Coisas que todo cão deve fazer. Não o humanize!

todo cão deve fazer

Às vezes, nosso amor pelos nossos animais de estimação pode chegar tão longe que podemos nos esquecer do que eles são: animais. Sim, por mais que os amemos, que os tratemos como nossos filhos, eles continuam sendo animais e, portanto, o seu cão também deve fazer coisas que todo cão deve fazer, pois são características de sua espécie.

É certo tratá-los bem e cuidar deles como um membro a mais da família. Mas isso não pode impedir que eles continuem fazendo as coisas que todo cão deve fazer. Ou que continuem sendo cães, logicamente. Tudo é perfeito quando o equilíbrio reina no ambiente.

Vejamos então que coisas todo cão deve fazer e como impedir de freá-lo nisso, não o humanizando.

O que todo cão deve fazer, simplesmente por ser cão

Por mais que tentemos humanizar o nosso animal de estimação ou impedir que ele faça certas coisas, há muitas que não poderemos evitar. São parte dele, por um simples motivo: ele é um cão.

cao-lambe-outro-cao

Lamber

Sim, isto é algo inato nos cães. É uma forma de se expressar, parte de sua linguagem corporal e, portanto, por mais que insistamos em que não o façam, não deixarão de fazê-lo. Seria como lhes roubar uma parte de sua personalidade.

A língua é uma das partes mais sensíveis do cão, por isso, usá-la o faz ter uma conexão especial com a pessoa a quem ele lambe. Portanto, não impeça que seu cão o faça.

Além disso, também está ligada a sua higiene, pois o cão a utiliza para limpar algumas partes de deu corpo.

Ofegar

Embora na maioria das ocasiões a respiração ofegante esteja ligada a babas que podem nos incomodar enormemente, ela é essencial para o animal, já que a uma forma de eles regularem sua temperatura corporal.

Mediante o inalar e exalar, eles regulam a temperatura corporal muito mais rapidamente.

Sacudir-se

Os cães não se sacodem por mania ou costume. Normalmente o fazem depois de uma atividade que requer esforço ou antes de fazer alguma outra. Isso o ajuda a fazer com que tudo “se coloque” em seu lugar e que o fluxo sanguíneo volte à normalidade.

Uivar

É certo que os uivos podem ser incômodos tanto para nós como para os vizinhos. Entretanto, temos que levar em consideração que os cães não são dotados do dom da fala e os uivos são uma forma de eles se expressarem.

Como outras vezes já contamos, os cães provêm dos lobos, e os uivos servem para unir o grupo. Embora os animais domésticos não precisem se unir a um grupo, os uivos podem ser um sinal de solidão, por isso se transformam em uma maneira de expressar sentimentos.

Dar voltas antes de se deitarem

Seus antepassados, os lobos, davam voltas antes de dormir, porque desse modo esmagavam as ervas e se sentiam mais confortáveis, pois o local ficava mais macio. Para eles, girar sobre a cama é uma forma de amaciá-la.

parasitas-que-vivem-na-cama-dos-caes

Perseguir a própria cauda

Embora pareça uma brincadeira, na verdade é uma forma de protesto. Os cães são animais sociais, por isso, quando se sentem sozinhos ou entediados, frustram-se e procuram uma saída. Perseguir a cauda é uma delas.

Para aqueles cães que foram separados da ninhada ou que passam muito tempo sozinhos, a cauda se transforma em uma espécie de melhor amigo, seu melhor brinquedo.

Latir, rolar na areia (até mesmo se acabou de tomar banho), arrastar o bumbum no chão, e um sem-fim de coisas mais, são aquelas coisas que identificam os cães e que, por mais que tentemos humanizá-los, eles nunca deixarão de fazer. Permita que o seu cão lata, suje-se, brinque com outros cães e faça todas aquelas coisas de peludos que marcam sua personalidade.

E além de tudo isso, ame-o como a uma pessoa, como um membro a mais da família.