Como ajudar na adaptação do cão em seu novo lar

Ter um cachorro é, possivelmente, uma das experiências mais agradáveis que você pode ter, o companheirismo, o afeto e a lealdade do cão são únicos. No entanto, a falta de experiência pode nos pregar uma peça, especialmente se não estivermos preparados para ajudar na adaptação do nosso cachorro à sua nova casa.

A fase de adaptação é o que marcará, em grande parte, a convivência futura com o animal de estimação, pois isso envolve a quebra de todo o universo conhecido para o cachorro (que basicamente se resumiu em viver com sua mãe e irmãos) e sua introdução num ambiente com novos espaços, normas e brincadeiras.

As questões mais importantes, as quais temos que nos preparar para a chegada do novo filhote em sua casa, estão relacionadas com a sua educação, a nutrição e a saúde de nosso filhote.

Momento adequado de chegada

Dicas de adaptação do cão em seu novo lar

A idade ideal para um filhote de cachorro partir para o seu novo lar é de oito semanas, ou depois de ter desmamado. Isso ocorre porque os filhotes aprendem muitos comportamentos típicos de suas espécies imitando a mãe, bem como recebem a nutrição adequada e a imunização através do leite materno.

O ideal é que você já pense no nome que o cachorro receberá e no lugar adequado para ele dormir, além dos espaços que servirão como banheiro enquanto ele estiver dentro de casa.

A educação do filhote deve começar imediatamente, mas tenha em mente que ele não vai assimilar muitas coisas na primeira tentativa, já que ele ainda se encontra em processo de aprendizagem.

As substâncias tóxicas em nossa casa

O filhote pode parecer com medo ou curioso, isso vai depender de sua personalidade. No entanto, você deve ser cuidadoso de onde colocar as coisas que podem ser tóxicas, tais como detergentes ou desinfetantes.

Neste caso, você deve tomar as mesmas precauções que teria com uma criança. Coloque as substâncias que podem ser prejudiciais a ele em um lugar alto, e não o deixe brincar com recipientes deste tipo de produto.

Isso também se aplica às plantas, muitos cães e gatos gostam de comê-las, infelizmente, algumas das espécies de plantas que temos em nossas casas são tóxicas para eles.

Adequação dos espaços e dos hábitos do cão

Saiba como adaptar seu cão a um novo lar

O cão deve dormir desde a primeira vez no espaço designado para ele. Não o acostume a dormir no seu quarto ou em sua cama, se você achar que isso será algo que não será permanente.

Isso será um aprendizado ruim para ele e algo que você terá que corrigir no futuro. A prevenção é sempre melhor do que a correção.

Para as refeições, procure escolher uma dieta rica em proteínas e adequada às necessidades de desenvolvimento e crescimento do animal.

Lembre-se que os filhotes devem comer mais vezes por dia do que os cães adultos, cerca de 3 ou 4 vezes. Também mantenha a água sempre fresca, ele deve beber água a cada 2 ou 3 horas.

Dê-lhe dois pratos, de preferência pesados e pouco profundos. Um para água e outro para comida. Tente alimentá-lo sempre no mesmo horário, para que ele se acostume a ter disciplina e também porque será benéfico para o seu metabolismo.

Você também deve acostumá-lo a uma rotina de passeios, mas cuidado, isso deve ser iniciado somente depois que o cão tiver tomado todas as vacinas. Se você fizer isso antes, poderá expor o seu cão a doenças como Cinomose ou Parvovirose que são mortais para os cães.

Não o banhe mais que uma vez por mês. Se você quiser ajudá-lo a cuidar de sua higiene, escove-o e penteie-o com frequência, isso irá ajudar a manter uma boa pelagem, isso se você fizer com cuidado e periodicamente.

Se o seu cachorro estiver cheirando mal, você deve levá-lo ao médico veterinário para investigar a causa do odor.

Lembre-se de visitar o seu veterinário regularmente para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu filhote.

Isto irá avaliar a saúde do animal, o estado de seus órgãos, ossos e músculos, as vacinas que ele precisa, e se a alimentação está correta.

Busque ser aconselhado por seu veterinário e siga suas instruções, você vai ver o quão rapidamente o seu cachorro se adapta à sua nova casa e poderá desfrutar de uma vida longa e feliz ao seu lado.