Castração é a solução para a agressividade?

castração

Nem todos os cães são iguais e, infelizmente, alguns deles têm problemas de agressividade, nervosismo ou ambas as coisas. Muitas pessoas acreditam que a castração é a solução para este problema, mas, o que há de verdadeiro nisso?

É possível que a castração, em algumas ocasiões, ajude a acalmar um cão, tal como faz com os gatos. Mas isto nem sempre é a solução e algumas vezes é contraindicada. Vejamos algumas vantagens e desvantagens deste processo.

Desvantagens da castração

ultrasson-cadela

Não podemos nos esquecer de que a castração, por mais rápida que seja, não deixa de ser um processo cirúrgico, por isso sempre há riscos. E embora hoje em dia o procedimento tenha melhorado muitíssimo graças às novidades em antibióticos e analgésicos, a dor continua existindo depois da operação.

Embora sejam animais, temos que ver a castração como ela é, uma amputação de um membro do corpo de nosso pet. Vejamos outras desvantagens:

Obesidade

Depois da castração, em que se altera uma zona hormonal, é normal que os hormônios se descontrolem e não funcionem da maneira correta, por isso comer mais e engordar é a primeira desvantagem de se realizar este tipo de intervenção.

Se você tiver castrado o seu cão e notar que ele está ganhando um pouco de peso, não pense duas vezes, vá ao veterinário para que ele indique que tipo de alimentação baixa em calorias você poderá oferecer ao seu pet. Embora este seja um inconveniente da castração, não é algo impossível de se solucionar.

O exercício também ajudará a evitar que o animal entre em sobrepeso.

Tristeza

Assim como pode acontecer com as pessoas quando lhes tiram os seus órgãos reprodutivos, devido às mudanças hormonais que o corpo sofre depois disso, pode surgir uma profunda tristeza que muitos não sabem bem como aliviar. Com o seu animal poderá acontecer o mesmo.

Em tal caso, não deixe de levá-lo a um veterinário ou a um psicólogo de cães para que tratem o problema.

Vantagens da castração

Embora esteja claro que, se em muitos casos a castração foi a solução para alguns dos problemas dos cães, é porque muitas vezes realmente funcionou.

A primeira coisa que a castração fará será evitar o nervosismo de seu animal quando ele estiver no cio ou quando tiver um animal no cio por perto. Mas tem mais:

Aumento do apetite

Aumenta seu apetite, mas também se reduzem suas necessidades energéticas, por isso você deverá alimentá-lo menos. Fale com o seu veterinário para que ele diga que tipo de comida é a mais apropriada para o seu pet.

Vantagens no caso das fêmeas

Não é o mesmo castrar uma fêmea e um macho, pois ambos são muito diferentes, especialmente quando nos referimos ao âmbito sexual.

No caso das fêmeas, são muitos os benefícios da castração. Estes são alguns:

  • Evitar filhotes indesejados. Se você não está preparado ou não tem os meios para ter quatro ou cinco filhotes em sua casa, o melhor é que castre a sua cadela, pois não a castrar apenas poderá lhe trazer inconvenientes, até se você a deixa somente em casa.
  • Evita tumores. Se a castração for feita em idade precoce, reduz-se enormemente o risco de contrair tumores mamários, infecções, enfermidades uterinas ou tumores no ovário.
  • Previne a gravidez psicológica.
  • Evitará os incômodos do cio.
  • Evitará comportamentos estranhos e/ou nervosismo quando está no cio.

Vantagens no caso dos cães machos

cao-triste

 

A castração é especialmente aceitável em cães com problemas de dominância, que são aqueles onde o cão precisa se sentir o líder do grupo em todos os momentos e, quando não se sente desse modo, reage de maneira agressiva.

Além disso, estas são outras vantagens da castração em cães machos:

  • Reduz o problema de o cão querer marcar tudo com sua urina. É possível que inclusive chegue a eliminá-lo.
  • Evita que o cão queira fugir.
  • Previne os tumores de próstata.
  • Pode eliminar diferentes doenças de testículo ou de próstata.

Como vimos, a castração tem dois lados, um bom e um ruim. O mais recomendável é que trate o tema de maneira aberta com o seu veterinário, já que ninguém melhor do que ele para aconselhar sobre o melhor para o seu animal.