Como ensinar o filhote a fazer suas necessidades

Se você tomou a decisão de adotar um filhote de cachorro, você deve saber que vai assumir a responsabilidade de uma criação. Então terá que alimentá-lo, brincar com ele, mimá-lo e, principalmente, educá-lo. É muito importante que a sua educação comece no mesmo instante em que ele chega no seu lar, porque quanto mais adulto for, mais difícil será educá-lo.

A primeira coisa que o cachorrinho tem que saber é o lugar onde ele tem que fazer suas necessidades. É preciso que ele seja um cão limpo, assim, você vai economizar uma pilha de problemas. Você quer saber como ensinar o cachorrinho a fazer suas necessidades no lugar que você escolher?

A escolha do lugar para fazer suas necessidades

Até o momento de começar as vacinas, não é conveniente levar seu filhote para a rua e, claro que ele também não deve se relacionar com outros animais. Até esse momento, você deve ensinar seu cachorrinho a fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar.

Para isso, é preferível esperar que o seu cão faça suas necessidades pela primeira vez no lugar que ele escolher. Se você considerar que está bem, esse lugar tem que estar afastado do lugar onde ele tem sua comida e a água, é hora de colocar papeis de jornal no chão. E quando você estiver em casa, deve controlar que as suas necessidades sejam feitas ali.


Estabelecer uma rotina

Como ensinar o filhote a fazer suas necessidades

Pense que os momentos mais habituais nos quais sua mascote vai fazer as necessidades são: depois de comer ou beber, ao acordar ou depois de brincar, assim você pode aproveitar para controlar que ela faça no lugar escolhido. No momento em que ele vai evacuar, o cachorrinho começa a girar sobre si mesmo, esse é o principal sinal.

Portanto, procure estabelecer os horários de comida, brincadeira ou descanso, dessa forma será mais fácil saber quando ele vai fazer suas necessidades, assim você vai poder educá-lo e lhe avisar do lugar certo.

Chegou o momento! Como ensinar o filhote.

É muito importante que você seja firme no processo de educação, não desanime, já que é primordial que o adestramento seja contínuo. Assim que observar que o seu cachorrinho quer fazer suas necessidades, você deve levá-lo ao lugar escolhido e deve deixá-lo ali. Quando ele terminar, você deve premiá-lo com um petisco ou com seu biscoito favorito.

Se ele fizer suas necessidades em um lugar que não é o escolhido, deve dizer um “não” determinante a ele, que ali não se faz e é conveniente levá-lo onde estão os jornais.

Mais importante ainda, é que se tiver saído de casa e ele tiver feito suas necessidades no lugar errado, não brigue porque ele não vai entender, você terá que corrigi-lo no mesmo instante em que ele fizer errado.

Não se preocupe, se ele não aprender nesse momento, pense que ele é como uma criança e que precisa do seu tempo, você só precisa de paciência e perseverança.

Não cometa o erro de bater nele ou castigá-lo, nem muito menos esfregar o focinho nos seus excrementos, isso não pode ser feito de jeito nenhum.

É hora do passeio

Como ensinar seu cão de passeio

Assim que seu filhote já puder sair na rua, é preferível que ele faça suas necessidades fora de casa, portanto é hora de trocar a zona do banheiro. Mas não tire os jornais até que seu cachorrinho aprenda completamente como fazer suas necessidades na rua.

Não queira que ele faça suas necessidades no primeiro dia de saída para a rua, porque ele está acostumado a fazer no lugar escolhido. Não se frustre se vocês passarem horas na rua e ele não fizer as suas necessidades e depois, quando chegarem em casa, ele ir para os jornais para fazer, já que para ele, isso é o normal.

Procure escolher sempre os mesmos horários de saída. Um bom momento para sair é pela manhã, assim que ele acordar.

Quando ele conseguir fazer suas necessidades na rua, você deve premiá-lo e dizer que ele fez muito bem, ele tem que entender que agora o lugar do banheiro é na rua e não na casa.

Não volte do passeio imediatamente depois de fazer suas necessidades, você deve prolongar a saída mais uns minutos. A retirada do papel de jornal deve ser progressiva.