Como cuidar de um cão de raça de grande porte

Se você não pôde resistir aos encantos de um belo cãozinho, e acabou levando-o imediatamente para sua casa, sem levar em consideração o tamanho que ele poderia alcançar quando se tornasse adulto… Ou ainda se ficou encantado com o grandalhão que você viu no abrigo e o adotou sem refletir por um minuto a respeito… Este artigo foi feito para você. Vamos contar como cuidar de um cão de grande porte.

Informações que você deve considerar se você quiser ter um cão de grande porte

Sempre é aconselhável que, na hora de incorporar um bichinho ao nosso lar, levemos em consideração uma série de variáveis. Porque, como você já sabe, os cães não são objetos dos quais você pode se desfazer, se as coisas não funcionam como o planejado ou como você pensava que deviam funcionar. Então, responsabilidade é a palavra que você deve priorizar.

Assim, se você quer compartilhar os seus dias com um cão de grande porte, deve levar em consideração que:

cao-e-familia

  • Você terá um animal de estimação que, quando atinge seu tamanho definitivo, vai superar, no mínimo, 20 kg de peso.
  • Os gastos serão maiores, porque esses bichinhos comem mais, os acessórios são também mais caros, o orçamento de veterinário será maior, etc.
  • Você precisará contar com um espaço em sua casa para que tanto o animal quanto o moradores humanos tenham certo conforto.
  • Por ter um tamanho maior, é possível que os movimentos do cão, em alguns casos, sejam mais desajeitados e causem mais destruição.
  • Se você o tem desde filhote, não deve descuidar da socialização dele nem da educação em regras básicas de comportamento. Caso contrário, quando ele crescer, será muito mais difícil adestrá-lo. E, ainda que seu bichinho seja bonzinho, a estrutura corporal dele pode chegar a intimidar os outros.

Se você quer um cão de raça de tamanho grande, vamos contar como fazer para cuidar bem dele.

 Alimentação dos cães de tamanho grande

Em relação à alimentação de um cão de grande porte, você não deve considerar somente o fator econômico. Dessa forma, consulte um veterinário sobre como você precisa alimentar corretamente o seu grandalhão em cada etapa de sua vida.

Leve em consideração que um filhote com essas características multiplicará rapidamente o seu peso nos primeiros meses. Então, é importante que, na sua dieta, haja quantidades suficientes de proteína e cálcio, mas que a ração não seja muito calórica. Além de que, se o bichinho tiver sobrepeso, os problemas ósseos não demorarão a aparecer.

Lembre-se de que os cachorros de grande porte crescem mais lentamente que os de de pequeno porte, mas também vivem menos que os pequenininhos. Seu tempo de vida médio é de 10 anos.

Necessidade de passeios e exercícios físicos

Os cães de raça grande costumam ser animais com muita energia. Muitos deles têm um histórico como cães de trabalho (pastoreio, resgate, rastreamento, assistência, etc.).

Assim, é dado como certo que você deverá investir um tempo suficiente em passeios e exercícios físicos. E de cara aproveita para você se exercitar também. Ou pode considerar a opção de inscrevê-lo em algum lugar onde ele aprenda a praticar algum esporte canino.

É importante também que você conte com um grande aparato de brinquedos para o seu bichão. Dessa forma, evitará que -se em algum momento ele se entediar- ele estraçalhe suas roupas, calçados, móveis ou o seu jardim.

Responsabilidades na hora de incorporar um cachorro as nossas vidas

caes-com-ansiedade-por-separacao

Em todo caso, sem importar o tamanho de seu cão, a ideia é que você o mime e que cuide muito bem dele. Que você se torne responsável por ele e que, se as coisas não forem tão perfeitas como você imaginou no começo, que você consiga ter paciência para mostrar-lhe como você quer que ele se comporte.

E o abandono não deveria ser a palavra a ser considerada quando falamos de animais de estimação. Então, mais uma vez, na hora de ter um amigo de quatro patas, reflita se você está disposto a investir tempo e dinheiro que o cuidado dele vai exigir.

Além disso, se você quer um cão de raça de tamanho grande, lembre que os gastos e a quantidade de horas que você deverá utilizar em passeios, exercícios e higiene, logicamente, serão maiores.

Mas, pense também que, se você já está disposto a assumir as responsabilidades de ter um animal de estimação, o amor e a companhia que o animalzinho proporcionará a você serão incondicionais. Com certeza, você não vai se arrepender.