Cocker Spaniel Americano, um amigo fiel

Cocker Spaniel Americano, um amigo fiel

Última atualização: 13 fevereiro, 2016

Quando os vemos nas lojas ou passeando pelas ruas, muitas vezes não nos lembramos do nome da sua raça, mas as suas orelhas caídas para baixo são únicas. O Cocker Spaniel Americano é um dos cães mais comumente usados como animais de companhia, por sua beleza e seu bom caráter. Saiba por que neste artigo.

Características do Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano tem uma cabeça arredondada com um focinho curto, um pelo abundante e muito ondulado. Suas patas são retas, musculosas e fortes, e seu torso rude faz com que ele seja elegante e imponente ao mesmo tempo.

Não devemos confundi-lo com o Cocker Spaniel Inglês, que tem uma quantidade menor de pelos, é mais magro, tem a cabeça mais larga e um focinho um pouco maior. Mas em ambos os casos, as orelhas são longas e caídas, com muitos pelos.

O tamanho do Cocker Spaniel Americano fica entre os 34 e 36cm, e eles costumam pesar entre 8 e 10 quilos. Seu pescoço é longo e ele não tem papada.

As cores nas quais podemos encontrar o Cocker Spaniel Americano são:

  • Preto. Pode ser totalmente preto com uma coloração uniforme, ou com algumas manchas cor de fogo. Às vezes, podem ter partes brancas no pescoço ou nas patas.
  • Cores diferentes do preto, mas também uniformes. Elas podem ir desde uma tonalidade canela até o vermelho fogo.
  • Bicolor ou tricolor. Podemos ver alguns cães de várias cores, entre as quais uma delas sempre é o branco.
  • Com manchas cor de fogo. Estas manchas podem surgir em toda a gama de cores e não costumam ocupar mais do que 10% do corpo do animal. Podem surgir no rabo, sobre os olhos ou nas patas.

Personalidade do Cocker Spaniel Americano

Como no caso de todos os cães, a fidelidade e a lealdade são suas principais qualidades que podemos destacar. Entretanto, há muitas outras características agradáveis neste cão, que fazem dele um companheiro ideal.

  • Sociável. O Cocker Spaniel Americano é um cão muito sociável e nada tímido, e por isso não vai precisar aprender a socializar desde pequeno como é o caso de outros cães, já que eles já farão isso sozinhos.
  • Brincalhão. Esta característica faz do Cocker Americano um amigo carinhoso com quem temos vontade de estar. Ele sempre tem vontade de brincar e de dar a nós a melhor dos seus “sorrisos”.
  • Tranquilo. Além de brincalhões, eles também são tranquilos, e embora precisem praticar exercícios diariamente, não é preciso que sejam muito intensos, assim como o adestramento para educá-lo. Digamos que eles já nasceram educados.

Se você está buscando um amigo para toda a vida, que será um fiel companheiro e irá acompanhá-lo por onde você for, o Cocker Spaniel Americano é uma das melhores opções.

Cuidados com o Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

Seu pelo é uma das partes do seu corpo que mais precisa de cuidados, já que é grosso e costuma embaraçar muito. Você vai precisar escová-lo diariamente, além de cortá-lo mensalmente para retirar os nós incômodos que, mesmo com a escovação, irão se formar.

Suas orelhas caídas fazem com que diferentes bactérias possam se esconder nelas, por isso é recomendável limpá-las com frequência e cortar bem o pelo dos lados das mesmas.

Seus olhos também costumam ser foco de diferentes doenças, por isso é recomendável fazer exames anuais para descartar qualquer risco mais sério. As principais doenças oculares conhecidas nesta raça são as cataratas, atrofia retiniana progressiva e glaucoma.

O estômago dos cockers, como regra geral, também costuma ser delicado, por isso recomendamos alimentar seu animal com uma ração de muita qualidade, e evitar outros tipos de comida que não tenham sido autorizados pelo veterinário.

Pode ser que estes cuidados reduzam a sua vontade de ter um Cocker Spaniel Americano, mas a verdade é que sua personalidade agradável e sua fidelidade farão dele um amigo maravilhoso com quem você vai adorar compartilhar o resto da sua vida…


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.