Como dar um banho seguro em um gato?

dar um banho seguro

Como sabemos, os gatos são animais muito limpos. Também é muito comum que os felinos tenham pânico à água. Aprenda hoje a dar-lhes um banho seguro.

A habilidade de usar sua língua e seus dentes para se limparem é uma das principais características e vantagens que têm os gatos.

Entretanto, há algumas ocasiões quando eles se sujam com algo que não conseguem limpar sozinhos. Neste caso, os donos terão que lhe ajudar.

Por isso, é muito importante acostumar os gatos desde pequenos (a partir dos primeiros dois meses) a verem a água como algo normal. Devemos sempre usar um xampu específico para gatos e não utilizar condicionador.

Os xampus para pessoas não são muito recomendáveis para os gatos. Entre outras coisas, porque têm princípios ativos que podem ser prejudiciais para sua pele.

Passos para dar um banho seguro

gato-goste-do-momento-do-banho

Para dar um banho seguro em nosso amigo, faremos isso em uma pia, pela altura e pelo tamanho.

  • O ideal é deixar alguns centímetros de água morna e deixar que ele se acostume ao barulho da torneira.
  • É muito importante se manter calmo e transmitir calma ao animal através de carícias, uma voz com um tom suave, etc.
  • Quando formos dar um banho seguro em nosso gato, escolheremos um momento no qual ele esteja tranquilo. Um bom truque é brincar com ele antes do banho para que, assim, ele queime energia e entre mais relaxado em seu banho.
  • Antes de molhá-lo, faremos uma boa escovação para eliminar os pelos soltos e nós, especialmente se ele tiver pelos compridos.
  • Devemos nos lembrar de colocar algodão em seus ouvidos para que não entre água, assim, evitaremos possíveis infecções.
  • Antes de colocarmos a água, temos que arrumar uma base para evitar que o gato escorregue.
  • A quantidade de água para dar um banho seguro não deve ser superior a 10 centímetros. E a temperatura da água, se possível, deve ser morna. Tome cuidado para que a água não esteja muito quente.

Mais conselhos para um banho seguro em um gato

  • A forma mais cômoda de molhar o nosso felino é com um chuveirinho de mão.
  • Quando já o tivermos molhado, colocaremos o xampu para gatos (usar xampu para humanos pode ressecar sua pele) e espalharemos com massagens na direção do crescimento do pelo.
  • Sempre devemos ter o cuidado de não molhar seu focinho e orelhas.
  • No momento do enxágue, devemos nos certificar de que todo o xampu foi removido. Os resíduos poderiam irritar sua pele e inclusive reter poeira ou terra.
  • Se formos limpar seu focinho, faremos isso umedecendo um pano limpo com água morna e passando delicadamente. Caso o focinho de nosso felino esteja muito sujo, o mais recomendável é diluir um pouco de xampu em água. Sempre tomando cuidado para que não entre em seus olhos.

Depois de um banho seguro, o momento da secagem

Quando já estiver limpo, passaremos à secagem. Envolveremos o bichano em uma toalha e o secaremos em um lugar quente, sempre afastado das correntes de ar. Se ele não se incomodar com o barulho, podemos tentar usar um secador.

Também podemos cortar ou lixar as unhas dele antes do banho. Para que o nosso amigo associe o banho com uma boa experiência, devemos ter preparada uma boa recompensa para lhe darmos imediatamente depois que terminarmos de secá-lo. Os animais de estimação adoram os prêmios, especialmente se vierem em forma de quitutes.

 Outras opções para um banho seguro

banho-gato-2

Para os gatos desesperados, com pavor à água, um dos planos é um banho rapidíssimo.

Para isso, levaremos o animal a uma banheira, mas sem a torneira ou o chuveirinho aberto. Pegaremos um recipiente com água morna (37ºC é o ideal), colocaremos o gatinho dentro e seguraremos suas patas dianteiras com uma mão.

Depois de passar um pouco sabão diluído em água (utilizaremos sempre uma marca especial para gatos) com a outra mão, vamos molhando-o um pouco, também enxaguando diretamente.

 Tudo isso tem que ser muito rápido, sem darmos tempo a ele de se irritar. Este sistema é para gatos que não são tão nervosos, é para os que demoram um pouquinho para reagir.

As três bacias

Trata-se de encher três bacias com água morna e colocá-las dentro de uma banheira ou em qualquer outro local, como um jardim, etc. Temos que tomar o cuidado de colocá-las em uma superfície estável, quer dizer, firme, sem balançar.

Dilua o sabão na primeira, na qual o gato será colocado, segurando-o pelas suas axilas e protegendo sempre sua cabeça da água. A eficácia deste método está na pouca profundidade destes recipientes: assustam menos ao gato por sua forma de paredes baixas, e por haver menos água.