Coisas que você provavelmente não sabia sobre o seu cachorro

O cão é o melhor amigo do homem. Já ouvimos isso várias vezes, mas quantas vezes escutamos alguém falar que o homem é o melhor amigo do cão? E isso, provavelmente, seja porque eles nos conhecem melhor do que nós conhecemos a eles. 

As maiores e mais importantes qualidades desse bichinho de estimação são a fidelidade e a amizade que sentem pelos seus donos. Eles conhecem os nossos passos, horários, movimentos, mas nós mal conhecemos os deles. É por isso que hoje propomos a você conhecer melhor seu cãozinho através deste artigo.

Coisas que você desconhecia sobre o seu cachorro, a amizade

Você sabe há quanto tempo existe a amizade entre os homens e os cachorros? Muitos cientistas asseguram que este relacionamento tão estreito vem se desenvolvendo há 15 mil anos.

Um claro exemplo disso é que diferentes culturas consideravam estes animais como sagrados. Ao observarmos os papiros ou hieróglifos egípcios, vemos que muitos de seus deuses eram representados com cabeça de cão.

Atualmente, são considerados como mais um integrante da família, a quem devemos atender, fazer carinho e cuidar, e eles sempre nos retribuem com seu amor e fidelidade. Demonstrou-se que as famílias que têm bichinhos de estimação em casa são mais felizes e que, além disso, os bichinhos ajudam muito em situações de doenças.

Qual é o alcance de seu olfato?

olfato-perro 2

A capacidade olfativa dos cães é bem conhecida por ser capaz de detectar se sofremos de alguma doença, como câncer, diabetes e, inclusive, epilepsia, já que podem cheirar até uma célula doente.

Estudos revelaram que um cachorro detectou um ataque de epilepsia minutos antes dele ter se desencadeado.

Tudo isto se deve ao fato de que o nariz dos cães tem no mínimo 220 milhões de receptores do olfato, comparado com o dos homens, que tem 5 milhões. Apesar disso, infelizmente, nossos cachorros também podem desenvolver estas doenças e inclusive podemos contagiá-los com algumas.

Os ciúmes e o sentimento de culpa

Sabe-se que os cachorros são ciumentos, graças a um estudo onde foi comprovado que, quando um cachorro recebia prêmios ou brinquedos e o outro não, ele ficava nervoso e começava a se coçar, além de ignorar o outro cachorro.

Isso também acontece quando o dono dá mais atenção a outra coisa ou a outro bichinho de estimação; eles sentem ciúmes, mesmo não demonstrando agressividade.

E incrivelmente, o cão não sente culpa, quando damos bronca por algo e ele olha para nós com aquela carinha e aqueles olhos tristes, não é porque ele está se sentindo culpado, simplesmente é uma resposta à nossa reação. Portanto, confirmamos que a culpa que o cachorro sente quando leva bronca, é um mito.

Mais coisas que você não sabia sobre os cachorros

cachorros
Um estudo científico demonstrou que não somos tão diferentes dos cães, já que foi comprovado que os humanos compartilham 75% do código genético em relação a estes animais.

raça de menor tamanho é a Chihuahua e, a de maior tamanho, é a Dogue Alemão; o cachorro Chow Chow é o único que apresenta a língua azul e o mais rápido é o Galgo, que pode alcançar uma velocidade de 71Km/h correndo; O Terrier Tibetano pode viver até os 20 anos; E, finalmente, o Border Collie é a raça mais inteligente.

Todos nós sabemos que os machos levantam suas patas traseiras para urinar, e tentam fazê-lo o mais alto possível para que os outros cães acreditem que quem urinou nesse lugar é um animal maior do que eles.

Os cachorros possuem 42 dentes e, como os humanos, os perdem e renovam, mas ninguém os vê porque caem enquanto o cão está comendo e costumam ser engolidos junto com a comida, ainda que depois sejam expulsos.

Você sabia que as fêmeas podem parir até 19 filhotes de uma vez? Pois é, existe inclusive o caso de uma cachorra que pariu 23 filhotes.

A raça Doberman foi criada por Louis Doberman, para se defender das pessoas, pois ele era cobrador de impostos e era agredido frequentemente pelos devedores.

Os cachorros têm uma capacidade olfativa única, mas também possuem uma grande capacidade auditiva, já que são capazes de escutar sons há uma distância de até 230 metros.