Características da psicologia e da inteligência felina

Se você tiver gatos, certamente já deve saber que estes felinos são animais muito independentes, curiosos e com uma grande agilidade física. Sempre estamos os comparando com os cães, mas os gatos também são ótimos companheiros e acabam se tornando um membro da família.

Ainda que ser carinhoso não seja a principal característica dos gatos, eles podem gostar de receber carinhos.

É por isso que, neste artigo, nosso objetivo é nos aproximarmos destes preciosos animais, conhecer a fundo sua psicologia, suas emoções, medos e, inclusive, descobrir o quão inteligentes eles podem chegar a ser.

Uma coisa que não podemos esquecer é que eles nos veem como se fôssemos suas mães, por isso nos procuram para reclamar quando estão com fome, querendo mimos ou quando está acontecendo algo de errado.

Psicologia e inteligência felina

A psicologia felina

A psicologia felina

Como os humanos ou em outras raças de animais, os gatos podem ser mais tímidos ou mais extrovertidos, isso dependerá de sua personlaidade.

No caso de ser tímido, pode acontecer do gato se manter em um lugar da casa observando tudo, para ver o que está acontecendo. Não se preocupe, porque isto vai passar.

Depois que ele se der conta de que você fornece comida e atenção, seu gato vai entender que pode confiar em você. Sendo assim, tente se aproximar com cuidado e suavidade.

Com os gatos extrovertidos, você terá estes problemas, logo depois que ganham sua confiança, já querem brincar e receber carinhos.

Porém, devemos prestar atenção, porque se não querem brincar e se retiram, é melhor deixá-los sossegados, já que poderão se agoniar e ficar nervosos.

Devemos tomar cuidado com os barulhos e os movimentos bruscos, pois os gatos costumam ser assustados e ficam nervosos.

Com os gatos não há problemas na hora de sair para viajar ou ficar uns dias fora de casa. Eles são totalmente autossuficientes, isso se você deixar comida e um lugar preparado para fazer necessidades.

Mas, se você quiser levá-los para viajar, não terá nenhum problema, pois eles são tranquilos e vão gostar de contemplar tudo.

Também podemos encontrar gatos caprichosos que são muito suscetíveis, se não damos o que querem, ficam mal humorados, o que pode durar horas.

Também devemos tomar cuidado quando querem pegar algo, já que vão atrás com muito afinco para poder recuperar o que consideram que seja deles.

Os gatos  costumam controlar suas emoções, são autossuficientes e muito  silenciosos,  além de serem animais muito limpos.

A inteligência felina

Mesmo que não pareça, os gatos possuem um grande inteligência. Se desde filhotes forem ensinados, eles vão assimilando e aprendendo coisas, desenvolvendo assim sua inteligência.

Mas, não se preocupe se demorar um pouco para aprenderpode ser que o bichano tenha um caráter rebelde ou que neste momento não queira colaborar com a aprendizagem.

Os gatos possuem uma  grande memória e não esquecem as coisas do passado, é por isso que quando tiveram uma experiência ruim com algum humano ou com alguma situação, o gato vai agir em consequência.

Pelo mesmo motivo, eles sabem diferenciar os estranhos dos conhecidos, tanto pessoas como outros animais.

Uma característica dos gatos é que são muito altivos, se percebem que algum cachorro os persegue, saem correndo, porém se não são alcançados, os gatos provocam os cães e os alardeam, já que não podem ser alcançados neste momento.

Faça com que seu gato se comunique com você desde pequeno. É sabido que entre os gatos há uma comunicação, mas também pode haver entrosamento entre os gatos e seus donos, só é preciso ensiná-los.

Também devemos aprender a saber o que significam os miadosé apenas uma questão de prestar atenção.

Os gatos possuem a capacidade de perceber se um humano não gosta dele ou se tem alguma intenção ruim. Por isso, são muito cautelosos e antes de tomar alguma decisão, eles cheiram, rastreiam e inclusive observam qualquer situação.

Como você pode perceber, os gatos podem ser muito inteligentes, porém, não se esqueça que além disso, eles precisam de nosso carinho e atenção.