Ciência: donos de animais felizes e saudáveis

Se você tem um animal de estimação, ou vários, certamente é uma pessoa feliz. Mas agora esta felicidade parece estar certificada por estudos científicos que também revelam que a convivência com animais domésticos faz com que os donos destes animais sejam mais saudáveis.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Miami, de Ohio (Estados Unidos) e assinala também que os donos de animais de estimação possuem uma autoestima maior, são mais aptos fisicamente, tendem a ser menos solitários e temerosos e, também, mais extrovertidos.

Por que ter cães ou gatos faz os donos de animais mais felizes e saudáveis?

Cão e seu dono

Os pesquisadores concluíram que os animais de estimação produzem benefícios psicológicos e físicos em seus donos e são uma fonte importante de apoio social.

E que, além do já conhecido suporte que dão a pessoas com diferentes problemas de saúde, também manifestam consequências positivas em pessoas saudáveis.

Na lista das coisas boas que os nossos queridos animais de estimação nos trazem, além de todo amor, encontram-se:

  • Maior felicidade;
  • Menos estresse;
  • Motivação para realizar exercícios físicos;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Colesterol estável;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Maior possibilidade de sobrevivência após um ataque cardíaco.

O dado cru da realidade diz que, quem possui animais de estimação, vai 15% menos a consultas médicas do que aqueles que não têm.

Também, uma pesquisa da Universidade da Austrália Ocidental indicou que mais de 70% das pessoas que possuem animais de estimação afirmaram que nunca, ou muito raramente, se sentem sozinhas.

Além disso, a possibilidade de conseguir um nível recomendável de atividade física é mais alta entre as pessoas que têm cães e que passeiam e brincam com eles diariamente.

Afirmou-se também que passear com um cão não só contribui para que sejam realizados exercícios físicos, mas também para incrementar a vida social.

Certamente, isso fará com que você se relacione com outros donos de animais de estimação ou com vizinhos de bairro, que iniciarão uma conversa com você tendo o seu cão como desculpa.

E outro dado não menos importante. Se você é fumante, compulsivo ou não, talvez seu animal de estimação ajude você a decidir por abandonar o cigarro. Muitos conseguiram. É que a sua consciência tem que ter mais poder do que o seu vício.

Pense no mal que a fumaça poderá provocar ao seu querido amigo peludo e encontrará uma razão mais que suficiente para deixar de fumar.

Benefícios para todos

Benefícios de ter um cão

Interagir com gatos, cães ou com outros animais que você possa ter escolhido, traz inúmeros benefícios para todas as idades.

Comprovou-se que as crianças que crescem com animais de estimação tendem a ser mais responsáveis, disciplinadas, compassivas, cooperantes e generosas.

Nos pequenos com transtornos emocionais, os animais tornam a aprendizagem mais fácil, aumentam a autoestima e contribuem para que eles entendam melhor conceitos como vida e morte.

Em relação aos idosos, os animais de estimação não só elevarão a autoestima deles, mas também irão proporcionar uma ocupação e uma responsabilidade cotidiana que, por sua vez, será correspondida com afeto. Também potencializarão a vitalidade e reduzirão os sentimentos de tristeza, de ansiedade e da temida depressão.

Por tais motivos, cada vez é mais utilizada, em muitos lugares, a denominada terapia assistida por animais. Trata-se nada mais nada menos do que da participação dos animais de estimação em intervenções terapêuticas, já que o animal pode ser uma ponte de comunicação entre o profissional e o paciente.

Seu efeito benéfico pôde ser constatado em pessoas com:

  • Autismo;
  • Doenças do coração, terminais ou mentais;
  • Paralisia cerebral;
  • Transtornos de comportamento.

Os animais também têm sido de muita ajuda no caso de vítimas de estupro.

Sendo assim, saiba que os animais de estimação não só fazem os donos de animais mais saudáveis, mas também suas famílias e, a todos, pessoas mais felizes. E os manterá mais unidos como grupo.

Não se esqueça de agradecer com carícias, palavras de afeto e, também, com alguma outra recompensa apetitosa.

E, se você ainda faz parte do grupo dos que não tem animais em casa, mas este artigo o motivou a adotar um cão ou um gato, lembre-se que, além de uma fonte de benefícios, você terá também uma grande responsabilidade.

Tratam-se de seres vivos que devem ser tratados com respeito e amor. Os animais não são objetos que são usados e, quando se cansa deles, joga-se fora.

Se você entende bem isso, certamente será uma pessoa que partilhará feliz sua vida com o seu querido animal de estimação.