Seu cão o amará mais se entender você

Entender o seu cão

Entender as pessoas às vezes é difícil e isso contando com o dom da fala e da expressão. Imagine então o quanto é difícil poder entender o nosso cão ou nos fazer compreender por ele! Porém, a linguagem corporal faz com que possamos nos comunicar com os nossos pets através de gestos e movimentos, e é assim que o seu peludo entende você.

A todos agrada estar perto de pessoas previsíveis que sabemos como irão agir, pois isso nos gera tranquilidade e faz com que nos sintamos confortáveis. Não é verdade que gostamos mais das pessoas que entendemos e com quem podemos nos sentir à vontade? Pois seu cão também o amará mais se entender você.

Como fazer seu cão entender você

os-caes-entendem-a-linguagem-humana

“Seu cão o amará mais se entender você…” Assim terminamos o parágrafo anterior, mas, como nos fazer entender por nosso cão? Isso não é tão fácil como parece, pois, entre nós, humanos, apenas precisamos falar e nos comunicar através da voz para dizer o que nós gostamos e o que não, ou para pedir o que desejamos.

Para isso, devemos usar uma linguagem corporal simples que eles sejam capazes de entender. Por exemplo:

  • A posição do corpo. O corpo deve estar em uma postura que inspire confiança. Se a postura for rígida, o animal se sentirá incomodado e, possivelmente, assustado. Se estivermos muito firmes, ele não se sentirá com vontade de se aproximar de nós.
  • Movimentos precisos. É importante ser muito claro com o animal. Eles aprendem com facilidade gestos que queiram dizer algo, mas estes devem ser sempre os mesmos para as mesmas situações e têm que ser exatos e precisos.
  • Não o confunda. É fácil para nós fazer um gesto com a mão, levantando-a e, em outra situação similar, agitar a mão, mas não querer que o animal faça a mesma coisa. Isto não tem sentido. Terá que usar o mesmo gesto e movimento para evitar confundir o cão e não fazê-lo se sentir indefeso e confuso.

Por outro lado, brincar com seu cão, acariciá-lo, dizer-lhe coisas bonitas, fazer-lhe mimos. Eles não entendem de dias ruins ou tristes, ou se as coisas correram bem ou mal no trabalho. Eles apenas querem que nós os amemos. Isso é tudo.

Como dissemos no princípio, eles não falam e, portanto, não nos dirão que nos amam, pelo menos não com palavras. A pergunta é, como saber se o nosso cão nos ama?

Se seu cão entende você e o ama, ele lhe diz isso sim

Há ações cotidianas que o seu pet usa para demonstra seu carinho, como, por exemplo, saudá-lo quando você chega em casa. Sem erros, também há outras ações não tão cotidianas, mas que o seu animal usa para dizer “te amo”.

Procura sua companhia

Às vezes, pode ser desagradável que nosso cão nos siga até ao banheiro, ou que fique em cima de nós no sofá o tempo todo, mas, lembre-se, é uma de suas maneiras de lhe dizer que te ama.

segurar-seu-cao

Suas lambidas

Sim, também sabemos o quanto é incômodo que o nosso cão nos lamba os pés, o rosto, as orelhas, o pescoço e qualquer outra parte do corpo que esteja a seu alcance. Às vezes, ele cisma com os nossos pés, ainda que cheirem mal por termos estado fora por todo o dia. É algo que não conseguimos entender, mas lembre-se, é uma forma do nosso cão dizer que nos ama.

Deita-se junto a você

Em algumas ocasiões ele nem sequer deixa espaço para você na cama ou no sofá, apesar de ser verdade que você adora abraçá-lo e saber que ele ama estar ao seu lado. Outra bela e singela forma de dizer que te ama.

Pode ser que às vezes o seu cão lhe pareça cansativo ao fazer todos estes gestos para com você, mas não o rejeite, pois é sua forma de dizer que te ama. E lembre-se de que, quando você o entende, o amor dele por você cresce.