Cão sentia saudades do dono, veja o que ele fez para que voltasse

saudades

Se você tem um cão, com certeza sabe a felicidade que ele demonstra quando você chega em casa depois de ficar fora por todo o dia. Ou, possivelmente, você só saiu por 10 minutos para comprar algo! Mas da mesma forma, ao abrir a porta, ele te recebe como se meses tivessem se passado. Este cãozinho sentia saudades de seu dono e decidiu demonstrar isso de uma maneira bastante peculiar.

O cãozinho sentia saudades… e todos souberam

cão-latindo

Quando você vai às compras não espera se deparar com uma situação como a que vamos relatar. As pessoas que estavam no estacionamento de um mercado, na cidade russa de Briansk, se alarmaram ao escutar as buzinadas de um dos veículos estacionados.

Elas não entendiam o que estava acontecendo, por isso se aproximaram do carro. E o que viram chamou a atenção delas. Havia um cão tocando a buzina! Mas não é só isso, ele também uivava e chorava sem consolo. Não sabia mais o que fazer para que seu dono retornasse e fosse para casa. Este cãozinho sentia tanta saudade que sua melhor maneira de demonstrar isso foi fazendo barulho.

O cãozinho sentia saudades de tal maneira que foi filmado e em um vídeo viral do YouTube se pode ver de que maneira o cão chama com desespero o seu dono.

Por que os cães sentem saudades de seus donos?

O comportamento dos animais de estimação nos ensina sobre seus sentimentos e inclusive pensamentos. Vários estudos foram feitos para provar que os cães sentem saudades de seus donos quando estes se vão por algum motivo, mesmo por um hábito diário (como por exemplo ir ao trabalho).

Por seus donos não estarem com eles, eles se sentem abandonados. Inclusive quando não os deixamos! Eles não sabem que seus donos retornaram dentro de algumas horas, embora ao final do dia a porta se abra.

Os cães se sentem abandonados por seus donos e demonstram isso em seus atos e expressões. Durante a ausência do humano, o cão fica deprimido, ansioso e estressado. Por isso é comum que eles latam, uivem, chorem, façam travessuras, etc.

Não importa o quanto falemos para que o animal se comporte em nossa ausência, tampouco que lhe digamos que retornaremos logo (quando vamos ao trabalho, fazer compras, que ao retornar lhe traremos um osso…) eles não nos entendem. Só sentem que os abandonamos e que não voltaremos.

Os cães sentem saudades mais do que uma pessoa, por serem seres muito sociais e de comportamento de grupo (e nós formamos parte desse grupo, sendo os líderes ou o alfa). Esta é uma das razões pelas quais os cães podem se sentir muito mal quando os donos partem. Se fosse pelos cães… eles estariam sempre ao nosso lado! (seja onde for).

Ansiedade por separação: afeta mais a algumas raças

Além de ficarem tristes, os cães também sentem saudades de seus donos de diferentes maneiras em relação à raça a qual pertencem. Alguns inclusive sofrem o que se denomina “ansiedade por separação”, uma condição que os leva a se sentir realmente devastados no momento em que seu humano se ausenta.

As raças que geneticamente estão mais propensas a sofrer deste problema são:

  1. Mestiço
  2. Pastor Alemão
  3. Labrador Retriever
  4. Cocker Spaniel
  5. Beagle
  6. Basset Hound
  7. Maltês
  8. Bichon frisé
  9. Lhasa Apso
  10. Weimaraner
  11. Papillón
  12. Bernés da Montanha
  13. Malamute do Alasca
  14. Bichon Havanês
  15. Toy Spaniel Inglês
  16. Chin Japonês
  17. Pastor australiano
  18. Border Collie
  19. Cavalier King Charles Spaniel
  20. Vizla

border-collie

Podemos analisar nesta lista que há raças de pastoreio, de caça, de neve, pequenas…, mas por que estes cães sentem saudades mais do que outros? Porque sua natureza está marcada para viver em matilha e não em solidão.

No caso particular dos mestiços (os primeiros na lista) também se pode entender esta conduta devido a seu passado na rua ou em um abrigo.

Uma vez que estes cães conseguem formar um vínculo com uma família humana, eles se apegam tanto que não podem tolerar uma separação ou abandono. A sensação de solidão é maior nestes cães por sua experiência e possivelmente nunca se acostumem por completo à ausência do dono.

Os veterinários indicam que uma boa maneira para reduzir os níveis de estresse dos cães quando saímos de casa é levá-los para dar um passeio antes de nossa saída.