Como cuidar de um cachorro ferido

Infelizmente, muitos cães sofrem acidentes… cada vez que andamos com nosso animal de estimação eles correm risco de fugir, atravessar a rua e ocorrer o que ninguém espera, um acidente. Por isso, é muito importante sempre educar o nosso cachorro desde pequeno a caminhar ao nosso lado ou usar a coleira. Mas sabemos que o instinto dos cães é correr se virem um gato ou algo que chame atenção.

O Meus Animais quer te ensinar como cuidar de um cão ferido até obter os cuidados veterinários e prestar os primeiros socorros, tanto se ele foi atropelado, como se comeu algo envenenado ou sofreu um acidente de outra forma.

Como lidar com um atropelamento

cachorro doente

Se o cachorro foi atropelado por um carro, a primeira coisa que você tem a fazer é colocá-lo deitado do lado direito enrolado em um cobertor; se você não tiver um por perto, utilize o que estiver ao seu alcance, como por exemplo um casaco, uma jaqueta ou algo que não deixe o seu amigo sentir frio.

Você tem que colocar a cabeça reta para facilitar a entrada de ar, abrir a boca e garantir que nenhum corpo estranho esteja impedindo a entrada de ar.

Você deve observar o peito de seu animal de estimação para verificar a respiração. Se você for levar o animal de carro até o veterinário, não é recomendável que você o deixe no chão, uma vez que qualquer movimento poderia causar mais danos.

Se a transferência for realizada por uma ambulância, tente ser o mais suave possível, acompanhe-o e fale com o cão para que ele se sinta mais seguro e não tenha medo.

Se ocorrer um sangramento

Se você perceber que seu cão tem uma hemorragia externa, tente contê-la o mais rápido possível. Para isso, pegue um pano ou um tecido embebido em água e pressione a ferida até que o sangramento pare.

Você tem que garantir que o animal não morda ou lamba a área afetada, isso irá evitar a infecção.

Se o seu cão tiver sido atingido, mas aparantemente não teve lesões, recomendamos que você o leve ao veterinário mesmo assim, para que o profissional avalie e garanta que o animal não tem uma hemorragia interna.

Se existe alguma fratura

Se o seu cachorro fraturou alguma das patas com o impacto, você tem que agir com cuidado e delicadeza para não causar mais danos o animal.

Temos que evitar movimentos e, se você se sentir capaz, tente imobilizar o membro com uma revista, jornal ou mesmo um curativo.

Envenenamento por acidente

São muito comuns acidentes de envenenamento com cachorros, nós sabemos que os animais comem o que encontram pela rua e as gramas no parque.

Se o seu cão sofreu um envenenamento, ele pode apresentar sintomas como vômitos, tonturas, convulsões e pode até espumar pela boca.

Se você souber que tipo de veneno foi ingerido pelo seu cão, comunique imediatamente o veterinário para que ele saiba exatamente como tratar seu cão.

A primeira coisa que você tem a fazer é dar água ou leite para diluir o veneno. Você também pode provocar vômitos no animal para que ele consiga expelir o veneno, embora isso seja difícil.

Os cuidados em casa

como cuidar de um cachorro em casa

Quando seu cão sofrer um acidente de qualquer característica, devemos prestar os primeiros socorros imediatamente e, em seguida, levá-lo ao veterinário.

Ao chegar ao profissional, o animal será avaliado e colocado em um tratamento específico, mas a última parte é quando chegamos em casa, quando continuamos com o tratamento até que o animal se recupere das lesões.

É muito importante que o local onde seu animal de estimação fique esteja sempre limpo e desinfetado. O quarto, a cama e todo o lugar onde ele ficará na recuperação deve estar perfeitamente limpo.

Se seu bichinho sofreu uma fratura ou ferimento em uma das patas, é melhor que o local esteja enfaixado e o mais limpo possível.

Devemos evitar que o cão lamba a ferida e, especialmente, devemos mudar o curativo regularmente. Se ao desinfectar a ferida você observar alguma anomalia, consulte o veterinário.

Embora seja importante monitorar seu animal de estimação e oferecer todos os cuidados necessários, é muito importante, na recuperação, que você dê todo carinho possível a ele.

Desta forma, ele não ficará com medo e sentirá sua tranquilidade e atenção. Assim como para os seres humanos, é muito importante para os nossos animais de estimação se sentirem amados e que o dono lhes transmita toda a tranquilidade possível.