Como alimentar os coelhos de maneira adequada

Para os que hoje em dia já são adultos e para muitas crianças também, a escolha de um coelho como animal de estimação seguramente foi motivada por um filme. Nos referimos aqui ao filme Bambi, no qual um dos protagonistas era um destes adoráveis animais.

Era um coelho muito terno, mas, ao mesmo tempo, um pouco pedante. Seja qual for o motivo, o certo é que essa é uma grande escolha.

Se você está pensando em ter um, ou se já o tem, deve interessar a você saber como alimentar o seu coelho de maneira adequada.

O coelho: um animalzinho para todos

Começamos por dizer que ter um coelho em casa é uma boa decisão. Eles são carinhosos e dóceis, até certo ponto. Podemos tê-los em uma jaula, ainda que seja conveniente soltá-los para que possam se exercitar.

Mesmo assim, eles se adaptam aos lares de menor tamanho. Além disso, são os animais mais adequados para os pequenos da casa e para o resto de seus membros.

Seus cuidados não são muito complicados. Há que se considerar os principais aspectos da higiene do coelho e, como veremos a seguir, seguir algumas normas básicas, assim como com o que alimentar os nossos coelhos.

Além do mais, ele lhe dará muita alegria.

Como alimentar os coelhos

A alimentação dos coelhos– Conheça suas necessidades. Você deve saber que o coelho, diferente de outros roedores, tem dois pares de incisivos superiores, os quais estão sempre em crescimento. Por esse motivo, passa a ser fundamental que eles possam mastigar o suficiente para desgastá-los.

Além da alimentação, poderá ser de grande ajuda que lhes dê algum tronco de madeira para que possam morder. São herbívoros, portanto nem pense em incluir carne e outros tipos de alimentos que não tenham uma origem vegetal.

E claro, não se esqueça de que, como todos os seres vivos, os coelhos também precisam de muita água. Faça com que tenham sempre à disposição água fresca e troque-a, pelo menos, a cada dois dias ou quando se fizer necessário.

– Quantidades. Ainda que seja sempre relativo, um coelho precisa, ao dia, de 150 gramas de feno, no mínimo, 30 gramas de ração e 100 gramas de verduras e hortaliças para cada quilo de peso.

Se você não lhe der ração, deverá compensar com os outros dois alimentos. A melhor maneira de saber se estamos alimentando os nossos coelhos de maneira adequada é a balança.

O seu veterinário dirá a você qual é o peso ideal de seu coelho e você deverá fazer por onde mantê-lo.

– Para que o feno contribui na saúde dos coelhos? Ajuda a cuidar de seu aparelho digestivo. Colabora com o desgaste de seus dentes que, como já sabemos, é importantíssimo. O feno tem que ser a base de sua alimentação.

– Quais verduras e hortaliças escolher. Em geral, existe uma ampla gama dentre as quais você poderá escolher.

As melhores são:

Verduras para os coelhos

  • As folhas da cenoura
  • O pimentão
  • As acelgas
  • As endívias
  • A escarola
  • O pepino
  • A beterraba
  • O aipo
  • O alface de coelho
  • O agrião
  • As vagens verdes, mas sem sementes
  • Com mais restrições, você também poderá dar a eles:
    • Espinafre
    • Alface
    • Brócolis
    • Tomate
    • Repolho

– Evite a couve-flor, a cebola, o alho e a batata.

– Devo dar frutas? Não há problema, contanto que seja apenas de vez em quando. Mas observe como eles se sentem, já que podem provocar diarreias.

Seja como for, recomenda-se apenas uma quantidade moderada, devido ao açúcar. Também não é bom que comam aquelas sementes secas com cascas, como os girassóis.

– A ração. É um complemento de sua alimentação, inclusive podemos excluí-la. Sempre que optarmos por incorporá-la na dieta dos coelhos, devemos optar por uma que tenha um alto teor de fibras. É melhor evitar as que contenham sementes, opte pelos pellets.

– Alimentos proibidos. Além dos mencionados, não é bom darmos ao nosso coelho nenhuma classe de laticínio, nem legumes nem, é claro, aqueles alimentos que são para outros animais. Evite também os pré-cozidos.

– É verdade que eles gostam tanto de cenouras? Como dizíamos no começo, a ideia que muitos temos a respeito dos animais é favorecida pelo que vemos na televisão.

Mas surpreenderia a muitos conhecer as mentiras sobre os animais que têm sido difundidas pelos desenhos animados. Uma delas é, precisamente, que os coelhos são loucos por cenouras. Algo que é incerto, em partes.

Eles gostam, mas não é o alimento favorito deles. Costumam preferir as folhas verdes.

Agora que já sabemos como alimentar os nossos coelhos. É só colocar em prática.