Como alimentar um pastor alemão

O Pastor Alemão é conhecido por ser um cão corajoso e fiel. Essa raça requer muito exercício diário, mas à medida em que envelhecem, reduzem suas atividades. As necessidades nutricionais do Pastor Alemão variam com o tempo.

Para traçar uma dieta nutricional para seu animal de estimação, você deve levar em conta as necessidades gerais da raça e as necessidades específicas do seu cão.

Necessidades energéticas e calóricas

Os cães de grande porte precisam de mais exercícios do que os cães de pequeno porte, mas no caso de cães da raça Pastor Alemão, eles precisam de menos exercícios que outros cães de tamanho similar.

Eles mantêm o peso saudável com caminhadas diárias e corridas ocasionais no parque. Eles têm energia de sobra e precisam de uma dieta rica em proteínas e calorias.

Para ajustar a dieta do cão baseada em seu nível de atividade, deve-se levar em conta o total das calorias.

Alimentar um cão somente com base nos exercícios que ele faz não é o caminho certo para mantê-lo saudável. É aconselhável consultar um veterinário para elaborar uma dieta alimentar adequada ao seu cão e ajustá-la à medida em que ele vai envelhecendo.

Independentemente da idade ou atividade, o pastor alemão precisa de uma dieta com muita proteína; pois elas fornecem energia e são necessárias para a produção dos hormônios.

A qualidade da proteína é fundamental na escolha dos alimentos. Sempre que possível, utilize proteínas de origem animal.

Mantenha a pele e a pelagem saudáveis

A pelagem é dupla, com pelo e sobre pelo. Um pelo denso e um sub pelo situado mais profundamente, protegem o animal contra insetos, umidade e temperaturas extremas.

A última camada de pelo pode ser lisa ou um pouco ondulada. Os pelos caem o ano todo, principalmente na primavera e no outono, quando eles trocam toda pelagem.

É recomendado que o pelo do Pastor Alemão seja escovado uma vez por semana. Em épocas de troca de pelos é interessante que a frequência da escovação aumente. A escovação regular pode ajudar a controlar a queda excessiva.

Não é fácil detectar as razões para a perda excessiva de pelos, mas a alimentação é a causa mais provável. As gorduras e os óleos naturais provenientes da dieta ajudam a manter a pele e a pelagem saudáveis e limpas.

Os cães com uma alimentação de baixo teor de gorduras têm muitos problemas de pele. Escolha alimentos ricos em vitamina E e ômega para manter a qualidade e a saúde da pelagem.

Riscos à saúde relacionados com a alimentação

O Pastor Alemão tem uma expectativa de vida de 10 a 13 anos. Eles são propensos a certos problemas de saúde como alergias, doença de cushing, hipertireoidismo e epilepsia.

Como são animais grandes, a artrite e a displasia no quadril também são comuns. Essas doenças não podem ser prevenidas ou curadas, mas podem ser controladas com uma dieta com níveis adequados de glucosamina e condroitina.

Controle sempre sua ingestão calórica para evitar a obesidade.

Considerações

As necessidades específicas de cada Pastor Alemão variam de acordo com a sua idade, atividades físicas e saúde. Essa raça requer uma alimentação rica em proteínas, vitamina A, D, E e K, ômega 3 e ômega 6.

O Pastor Alemão é considerado uma raça de grande porte e tem muitos problemas de saúde na velhice, especialmente nas articulações. Manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a sua saúde.

Não se esqueça de levar seu animal ao veterinário para check-ups regulares e manter suas vacinas em dia.