Como e por que escovar os dentes dos cães

Escovar os dentes dos cachorros não é algo que se faz para que eles tenham um bom hálito. A higiene bucal é essencial para a saúde do seu animal de estimação. Apesar da maioria das pessoas não ter consciência disso, as doenças periodontais ou gengivais são problemas comuns e bastante graves nos cães. Porém, escovar os dentes do seu cãozinho é capaz de evitá-las.

Os veterinários estimam que 85% dos cachorros com mais de cinco anos de idade sofram de doenças periodontais.

Elas se desenvolvem quando pedaços de alimentos e bactérias se acumulam na linha da gengiva e formam depósitos macios chamados de placa.

Com o tempo, essas placas são transformadas em tártaros duros como pedras. Se os tártaros não forem eliminados dos dentes do seu cachorro, eles acabarão provocando a inflamação nos gomos das gengivas.

Com as gengivas inflamadas, elas começam a se separar dos dentes. Nesse espaço, crescerão as bactérias fazendo piorar a doenças periodontais.

Os cachorros sentem uma dor bem grande quando têm uma doença periodontal. Muitos dentes podem cair e, até mesmo, uma infecção bacteriana capaz de se espalhar pela corrente sanguínea, pelos rins, fígado, coração e cérebro pode ocorrer.

A doença periodontal é irreversível. Portanto, agora é o momento de começar a trabalhar em uma programação de cuidado oral regular para seu cachorro. A prevenção é a chave para manter seu animal saudável e feliz.

Quando escovar os dentes dos cachorros

Escovando os dentes dos cães

O ideal é que os dentes dos cachorros sejam escovados todos os dias. No entanto, se a sua agenda não permite que isso seja feito, ao menos cumpra a tarefa algumas vezes por semana.

Os cachorros menores e as raças de cães de focinho largo e achatado, planos ou curtos, como Pugs ou Bulldogs, podem precisar de uma escovação mais frequente.

Seus dentes facilitam o acúmulo de placas e isso aumenta o risco do desenvolvimento da doença periodontal.

O que é necessário?

A escova que você escolhe é fundamental. Deve ser tão importante para você como seu cachorro é.

Nas lojas especializadas em animais de estimação é possível encontrar uma grande variedade de escovas para cães. Você pode escolher a que melhor se adapte para seu cãozinho.

Também ali é possível comprar um creme dental para ele. Se você não aprovar esse método, a outra opção é usar uma pequena gaze limpa, colocá-la em torno de seu polegar e improvisá-la como escova na limpeza dos dentes.

Como escovar os dentes dos cachorros?

Como escovar os dentes dos cães

Seu cachorro, muito provavelmente, sentirá uma sensação esquisita quando você quiser colocar algo no fundo de sua boca. Poderá ficar nervoso a princípio.

Porém, é possível tornar a escovação de dentes mais agradável. Por exemplo, faça as coisas com calma. Coloque a escova de dentes pouco a pouco para que ele não fique confuso ou incomodado.

Ensine a seu cachorro que coisas boas sempre acontecem quando ele tem seus dentes escovados. Ou seja, logo depois de terminar a escovação saia para passear com o cão ou comece uma série de brincadeiras usando seus brinquedos favoritos.

Antes de utilizar a escova ou o creme dental, passe o seu dedo em algo que o cachorro goste, como caldo de galinha ou manteiga de amendoim. Deixe que o cão lamba seu dedo. Enquanto isso, levante seus lábios.

Repita esse exercício várias vezes ao dia durante as primeiras semanas. Ocasionalmente você pode usar um pouco de creme dental para cachorros. Dessa forma, ele vai se acostumando com o cheiro e o sabor.

Quando perceber que seu cachorro já está se sentindo cômodo com seus dedos em sua boca, coloque uma mão, suavemente, debaixo de seu queixo, deixando que a outra apoie sua cabeça.

Depois, coloque a mão sobre a parte superior do focinho de seu cachorro, como se fosse abrir sua boca. Quando notar que ele está relaxado, coloque um pouco de creme dental e vá escovando seus dentes.

Se a escova de dentes deixa seu cachorro irritado, o melhor é usar uma pequena gaze ou mesmo pincéis ou ainda fazer a escovação com os dedos. Esses últimos se mostram bastante efetivos naqueles animais que costumam ser mais inquietos.

No caso de não conseguir escovar os dentes de seu cachorro, leve-o até o veterinário.