Como adestrar um cão Labrador

A primeira coisa que você deve ter em mente no momento de iniciar o processo de adestramento de um cão, é que o treinamento não é para uma raça específica, as mesmas técnicas de adestramento são aplicadas a todos os cães em geral. 

No entanto, são levados em conta aspectos como a tendência a desenvolver atitudes nervosas, agressivas, compulsivas, a predisposição para doenças, e a estrutura óssea e muscular.

Levando tudo isto em consideração, vamos dar a você algumas dicas de como adestrar um cão Labrador.

O Labrador Retriever é um excelente cão de família, foi originalmente criado para a caça, tem uma boa disposição para trabalhar, tem um caráter nobre e é muito inteligente, além de assumir um papel de submissão dentro da hierarquia familiar.

Estes recursos facilitam o adestramento de obediência. Por exemplo, o tempo de resposta para as instruções de seus donos é mais curto, motivo pelo qual ele aprende muito rápido.

Apesar das vantagens que a raça apresenta para o adestramento, requer que este processo seja rigoroso, já que o Labrador é reconhecido como um cão muito energético que pode adotar comportamentos destrutivos se não for suficiente educado.

Também pode sofrer de ansiedade por separação, se seu dono ficar ausente por longos períodos e, sendo um cão muito forte, pode chegar a ferir pessoas ou animais acidentalmente, se não for ensinado a controlar suas demonstrações de afeto.

Então, o adestramento é essencial para a raça, não apenas para evitar problemas de comportamento, mas também situações que possam vir a afetar a sua saúde, tais como compulsão alimentar por objetos não-comestíveis e a depressão.

1. O adestramento deve ser feito desde filhote

Como adestrar labradores

Não é que um Labrador adulto não possa ser educado, cães em geral, aprendem coisas constantemente durante o tempo em que permanecem vivos. No entanto, é mais fácil educar um filhote do que corrigir hábitos na idade adulta.

A educação do Labrador geralmente começa após o desmame, ou no exato momento em que o cachorro for levado para a casa.

É fundamental que os Labradores aprendam desde pequenos a não pular nas pessoas, quando filhotes eles podem ser muito meigos e engraçados, mas ter um cão de quase 50 quilos pulando em você não será tão divertido, e também pode ser perigoso.

2. A socialização é importante

Os Labradores não são cães com tendências agressivas, mas tendo um passado como cães de caça, têm a fraqueza de perseguir animais menores, quer sejam outros cães, gatos ou aves.

A socialização ajudará você a controlar, em certa medida, seu instinto de caça, você também deve ensiná-lo a responder quando você o chamar e obedecer a comandos de voz.

A socialização deve ser dada quando o filhote completar sua tabela de vacinação, caso contrário, ele estará vulnerável a contrair doenças que podem colocar sua vida em risco.

Lembre-se de que a socialização envolve também o contato com outras pessoas além de seu círculo familiar, assim ele não vai incomodar quando você convidar seus amigos para visitar a sua casa.

3. Delimitar espaços e atitudes

O adestramento dos labradores

Através de diferentes métodos de adestramento, seu Labrador deve saber o que é e o que não é permitido, quais lugares ele pode ter acesso e em quais momentos. Além de saber com quais objetos ele pode interagir.

Isto é essencial para alcançar uma vida saudável com seu animal de estimação, que quando não adestrado, irá interagir com objetos perigosos e fazer suas necessidades onde não deveria.

O Labrador não é um cão muito dominante, mas deve ficar claro que você é o alfa. Esta é uma raça muito sensível ao toque, assim se você o educar com disciplina, amor e respeito, ele terá seu lugar garantido na hierarquia do grupo familiar.

4. Exercícios são essenciais

Esta raça é hiperativa e vai exigir muita energia de seu dono. Para controlar a natureza entusiasta do Labrador, você deve exercitá-lo várias vezes ao dia.

Se você tiver a possibilidade de levá-lo para a praia ou para um lago, seria o ideal, pois eles adoram nadar. Se você tiver um Labrador devidamente exercitado, ele ficará concentrado por mais tempo no processo de formação e vai aprender mais rápido.