Como eliminar o mau cheiro dos cães da sua casa

Como lidar com o mau cheiro dos cães

A maioria dos donos de cães compartilham de um medo em comum: que a casa fique com mau cheiro. É claro que o nosso animal de estimação é um dos protagonistas da casa, mas a presença dele não precisa ser percebida sempre que a porta é aberta.

E se isso acontecer, mesmo que sejamos a pessoa mais limpa do mundo, pode dar a impressão nossa casa é um lugar sujo. Mas isso é algo que pode ser evitado, por isso vamos te contar como eliminar o mau cheiro do cão em sua casa.

O odor do cachorro é mais forte que dos outros animais

Poodle

Temos que começar por dizer que os cachorros têm o odor corporal mais forte do que os outros animais de estimação como gatos, por isso, se não reformarmos os cuidados higiênicos, a nossa casa pode acabar impregnada de mau cheiro.

Ainda não devemos esquecer que existem raças que têm odores mais fortes do que outras. Entre as raças que produzem menos mau cheiro está o poodle, que pelo tamanho é um cão ideal para compartilhar a nossa vida.

Conselhos para eliminar o mau cheiro do cachorro da casa

Verifique a intensidade do odor do seu cão. Leve em conta que, como com outros cheiros, nós donos nos acostumamos com o cheiro do nosso cão, de modo que seria conveniente que você perguntasse a alguém de sua confiança se a sua casa está com mau cheiro, para que você possa adotar algumas medidas.

Às vezes é tão intenso que até você mesmo irá perceber sozinho. Se assim for, pode ser um sintoma de alguma doença. Isso também pode ser consequência de algum problema de peso, porque a gordura de seu cachorro influencia nessa questão. Em ambos os casos, você deve consultar o médico veterinário.

• Um bom banho. Tente misturar o vidro de shampoo do seu animal de estimação com uma xícara de vinagre que, como você sabe, é ideal para limpezas em geral e para ajudar a eliminar bactérias.

Utilize o líquido obtido para banhar seu cão. Uma vez terminado o banho, é melhor secar o interior da casa e não deixá-lo exposto à outros cheiros para não ter o pelo impregnado. Repita o banho a cada 15 dias.

Cachorro tomando banho

Eliminar o mau hálito. O odor ruim do cão também deve-se ao próprio hálito do animal. Por esta razão, é essencial cuidar dos dentes, desde que eles sejam filhotes.  

Existem escovas especialmente adaptadas à boca dos cães e é bom utilizá-las. Você também pode dar ao seu cão alguns tipos de alimentos que ajudarão o seu cão a ter um hálito fresco, como um pouco de aipo ou cenoura, que têm a tarefa de limpar os dentes.

No mercado, existem barras de pasta de dente que cuidam da higiene dessa parte do corpo do seu cão.

• Todos os pertences do animal devem estar sempre bem limpos. De nada serve ter cuidado com a limpeza do cão se você negligenciar o resto das coisas dele. Você tem que lavar regularmente a cama, o colchão, o cobertor e os brinquedos. É melhor coincidir essa limpeza com o banho quinzenal do cachorro.

Cuide do resto da casa. Se o animal de estimação passa a maior parte do dia dentro de casa, o cheiro dele também vai estar em todos os lugares onde ele passa mais tempo. Dito isso, lembre-se que é muito importante limpar todos esses lugares com frequência e aplicar produtos anti-odor e purificadores de ar.

• O vinagre de maçã. Já vimos que o vinagre é útil para banhar nosso animal, mas também para a limpeza doméstica em geral. Para não desperdiçar água, pegue um pouco de água que sai da máquina de lavar roupa para lavar os pertences do seu animal. Aplique vinagre de maça e, certamente, isso ajudará a eliminar o mau cheiro da sua casa.

• Bicarbonato de sódio. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio nos lugares da casa onde seu cachorro costuma ficar durante a noite e deixe nesse local até a manhã seguinte. Essa substância é um grande absorvente de odores. Mas, atenção: Não deixe ao alcance do cão, pois pode ser tóxico para ele!

• Purificador de ar. Uma opção mais cara, mas que também pode ser de grande ajuda é colocar um purificador de ar na sua casa. Com ele você não só acabará com os maus cheiros, mas também irá ajudar a se livrar de muitas substâncias que podem contaminar o lar.

Se você colocar em prática todos as dicas que vimos aqui, você conseguirá que sua casa fique livre do cheiro de cachorro que não agrada a ninguém.