ficaram famosos ao redor do mundo, mostrando que os cães são animais muito confiáveis e fiéis, inclusive após a morte.

No entanto, devido a confiança cega em seus donos, muitas vezes são vítimas de maus-tratos e não tentarão sequer se defender, pois apesar de não compreenderem o sentido do que está acontecendo com eles, pensarão que tudo está bem porque quem o maltrata é alguém que o cão considera como líder.

Por isso, você deve procurar aplicar estratégias para fortalecer os vínculos entre você e o seu melhor amigo peludo e o educar da melhor maneira. Tenha em mente que a violência e os gritos nunca serão um bom plano e, muito pelo contrário, você só conseguirá que o seu pet tenha medo de você e ressentimento.

Compreensivos

Todos sabem que os cães são capazes de interpretar o estado de humor de seus donos, de maneira que, se ele sentir que você está deprimido ou que algo acontece com você, eles tentarão te animar.

Os cães, assim como alguns primatas, são um dos poucos animais capazes de se solidarizarem com os humanos e apoiá-los socialmente.

Por isso, o ideal é que possamos retribuir isto. Não machuque o seu cão, não o isole e nem o castigue com severidade. Pense que ele precisa que você o ensine e que compreenda que durante este processo ele cometerá alguns erros, sendo assim, se encha de paciência e fortaleça o seu vínculo com ele.

Uma mente mestra

Cachorro deitado num gramado

É falso que há raças que são mais inteligentes do que outras. Existem raças que são melhores condicionadas para acatarem ordens, que é uma situação muito diferente.

Todos os cães, inclusive os maduros, tem a capacidade de aprender coisas novas, seja porque elas foram ensinadas ou porque eles a aprenderam do contato com o meio.

Além disso, eles são muito bons para resolverem desafios e adoram ser incitados a fazer algo.

Por tudo isto, ao ter um cão como animal de companhia, você terá não só um animal lindo que irá lhe proteger, mas também um ser que tem um grande coração e um espírito indomável disposto a estar com você até nos piores momentos.

Créditos da imagem: myri_bonnie.