Como brincar com um gato. Qual é o jogo ou brincadeira preferida da sua mascote?

Hoje vamos falar de um assunto que, embora ao princípio pode não parecer, é muito importante para o desenvolvimento do seu gato, estamos falando da brincadeira. É uma necessidade básica para seu animal que, desde filhote, deve brincar, seja com você, com outros membros da família ou sozinho.

Dessa maneira, ele vai se desenvolver, adquirindo destrezas e, inclusive, é uma maneira dele se exercitar.

Embora às vezes nos encontremos em situação de não termos tempo suficiente para dedicar ao nosso gato, podemos substitui-lo comprando brinquedos para que, quando não estivermos em casa, ele possa brincar sozinho.

A necessidade da brincadeira

As brincadeiras, além de divertidas, são muito importantes para os gatos. Estima-se que eles precisam de, no mínimo, 30 minutos de brincadeira por dia, dessa maneira, vamos evitar problemas na saúde dos gatos, oriundas da depressão.

Também é uma maneira de fortalecer seu corpo e, principalmente, a sua mente.

Às vezes, nosso gato pode assumir comportamentos que antes não tinha, como nervosismo, ansiedade, depressão e, inclusive, agressividade, isso pode estar relacionado a coisas muito simples, como a falta de brincadeiras ou de exercício físico, por exemplo.

Outro dos benefícios que a brincadeira tem para nosso gato, é que vai evitar que ele arranhe seus lindos móveis, que estrague suas plantas ou que, inclusive, morda você para chamar a atenção.

Como brincar com um  gato

gatinhos-brincando

O mais importante e a primeira coisa que devemos saber é que a brincadeira deve ser feita para exercitar o gato fisicamente e para aguçar sua agilidade, mas nunca para fomentar sua agressividade, já que podem causar acidentes graves.

Também não permita que ele brinque com partes do seu corpo, como as mãos, pés, cabeça, já que ele pode querer fazer isso quando não estivermos brincando e pode acabar nos machucando.

Na brincadeira, podem estar envolvidos seres humanos ou outros gatos, mas também pode ser que o gato brinque sozinho. Se for filhote, ele vai brincar constantemente com os irmãozinhos perseguindo-os, montando um em cima do outro ou brincado “de esconder”.

Mas essa situação vai mudar no momento em que o gato se separar da sua mãe e dos irmãozinhos, nesse momento, eles vão começar com as brincadeiras solitárias ou com os donos.

Não devemos esquecer o instinto de caça que os gatos possuem, uma coisa que eles não podem fazer ao serem domesticados, então podemos ajudá-los a desenvolver esse instinto através de brincadeiras.

Você deve estimulá-lo para correr, pular e, inclusive, se você tiver uma pequena piscina onde ele puder “pescar” objetos, seria sensacional.

Além disso, nas lojas de animais você pode encontrar uma grande diversidade de brinquedos que podem ajudar a estimular, no seu gato, o instinto de caçador.

Brinquedos  para gatos

brinquedo-gato

Existem brinquedos especiais para gatos, cuja função principal é a de despertar sua imaginação, desenvolver seu instinto natural de caça e potencializar sua capacidade de concentração. Alguns desses brinquedos podem ser os seguintes:

O arranhador

O arranhador é, possivelmente, o objeto mais conhecido, embora não seja um brinquedo propriamente dito, nosso gato passa o tempo arranhando-o com suas unhas.

Mas hoje, trocaram bastante os modelos e eles se tornaram artefatos sofisticados, onde além de poder afiar as unhas, nosso gato pode brincar, subindo e descendo escadas, tem cordas penduradas, etc… como se ele estivesse em um parque de diversões.

A vara

A vara é outro dos brinquedos favoritos dos nossos gatos. Além do mais, nós também participamos da brincadeira e nos divertimos vendo ele tentando pegar a peninha.

O brinquedo consiste em uma vara, ou cabo de madeira, com uma corda que sai da ponta e de onde está pendurada algum brinquedo. A diversão consiste em que ele quer pegar o brinquedo, mas nós fazemos com que a tarefa seja difícil.

Os bichos de pelúcia

São brinquedos mais econômicos e com os quais nosso animal mais se diverte. No mercado, existem de todos os tamanhos, materiais e preços. Normalmente, eles têm forma de rato, também existem alguns com sons, etc.

O brinquedo atrai a atenção do nosso gato, que tenta persegui-lo pela casa toda. Portanto, não sabemos para quem é a diversão – se para ele ou para nós.

Brinquedo criativo

No mercado, podemos também encontrar brinquedos criativos, que estimulam a inteligência e agilidade do nosso animal.