Cocker Spaniel Americano, um amigo fiel

Cocker Spaniel Americano

Quando os vemos nas lojas ou passeando pelas ruas, muitas vezes não nos lembramos do nome da sua raça, mas as suas orelhas caídas para baixo são únicas. O Cocker Spaniel Americano é um dos cães mais comumente usados como animais de companhia, por sua beleza e seu bom caráter. Saiba por que neste artigo.

Características do Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano tem uma cabeça arredondada com um focinho curto, um pelo abundante e muito ondulado. Suas patas são retas, musculosas e fortes, e seu torso rude faz com que ele seja elegante e imponente ao mesmo tempo.

Não devemos confundi-lo com o Cocker Spaniel Inglês, que tem uma quantidade menor de pelos, é mais magro, tem a cabeça mais larga e um focinho um pouco maior. Mas em ambos os casos, as orelhas são longas e caídas, com muitos pelos.

O tamanho do Cocker Spaniel Americano fica entre os 34 e 36cm, e eles costumam pesar entre 8 e 10 quilos. Seu pescoço é longo e ele não tem papada.

As cores nas quais podemos encontrar o Cocker Spaniel Americano são:

  • Preto. Pode ser totalmente preto com uma coloração uniforme, ou com algumas manchas cor de fogo. Às vezes, podem ter partes brancas no pescoço ou nas patas.
  • Cores diferentes do preto, mas também uniformes. Elas podem ir desde uma tonalidade canela até o vermelho fogo.
  • Bicolor ou tricolor. Podemos ver alguns cães de várias cores, entre as quais uma delas sempre é o branco.
  • Com manchas cor de fogo. Estas manchas podem surgir em toda a gama de cores e não costumam ocupar mais do que 10% do corpo do animal. Podem surgir no rabo, sobre os olhos ou nas patas.

Personalidade do Cocker Spaniel Americano

Como no caso de todos os cães, a fidelidade e a lealdade são suas principais qualidades que podemos destacar. Entretanto, há muitas outras características agradáveis neste cão, que fazem dele um companheiro ideal.

  • Sociável. O Cocker Spaniel Americano é um cão muito sociável e nada tímido, e por isso não vai precisar aprender a socializar desde pequeno como é o caso de outros cães, já que eles já farão isso sozinhos.
  • Brincalhão. Esta característica faz do Cocker Americano um amigo carinhoso com quem temos vontade de estar. Ele sempre tem vontade de brincar e de dar a nós a melhor dos seus “sorrisos”.
  • Tranquilo. Além de brincalhões, eles também são tranquilos, e embora precisem praticar exercícios diariamente, não é preciso que sejam muito intensos, assim como o adestramento para educá-lo. Digamos que eles já nasceram educados.

Se você está buscando um amigo para toda a vida, que será um fiel companheiro e irá acompanhá-lo por onde você for, o Cocker Spaniel Americano é uma das melhores opções.

Cuidados com o Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

Seu pelo é uma das partes do seu corpo que mais precisa de cuidados, já que é grosso e costuma embaraçar muito. Você vai precisar escová-lo diariamente, além de cortá-lo mensalmente para retirar os nós incômodos que, mesmo com a escovação, irão se formar.

Suas orelhas caídas fazem com que diferentes bactérias possam se esconder nelas, por isso é recomendável limpá-las com frequência e cortar bem o pelo dos lados das mesmas.

Seus olhos também costumam ser foco de diferentes doenças, por isso é recomendável fazer exames anuais para descartar qualquer risco mais sério. As principais doenças oculares conhecidas nesta raça são as cataratas, atrofia retiniana progressiva e glaucoma.

O estômago dos cockers, como regra geral, também costuma ser delicado, por isso recomendamos alimentar seu animal com uma ração de muita qualidade, e evitar outros tipos de comida que não tenham sido autorizados pelo veterinário.

Pode ser que estes cuidados reduzam a sua vontade de ter um Cocker Spaniel Americano, mas a verdade é que sua personalidade agradável e sua fidelidade farão dele um amigo maravilhoso com quem você vai adorar compartilhar o resto da sua vida…