Como educar o seu gato?

Como educar seu gato?

Educar o seu felino é um ato que, embora para algumas pessoas seja algo muito difícil de ser feito, acaba tornando bastante simples se você souber os passos que deve seguir. 

Por isso, a seguir te diremos detalhadamente as medidas a serem levadas em conta para que você não fique com nenhuma dúvida. Essas são as mais importantes:

Chame-o pelo nome

Quando você estiver educando o seu bichinho ou ensinando-o a realizar alguma atividade em particular, seja a fazer as suas necessidades na areia ou qualquer truque, uma das principais dicas para que ele consiga acatar as suas indicações é repetir os padrões de comportamento, pois graças a eles, o seu animal de estimação saberá o que você está pedindo.

gatinho

Dentre esses padrões, um dos melhores que existem para o seu gato é a repetição do seu nomepois, dessa forma, eles saberão quando você quer falar com eles, e assim, concentrarão toda a sua atenção no que você for dizer.

É por isso que um dos segredos para educar o seu gato de maneira eficaz é chamando-o pelo seu nome quando você estiver explicando alguma coisa. Dessa forma, ele conseguirá aprender com mais facilidade.

Não mude os padrões de comportamento

Como falamos no início da recomendação anterior, a repetição de alguns padrões de comportamento se tornam essenciais para que você possa conseguir educar o seu felino, pois é evidente que ele levará um certo tempo para prestar atenção em você e entender com perfeição cada uma das suas indicações.

Isso ocorre com eles porque os felinos só conseguem memorizar algumas palavras que você diz. Por isso, é imprescindível que você use sempre as mesmas palavras, sobretudo ao brigar ou castigar o animal por alguma ação, pois do contrário, ele não te levará em consideração.

É importante destacar que esse é um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que têm gatos, que quando dão uma ordem ou brigam com eles, usam diversas expressões que não são entendidas pelos gatos, e acabam sendo ignoradas, pois eles não as compreendem. 

A recompensa é essencial para educar o seu felino

Assim como acontece com os cães, um dos segredos mais importantes para que você consiga educar correta e eficazmente o seu gato é simplesmente recompensando-o toda vez que fizer alguma coisa boa ou te escute, pois eles irão entender que se fizerem o que o seu dono quer, serão recompensados com algo que eles gostam.

Mesmo que pareça algo incomum, você deverá entender que o seu pequeno amigo, por mais que te ame e te respeite, não fará as coisas que você pedir nem por generosidade nem por se tratar de algo bom ou ruim, mas eles simplesmente irão acatar as suas ordens porque saberão que irão ser premiados.

Com relação ao prêmio em si, é importante assinalar que mesmo que, a princípio, possa ser feito através de algum alimento, isso pode mudar com o passar do tempo e ser substituído por carícias. Dessa forma, ele começara a te dar atenção devido à repetição e não irá exigir mais recompensas.

Reaja imediatamente

Mesmo que você não queira, inevitavelmente, chegará o momento no qual você terá que brigar e castigar o seu animal de estimação, seja por ele ter feito alguma coisa indevida ou simplesmente por não ter prestado atenção em alguma ordem que você tenha dado. Por isso, a reprovação será uma forma de fazer com que o animal entenda que determinada ação não deve ser realizada.

carícia em gato

Os gatos, assim como outros animais, relacionam uma experiência ruim a algo que fizeram em algum momento específico, isso significa que se você deseja castigá-lo, o ato deverá ser realizado no momento em que você notar que ele está fazendo alguma coisa errada para que ele associe tal ato com a reprimenda e não volte a agir da mesma forma no futuro.

Um dos erros que os donos dos gatos costumam cometer é brigar com eles alguns segundos após eles terem cometido o erro, seja por ele não ter podido atender o pedido naquele instante porque estava ocupado ou por ter se dado conta tarde demais.

A razão que torna isso um autêntico erro se deve ao fato de que o animalzinho nunca irá associar a reprimenda com a sua ação equivocada, ou seja, ele continuará agindo da mesma forma.

Em outras palavras, se você não pegar o seu bichinho com as mãos na massa, evite castigá-lo, pois isso só irá causar estresse no animal e não fará com que ele mude a sua forma de agir.

Como você já deve ter percebido, educar o seu felino é muito mais fácil do que as pessoas imaginavam.