Como ensinar autocontrole a seu cão

autocontrole

O autocontrole é uma qualidade que faz falta no mundo. É uma qualidade muito difícil de se cultivar e ainda mais de ensinar. Desde que éramos pequenos, nossos pais tentaram inculcar isso em nós e nós em nossos filhos. É fácil quando existe uma comunicação aberta para poder transmitir os valores e os desejos que esperamos que a criança tenha.

Mas a coisa se complica se o nosso aluno não pode falar e não pode entender de maneira racional o que lhe dizemos. Quer dizer, referimo-nos aqui aos nossos pets. Entretanto, é necessário que o nosso animal aprenda autocontrole, pois ele necessitará disso para as coisas cotidianas, como comer, beber, relacionar-se com os outros e inclusive para fazer suas necessidades.

É possível que, ao ouvir a expressão “ensinar autocontrole a seu cão”, tudo pareça complicado e difícil de fazer, mas lhe daremos alguns conselhos práticos com os quais você conseguirá o seu objetivo antes mesmo do que imagina.

O que é o autocontrole?

cao-destruidor

Antes de mais nada, devemos saber do que estamos falando, por isso, temos que definir o que é autocontrole e saber em quais situações o nosso cão não o demonstra, para assim podermos ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.

O autocontrole, como a própria palavra indica, é controlar os próprios impulsos para se agir de maneira adequada em cada ocasião. Muitos desses impulsos são trazidos pelo subconsciente ou são inatos em nós. No caso de seu pet, eles podem ser trazidos pelo instinto. Por isso, talvez seja tão difícil de se controlar.

Em quais momentos o nosso cão não demonstra autocontrole?

  • Na hora da comida. Quase nenhum cão come de forma relaxada, eles parecem engolir como se passassem vários dias sem comer.
  • Momento do passeio. O que te dizer sobre isto? Estamos certos de que a maioria das vezes que você passeia com o seu cão, parece que é ele quem te leva para passear, e não você a ele.
  • Momento de saudação. Quando você chega em casa, adora que o seu amiguinho esteja lá feliz por te ver, mas tamanha é a emoção que às vezes inclusive ele te machuca quando pula em você ou nos outros membros de sua família ou amigos.

Há outros momentos em que o nosso pet poderá não ter autocontrole, como quando é difícil não fazer suas necessidades em casa, por exemplo. Entretanto, centremo-nos em como melhorar o autocontrole em dois aspectos importantes: a comida e os passeios.

Melhorar o autocontrole na hora de comer

Alguns cães, enquanto comem, e se você lhes toca, eles ficam nervosos e em algumas ocasiões demonstram intenção de morder, inclusive aos seus donos. Esta não é uma atitude correta e é gerada por falta de autocontrole. Deve-se tentar erradicar esse comportamento. Agora, como fazer isso?

Os cães são animais de grupo e se deixam guiar por um líder. Em casa, você deve ensinar que você é o líder e uma das maneiras de fazer isso neste aspecto é não permitindo que o cão coma antes ou junto com você. Primeiro comem os líderes, logo depois o grupo (a matilha).

Portanto, não permita que ele esteja ao redor da mesa pedindo ou saltando. Desde pequeno, ensine que se deite em seu lugar, que pode ser sua caminha, enquanto a família come. Quando for lhe servir a comida, não permita que ele salte, lata ou se excite. Mas ensine que deve esperar sentado.

Desta maneira ele terá uma atitude de total autocontrole, e um cão submisso é um cão tranquilo.

Melhorar o autocontrole na hora do passeio

levar-um-cao-para-passear

O passeio é uma agonia quando o nosso cão sempre quer ir à nossa frente. Pois bem, para melhorar este aspecto, o ensino deve começar em casa.

Muitos donos brincam ao dizer “olhe, vou pegar a coleira”, mas isso não faz nada além de excitar o animal. Portanto, antes de colocar todos os acessórios no animal para ir passear, você deverá esperar até que ele esteja tranquilo. Normalmente isso não demorará mais do que 10 minutos.

Pode pegar os acessórios e se sentar enquanto ele os olha e, você, espere passar alguns minutos até que o cão relaxe. Mais tarde, coloque a coleira enquanto fala de maneira suave e lhe explica que ele deve ficar relaxado e tranquilo. Não espere conseguir isso em sua primeira tentativa, mas com paciência e perseverança você conseguirá.

Durante o passeio, fale de forma calma e inclusive pegue-o em seus braços e o coloque no lugar onde você deseja que ele vá, ao seu lado.