Como educar um Labrador

Deixe-nos começar com um fato, no momento de educar um cão são usadas exatamente as mesmas estratégias, independentemente da raça. No entanto, haverá algumas variações de acordo com as necessidades específicas de cada raça em relação ao tamanho, atividade e certos aspectos da personalidade. 

No caso dos Labradores, eles são cães extremamente energéticos, mas eles também são muito dóceis, tornando assim muito mais fácil a educação dos mesmos. O Meus Animais trás algumas dicas para educar um Labrador.

A primeira coisa que você deve ter em mente é a origem da raça, os Labradores vêm de uma mistura de Cão de Água de São João (ou San Juan em espanhol) e do Terra-nova, do Canadá. Eles eram usados como cães de trabalho, principalmente para recuperar presas durante a caça.

Um recurso desejado com essa mistura era o de criar um cão muito inteligente e ativo, mas dócil e gentil, o que os tornou excelentes animais de estimação, sendo uma das raças mais populares do mundo.

Como educar um Labrador corretamente

Partindo do princípio de que ele, basicamente, um animal de trabalho, ele precisa de muito exercício diário.

Esta raça tende a se aborrecer se ficar confinada em pequenos espaços e sem passear, muitas vezes, podem desenvolver a tendência de morder objetos, por isso ter brinquedos de borracha que eles possam morder (especialmente quando eles são filhotes) é muito útil e também irá ajudar no processo de aprendizagem com o cão.

Os Labradores são cães de grande porte, muito fortes e energéticos, por isso vai ser essencial ter uma coleira de um material apropriado para ajudá-lo, mesmo quando eles são filhotes.

Em geral, não são bons cães para se ter em um espaço pequeno, por exemplo, em um apartamento, já que estar em movimento é uma de suas atividades favoritas, assim como correr e nadar, trazer a bola quando seu dono joga ou qualquer coisa que o mantenha em atividade.

epilepsia-nos-caes

Algo que é importante durante a criação do Labrador é a socialização, ele não é um cão agressivo (embora ele possa vir a ser se não for devidamente educado), mas o produto de sua força pode pesar 40 quilos, o que pode vir a machucar alguém, acidentalmente.

Eles são muito carinhosos e carismáticos, portanto você tem que educá-los desde filhotes para não pularem em pessoas e para não perseguirem outros animais (levando em conta o seu forte instinto para perseguir a presa).

A raça é suscetível a doenças de pele, por isso a escovação do pelo deve ser um dos hábitos que você deve adquirir. Você deve escová-lo pelo menos 4 vezes por semana ou os pelos longos dos Labradores podem embaraçar e isto causará problemas de pele.

A ansiedade da separação é outro fenômeno muito comum nesta raça, em geral não gostam de ficar sozinhos, eles tendem a assumir atitudes destrutivas se não forem educados.

Não deixe que isso ocorra primeiro para depois tomar uma atitude, não será uma agradável surpresa o que irá te esperar em casa.

Tente deixá-lo apenas alguns minutos sozinho e retorne, estenda os períodos de tempo e veja até onde o cão se sente confortável. Não tente mimá-lo ou cumprimentá-lo de uma forma muito efusiva, pois isso reforça a ansiedade.

caes-e-familia

Os Labradores são excelentes cães de família, são bons com crianças e, geralmente, têm um bom temperamento, mas devido à sua força e tamanho pode não ser uma boa escolha para algumas crianças, pois há o risco de machucá-las ou derrubá-las.

O temperamento brincalhão do Labrador faz com que ele tenha, juntamente com o Boxer, uma das infâncias mais longas entre os cães. É considerado adulto depois dos 3 anos.

Os Labradores tendem a fugir de casa, se não forem educados adequadamente, principalmente como uma forma de lidar com o tédio, então você deve ter cuidado, até mesmo para que ele não seja atropelado por um carro.

Além disso, são cães que fazem muito barulho, mas nós insistimos, a melhor maneira de evitar esses problemas de comportamento é educá-lo corretamente, caso contrário, ele pode se tornar ingovernável.

Então agora que você já sabe do temperamento da raça, se você educar um Labrador corretamente terá um cão amigável e brincalhão, sempre disposto a estar com você.