Como cuidar de uma tartaruga da terra

As tartarugas são animais que, talvez, você pense que não precisem de muitos cuidados, mas a verdade é que elas requerem a mesma atenção que qualquer outro animal. A seguir, passaremos a vocês algumas informações sobre como cuidar das tartarugas

Com essas dicas simples, você vai poder cuidar da maneira correta de sua tartaruga e ajudá-la a se sentir melhor, bem como fornecer à ela a devida atenção que qualquer animal necessita.

Dicas para cuidar de uma tartaruga da terra

Se você mora em um apartamento, não se preocupe. Você poderá criar o ambiente ideal para a sua tartaruga.

Você pode fazer seu espaço com uma caixa ou um recipiente de plástico. Tente fazê-lo com pelo menos uns 60cm por 90cm de base, por cerca de 30cm de profundidade. Não utilize um aquário, porque geraria muito calor lá dentro, ela pode morrer com o excesso de calor.

Coloque uma lâmpada de amplo espectro perto da caixa, já que elas apreciam muito a luz solar. Além disso você pode colocar pedras ou troncos para que elas possam se divertir: elas são fascinadas por escalada.

Como cuidar de uma tartaruga em casa

Para a hora de dormir, você vai precisar preparar um lugar escuro para que elas possam se esconder.

Você poderá fazer este retiro com uma caixa ou, melhor ainda, com um vaso virado para baixo, e uma abertura para que ela possa entrar. Coloque um pouco de areia na base, pois isso fará com que ela se sinta mais confortável lá dentro.

As tartarugas também adoram mergulhar, procure por um recipiente profundo o bastante para que elas caibam nele e possam tomar banhos regulares. Cubra com água até cerca de 3cm.

A intenção é que você mergulhe sua tartaruga na água, mas que não a cubra completamente, porque ao contrário da espécie das tartarugas de água, a tartaruga de terra não é uma boa nadadora e ela poderia se afogar.

Se por outro lado, você tem um pátio ou um jardim, você deve preparar um espaço para ela se esconder e relaxar.

Tenha cuidado, porque as tartarugas são excelentes escaladoras e escavadoras e é muito provável que elas escapem de sua vista.

Em termos de alimentação, você deve considerar que depois de tomar banhos de sol e de resfriamento, comer é o que o seu amigo mais gosta de fazer. São animais onívoros e é melhor que você forneça a eles uma dieta balanceada.

Eles tendem a comer pela manhã, muito cedo. Você deve tentar alimentá-la com caracóis ou grilos. Se você preferir algo menos silvestre, você pode também alimentá-la com uma comida especial, com baixo teor de gordura, como comida para gatos.

Complemente a dieta com alface, tomate, maçãs, morangos ou amoras. Tente alimentá-las sempre com alimentos frescos. Muito importante: não lhe dê carne moída, porque geralmente contém gordura, e nem carne de frango, pois pode conter salmonela.

Algo que você deve ter em mente é que a tartaruga da terra frequentemente hiberna. Antes de sua tartaruga entrar nesse processo, você terá que verificar a saúde dela. Se ela não armazenou uma boa quantidade de gordura, como reserva, é provável que ela não sobreviva a este processo.

É recomendável que você considere isto antes de pensar em ter uma tartaruga, já que você corre o risco de ter um animal de estimação que passa boa parte do ano dormindo.

Se você a mantiver no ambiente externo de sua casa, você deve protegê-la de potenciais predadores, como cães, gatos, roedores ou pássaros, também do tempo (chuva forte ou geadas).

Algo que você poderá usar é uma caixa de transporte de cães com uma cama de folhas. Você terá que manter a umidade dentro da caixa para que sua amiga não se desidrate. Na virada para a Primavera, sua tartaruga vai acordar de seu sono.

A reprodução das tartarugas

Como as tartarugas se reproduzem?

Dedicar-se a reprodução das tartarugas de terra é uma atividade interessante, mas você tem que ser muito responsável para realizá-la.

Se você pensa em criá-las, é essencial que você se informe com um veterinário. Também, você deve considerar o cuidado com a prole, bem como saber se ela vai encontrar um local para botar, ou se você terá que prover um.

Você vai precisar de um par de tartarugas sexualmente maduras, isto é, com cerca de cinco anos de idade.

O período de acasalamento começa no outono. Para que a prole seja saudável, você terá que baixar a temperatura para entre 10 e 15 ° C nos meses de dezembro a fevereiro.

Você vai notar que elas começam a comer menos e repousam mais: não as incomode. Certifique-se que a fêmea esteja consumindo bastante cálcio e vitamina D3.

Para o ninho e a incubação dos ovos, peça conselhos ao seu veterinário sobre como protegê-los e também sobre a temperatura ideal. O tempo de eclosão dos ovos é de entre 60 e 120 dias.

Será melhor que você se mantenha bem assessorado durante todo o processo, assim você poderá obter o maior sucesso possível. E fique atento às leis de proteção ambiental do seu país.