Como cortar o pelo de um cão

Cortar o pelo dos cachorros

Em qualquer época do ano, mas sobretudo no verão, é possível que seu cão precise de um bom corte do pelo. Se você quer poupar o dinheiro destinado ao salão de beleza canino, melhor investir numa máquina de cortar pelo para cães, achar uma tesoura adequada e se transformar no novo hair-stylist do seu amiguinho de quatro patas.

Dicas para cortar o pelo de um cão

 

Cachorro tendo o pelo tosado

 

Para realizar o corte, você precisa escolher um lugar onde seu cão se sinta confortável e relaxado. Você pode colocá-lo em uma mesa e amarrá-lo com a coleira, de maneira que ele não possa se movimentar em excesso.

Assim, evitará que ele se machuque quando você estiver manuseando a máquina de cortar ou a tesoura. Você também pode solicitar ajuda de algum membro da família para que segure seu bichinho enquanto você faz a tarefa de cabeleireiro.

Antes de tudo, inspecione seu animal de estimação para se assegurar que não há feridas ou carrapatos que possam ocasionar dor durante o corte.

E, se você tiver um filhote, tenha em mente que você só pode cortar o pelo a partir dos quatro meses, quando o animal  já tiver terminado de desenvolver seu sistema imunológico. Mãos à obra, então?

  • Antes de começar, tenha a certeza de ter à disposição todas as ferramentas necessárias para seu trabalho;
  • Primeiro e principal, penteie e escove bem o seu cão para desembaraçar corretamente a pelagem. Remova o pelo morto e elimine possíveis nós;
  • O ideal é que comece a cortar com a tesoura as áreas com mais pelo;
  • Antes de usar a máquina, faça uma simulação, passando-a no animal devagar. Assim, ele irá se acostumando e, pouco a pouco, criará confiança. Considere, também, a possibilidade de não passar a máquina de cortar, visto que seu animal de estimação pode se alterar muito diante dessa situação. Nesse caso, deverá fazê-lo só com a tesoura e algum pente ou escova.
  • Desligue a máquina de vez em quando para evitar que esquente e, assim, não queime o seu cão. E também, remova o pelo acumulado;
  • A máquina deve ser utilizada sempre no sentido da pelagem de seu cão. A ideia é usar nas partes com mais pelo, reservando a tesoura para as regiões mais delicadas;
  • Lembre-se que as zonas mais sensíveis do corpo do seu animal são o rosto, a barriga e as patas dianteiras. Vá muito devagar nessas partes;
  • Dado importante: ao cortar com máquina, todo o pelo será raspado ao mesmo tempo: o subpelo, a capa de pelo morto e a capa do pelo jovem. Por esse motivo, com o passar do tempo, a pelagem do seu animal pode enfraquecer. O ideal é que você utilize a tesoura na maioria das vezes. Talvez você goste dela e não seja necessário usar muito a máquina;
  • Tenha muito cuidado ao manipular a tesoura. É melhor utilizar a tesoura de ponta redonda, sobretudo nas zonas mais sensíveis.

Alguns detalhes sobre do corte de pelo canino

Cortando o pelo de um cão

  • Tenha em mente que seu animal de estimação deve se sentir mais cômodo possível depois de cortar o pelo;
  • Não é necessário vestir-se de coiffeur ou cabeleireiro para isto;
  • Lembre que, com a chuva e a umidade, a pelagem de nosso amigo pode ter mal cheiro. Por isso, é melhor manter o pelo curto em certas épocas do ano. Isso também evitará que sua casa fique cheia de pelos mortos por todas as partes.

É importante saber que a pelagem de seu cão não está ali só para protegê-lo do frio. Serve também para protegê-lo do sol. Se seu cão tem a pele muito rosada e pouco pelo, pode ser que não seja a melhor ideia raspar com a máquina zero, visto que seu bichinho pode sofrer queimaduras de sol ou erupções cutâneas.

Ao realizar você mesmo o corte do pelo, salvará a seu animal de estimação do estresse que, com certeza é provocado em uma visita ao pet shop. Mesmo que a pessoa encarregada de realizar o corte seja um profissional, ainda assim não é alguém da total confiança do cão, como você é.

Uma vez finalizado o corte, não esqueça de dizer ao seu bichinho que ele se comportou muito bem e, se você quiser, pode recompensá-lo com algum alimento ou com um brinquedo de sua preferência e, sobretudo, com muitas carícias.

Se você quiser, pode finalizar com um banho: assim eliminará todo o pelo solto e seu cãozinho ficará mais lindo ainda.