Coelho pode comer cenoura?

Este artigo não será uma nota sobre o poder que os meios de comunicaçãom sobre os nossos pensamentos. Na verdade, será um exemplo ilustrativo debatendo se a ideia que temos de que o coelho come cenouras, inclusive, como um alimento exclusivo, é verdadeira.

Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. E a figura do famoso coelho Pernalonga, acompanhado por este vegetal laranja, domina a nossa imaginação sobre a alimentação desses animais.

No entanto, a realidade é diferente e indica que a raiz desta planta umbelífera (da família das apiáceas) não é, nem de longe, o alimento preferido do seu animal de estimação e, se ele pudesse escolher, optaria pelas folhas da cenoura e não por ela em si.

Um coelho pode comer cenoura diariamente?

Coelho come cenoura?

 

Além de esclarecer que o coelho não elege a cenoura entre suas preferências alimentares, surge outra questão. É bom incluir este ingrediente na dieta de um coelho? A resposta é sim, mas na medida certa.

É um alimento muito doce, que pode causar diversos danos para o seu organismo – fígado e intestinos – se ingerido em excesso, além de que, se ingerido a longo prazo, pode fazê-lo engordar.

Então, qual é a alimentação adequada para este animal de estimação?

Como bom herbívoro que é, o coelho deve ser alimentado apenas com produtos do mundo vegetal, tentando oferecer um menu variado e equilibrado. Considerando que qualquer outro tipo de alimento pode trazer distúrbios digestivos, então:

  • Feno e ração devem ser a base da alimentação diária, que pode incorporar vários vegetais folhosos. Eles também podem incluir, mas de forma ocasional, legumes – como as cenouras – e frutas.
  • A quantidade diária de feno que for dada tem que ser proporcional ao tamanho do corpo do seu animal de estimação. Ele não vai comer tudo em um dia, não se preocupe. Ele também pode vir a usar o feno como ninho, por exemplo.
  • A ração não deve ser a única alimentação, pois ela não contém a quantidade suficiente de fibras que o animal precisa. Além disso, se você fornecer muita ração, ele vai escolher apenas ela ao invés dos outros alimentos que são necessários para sua boa nutrição
  • Você deve estar ciente de que o sistema digestivo do coelho está preparado para trabalhar durante todo o dia. Por essa razão, ele deve ter sempre alimento à disposição.
  • Um dado que você deve considerar é que as proporções de ração dadas devem estar compostas apenas de grama prensada (em pedaços). Não dê nenhum que contenha cereais.

Cotidianamente você pode incluir em sua alimentação, entre outros, estes vegetais:

  • Alface roxa;
  • Escarola;
  • Espinafre;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Folhas de beterraba, cenoura, rabanete, de uva e amora.

Assim, você estará fornecendo para o coelho vitaminas, cálcio e outros nutrientes essenciais.

De forma mais esporádica, você deve oferecê-lo:

  • Abobrinha;
  • Pepino;
  • Pera;
  • Banana;
  • Ameixa;
  • Maçã;

E, também, cenoura, é claro.

O feno, além de ser uma importante fonte de fibra, serve para manter a saúde bucal de seu animal de estimação. Por outro lado, a ração que é fácil de mastigar – não contribui para o funcionamento do desgaste necessário de seus dentes.

Talvez você não saiba, mas, ao contrário dos humanos, cães ou gatos, os dentes dos coelhos são de raiz aberta. Isso significa que os dentes crescem continuamente ao longo de suas vidas.

Eles crescem de 2 a 3 milímetros por semana. Daí a importância de fornecer alimentos como feno, para garantir o desgaste de seus dentes e evitar o crescimento excessivo.

Acabando com os mitos

 

mitos sobre os coelhos

Mas de volta ao começo. De onde surgiu o mito de que os coelhos gostam de cenoura? Tudo indica que Clark Gable é o culpado. Em 1934, ele estrelou o filme Aconteceu naquela noite. Em uma cena, este galã da época mastigava uma cenoura.

Os cartunistas do coelho Pernalonga acharam essa cena muito engraçada e decidiram fazer uma paródia do famoso coelho e sua mais nova e inseparável companheira, a cenoura.

A verdade é que, se você quer que seu animal de estimação tenha uma dieta saudável e equilibrada, você deve seguir o conselho dos veterinários e não ser influenciado por um mito imposto pelo cinema e televisão, por mais inocente e simpático que pareça.

Tenha isso bem em mente: se você escolher alimentar seu coelho apenas com cenouras, você vai causar déficits nutricionais graves ao seu animal.