Como brincar com cachorros para cuidar da saúde do animal

Um jogo pode ser genial não apenas para passar um bom tempo e se divertir, mas também para se manter em forma. E por serem exercícios, essas atividades são muito benéficas para se ter uma vida saudável. Neste artigo, falaremos como brincar com cachorros favorece a saúde desses animais.

Para o ser humano, esses jogos são tão importantes que, ainda que você tenha uma dieta inadequada, evitará, em alguns casos, o aumento de peso.

Ainda que pareça mentira, isso é algo que também acontece com o melhor amigo do homem, que ao ter uma vida sedentária, pode apresentar uma piora de seu estado de saúde e sofrer de obesidade.

Esta última é uma das piores coisas que pode acontecer a seu querido amigo, já que nessa condição o cão pode sofrer problemas como:

  • Anomalias cardíacas causadas pelo acúmulo de gordura
  • Problemas para caminhar normalmente
  • Diminuição de sua expectativa de vida

É por isso que os jogos são espetaculares para evitar que seu belo cãozinho sofra com problemas de saúde. Se você não sabe quais podem ser os mais adequados, aqui apresentamos uma pequena lista com os melhores.

Jogar a bola

cao_brinca_com_bola

Este é o favorito dos cães! Como podemos observar tanto nos desenhos animados como na vida real, nossos amigos peludos adoram esse divertido exercício.

O dito jogo consiste em lançar para ele uma bola e fazer com que a devolva para você, e repetir essa ação quantas vezes quiser. Isso fará com que seu cão se exercite e se divirta bastante.

Por que razão esse jogo entretém tanto o animal? Pelo fato de que estimula seu instinto de caçador. Em outras palavras, agarrar a bola, para eles, é quase o mesmo que agarrar uma presa.

Assim mesmo, este é um fabuloso jogo que, além de mantê-lo em forma e com bom estado de saúde, é muito útil para que ele aprenda a ser paciente. Não esqueça que essa é uma virtude que se desenvolverá uma vez que vocês tenham jogado muitas vezes.

Este é um exercício genial para o melhor amigo do homem, mas você deverá ensiná-lo a jogar. Embora isso possa levar tempo em alguns casos, uma vez que seu pequeno amigo o tenha aprendido, passará a ser um prazer para ele e você cuidará de sua saúde.

Quando for brincar com seu cãozinho, você deve assegurar que a bola não seja muito grande e que seja fabricada com materiais atóxicos.

Brincar com cachorros: passear diariamente

Ainda que isso não pareça muito surpreendente, passear com seu cachorro é uma das atividades que mais dá prazer a ele. Assim ponha em prática muitos dos seus sentidos!

Acontece que, durante o passeio, seu pequeno amigo de quatro patas não somente estará caminhando ou correndo, mas também estará desfrutando de todos os aromas do ar livre, além de olhar para tudo ao seu redor.

Da mesma maneira, essa é uma atividade importantíssima para a saúde seu cão, porque oferece a ele a oportunidade de se relacionar com outros animais da mesma espécie e passar um tempinho agradável.

Se você não sabia, essas são as raças que mais aproveitam desse exercício:

  • Border Collie
  • Cocker Spaniel
  • Golden Retriever
  • Pastor Alemão

É importante frisar que, se seu cachorro é adulto, você deverá levá-lo para passear todos os dias durante 30 minutos, no mínimo.

Brincar de esconde-esconde

jogo_pastor_alemao_brincar

Esta é a versão canina da brincadeira que conhecemos bem na nossa infância. A diferença nesse caso é que você terá que buscar o seu cachorro e não ele buscar você.

A essência deste jogo consiste em esconder o brinquedo favorito do seu cachorro para que ele possa encontrá-lo. É uma atividade que não somente o ajudará a ter uma boa condição física e estado de saúde, como também a desenvolver seu olfato.

Em primeiro lugar, você deverá usar um apito para indicar para ele que a brincadeira começou. Como é de se supor, isso requer um pequeno adestramento prévio.

Uma vez que o seu cachorro reconheça o sinal, ele deverá buscar o brinquedo previamente escondido. Aqui, utilizará tanto a sua visão como o seu olfato para encontrar o objeto.

Como acontece com muitas outras atividades que o seu cachorro realiza, o mais importante é recompensá-lo com um prêmio comestível.

Com quaisquer desses jogos, você cuidará maravilhosamente da saúde de seu cachorro, e ainda vai se divertir!