Como colocar o termômetro em um cão

colocar o termômetro em um cão

Se você suspeita que o seu peludo tem febre, a única forma de comprovar isso é verificando a temperatura retal. E, embora não seja uma situação cômoda nem para o animal e nem para você, possivelmente você tenha que enfrentá-la mais de uma vez. Por isso lhe contaremos quais os passos que devem ser seguidos para colocar o termômetro em um cão da maneira menos traumática possível.

Passos a serem seguidos para verificar se o seu animal de estimação tem febre

Para poder verificar a temperatura corporal de um cão, você necessitará de um termômetro de leitura rápida de material inquebrável. Tenha sempre um no estojo de primeiros socorros de seu animal de estimação.

Como o mais provável é que seu amigo peludo não colabore para deixar mais simples essa tarefa, é conveniente que você peça ajuda a outra pessoa, seja para segurá-lo, distraí-lo ou acariciá-lo.

Portanto, se encha de paciência e tenha em mente que, com disposição e carinho, tudo se consegue.

febre-cão-3

E, além disso, lembre-se de desinfetar o termômetro antes de introduzi-lo no ânus de seu animal de estimação.

Colocar o termômetro em um cão para verificar se ele tem febre não é uma tarefa simples e muito menos agradável, nem para você e nem para o peludo. Ensinaremos como fazer isso da melhor maneira possível.

Passos a serem dados para colocar o termômetro em um cão

Siga estes conselhos para conseguir verificar com êxito a temperatura de seu animal de estimação:

  • Para colocar o termômetro em um cão, o animal deve estar parado. Assim você evitará lesões.
  • Levante sua cauda e introduza devagar e brandamente a ponta do termômetro pelo orifício anal e o mantenha por 30 segundos, ou até que soe o sinal de alerta.
  • Para facilitar a tarefa, você pode utilizar um pouco de vaselina ou algum lubrificante específico para cães. Consulte o veterinário sobre as possíveis opções.
  • Finalizado o processo, é conveniente que você premie o seu peludo com alguma guloseima ou com algum outro alimento de seu agrado, com o propósito de fazer com que o animal associe como positivo o fato de você ter verificado se ele tinha ou não febre.

Alguns dados sobre os cães e a febre

Leve em conta também estes detalhes em relação aos cães e a febre:

  • Um cão adulto, em boas condições de saúde e bem alimentado, tem uma temperatura média de 38 °C. Os filhotes podem chegar aos 39 °C.
  • A temperatura pode apresentar variações com o passar do dia. É melhor que você verifique se o seu animal de estimação tem febre sempre antes que ele coma, ou que faça exercícios, para evitar que se mascarem os resultados.
  • Depois de verificar a temperatura de seu peludo, desinfete o termômetro com um algodão embebido em álcool e guarde-o novamente em seu estojo de primeiros socorros. E lembre-se de usar este dispositivo apenas em seu animal.

Sinais de que o seu cão está com febre

Tenha em mente que a febre é como um mecanismo de defesa do corpo ante um “ataque” de agentes que, em geral, são de natureza infecciosa.

Através do aumento da temperatura corporal, o sistema imunológico reage frente a uma enfermidade.

Por isso, além do inexorável veredito do termômetro, há alguns sinais que possivelmente lhe ajudarão a descobrir se seu cão tem febre. Preste atenção se o animal apresenta, entre outros sinais:

Além disso, é provável que um animal de estimação com febre durma muito mais tempo do que o habitual.

O que fazer se seu animal de estimação tiver febre

febre-cão

Se você comprovar que seu cão está com febre, é hora de consultar o veterinário. Ele saberá diagnosticar o que está acontecendo com o seu peludo e indicará o melhor tratamento a ser seguido.

Sob nenhuma circunstância dê ao seu amigo de quatro patas algum medicamento que você toma para tentar baixar a febre, sem o aval de um profissional em medicina veterinária. Automedicar um cão poderá trazer ainda mais inconvenientes de saúde.

Assim, cuide muito de seu peludo para que ele não tenha que passar, além da febre, pelo incomodo de você utilizar o termômetro de forma errada.