Como acostumar seu cachorro a dormir sozinho

Você acaba de comprar um cachorro que não consegue dormir só em seu cantinho? Uiva a noite toda, não quer pegar no sono ou tenta deitar em sua cama? Permitir isso ao seu bichinho de estimação é um grande erro, por isso sugerimos ler este artigo para saber como fazer com que ele durma no seu lugar e não onde quiser.

Por que o meu cachorro uiva à noite e não quer dormir sozinho?

O fato de que seu cachorrinho uive, lata ou busque a sua companhia à noite não significa que ele seja chato ou queira incomodá-lo, provavelmente seja porque foi separado de sua mãe e seus irmãos, e não esteja acostumado a dormir sozinho. Isto não é um problema, a única coisa que os donos devem fazer é ensinar o animal a ficar sozinho durante a noite.

Devemos nos manter firmes e não acudir, gritar e nem fazer qualquer outra coisa que possa indicar ao cachorro que estaremos por perto quando ele chorar.

Mesmo que seja difícil, tanto para o dono quanto para o animal, a melhor coisa é ignorá-lo, para ele perceber que nem sempre estaremos disponíveis e entenderá que o seu lugar é o cantinho, e que à noite ninguém brincará com ele.

Além disso, é bom, para sua educação, acostumá-lo a ser independente e a não ficar o dia todo no colo, pois ele deve saber qual é o seu lugar na família. É claro que o período de transição será difícil.

Em média, um cachorro pode tardar em se adaptar ao seu cantinho por aproximada 7 dias, o que significa uma semana de uivos, arranhões e latidos noturnos. Por isso é conveniente avisar aos vizinhos que o nosso novo cachorro está tentando se adaptar a dormir sozinho e nos desculpar por qualquer inconveniente que isso possa ocasionar.

Estratégias para que o cachorro durma bem em seu cantinho

cachorro-brincando

A primeira coisa a fazer, e a mais importante, para que seu novo cão durma bem, é preparar adequadamente a casa e o seu cantinho antes de ele chegar. É bom levá-lo a conhecer sua casa pela manhã para que se adapte melhor e reconheça os cheiros familiares, etc…

Se, além de tudo isso, mantermos o animal em um lugar tranquilo e relaxado antes da hora de dormir e lhe deixarmos um prêmio no cantinho, contribuiremos para um bom descanso.

É importante não deixar que o animal durma o dia todo e  devemos levá-lo para passear regularmente, pois assim conseguiremos cansá-lo e fazê-lo dormir em qualquer lugar. A quantidade de exercícios que o seu cão necessita vai depender principalmente da raça, já que há raças mais inquietas, que precisam de mais exercício, como aquelas que originariamente eram usadas para pastoreio, como o Collie ou o Pastor Alemão.

Quando o cachorro não quiser dormir, podemos tentar bocejar para contagiá-lo com o nosso sono e assim conseguir que deite e durma.

cachorro-comendo

Os cachorros são extremamente sensíveis a barulhos, sensações ou mudanças. Caso alguma coisa tenha mudado recentemente, haja novos barulhos ou falte alguma coisa, será mais difícil para o animal pegar no sono.

Por exemplo, se ele estiver acostumado a dormir em um lugar fechado, como uma gaiola, poderia não se adaptar nem dormir direito em um lugar aberto, e acontece o contrário se o cachorro estiver acostumado a lugares fechados.

A solução em ambos os casos é dar carinho, mas ficarmos firmes e usar um tom de voz positivo para que o animal não relacione a sua reação com um castigo e aprenda a dormir relaxado. Uma boa estratégia é colocar prêmios no seu cantinho ou na gaiola para conseguir que se sinta confortável.

Um aspecto importante, e que muitas vezes deixamos de lado, é que os cachorros recebem um impulso de energia depois de comer, é recomendável alimentá-los duas horas antes de deitarem e levá-los para passear, fazer exercícios, correr ou pular, assim que levantarem.